Depressão sazonal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em junho 2023

A depressão sazonal é um tipo de depressão que está relacionada com a mudança climática, sendo mais comum nas estações mais frias, ou seja, final do outono e início do inverno, causando sintomas como dificuldade de atenção, falta de esperança, cansaço ou isolamento social, por exemplo.

A causa da depressão sazonal, também conhecida como transtorno afetivo sazonal ou depressão de inverno, não é totalmente conhecida, mas parece estar relacionada com a menor exposição ao sol durante o outono e inverno, o que resulta em alterações hormonais, como a serotonina e a melatonina, responsáveis por regular o ciclo circadiano.

O tratamento da depressão sazonal é feito pelo psiquiatra, e geralmente envolve a psicoterapia, fototerapia, remédios antidepressivos, como sertralina, citalopram ou bupropiona, ou tratamento natural.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de depressão sazonal

Os principais sintomas da depressão sazonal ou depressão do inverno são: 

  • Tristeza ou sentir-se deprimido na maior parte dos dias;
  • Ansiedade, irritabilidade ou agitação;
  • Dificuldade de concentração ou atenção;
  • Falta de esperança;
  • Cansaço excessivo ou falta de energia;
  • Diminuição da libido ou do interesse em atividades que anteriormente davam prazer;
  • Problemas para dormir, geralmente dormir demais;
  • Diminuição das relações sociais ou isolamento social;
  • Aumento do apetite, desejo intenso por carboidratos e aumento do peso.

Os sintomas da depressão sazonal variam de pessoa para pessoa e tendem a diminuir quando termina o inverno e ocorre o aumento da exposição à luz solar. No entanto, é recomendado consultar um psiquiatra se os sintomas forem muito intensos ou surgirem pensamentos sobre suicídio, para que seja iniciado o tratamento mais adequado.

Além disso, também é possível que algumas pessoas desenvolvam depressão sazonal na primavera ou verão, que causa sintomas, como insônia, ansiedade, agitação, irritabilidade, comportamento agressivo, diminuição do apetite ou perda de peso.

No entanto, esse tipo de alteração é classificado como transtorno bipolar, uma vez que os sintomas de mania costumam se mais intensos no verão. Entenda o que é o transtorno bipolar.

Marque uma consulta com um psiquiatra na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psiquiatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da depressão sazonal é feito pelo psiquiatra ou psicólogo através da avaliação dos sintomas, assim como quando se iniciaram e em que estação do ano são frequentes ou mais intensos.

A depressão sazonal muitas vezes é de difícil diagnóstico, pois apresenta sintomas semelhantes à depressão comum, no entanto, podem ser aplicados questionários que permitem avaliar se os sintomas depressivos são mais intensos ou presentes em meses específicos do ano. Veja o que pode provocar uma depressão.

Possíveis causas

A principal causa do surgimento do transtorno afetivo sazonal está relacionada à diminuição da serotonina e aumento da melatonina no corpo, que são hormônios relacionados ao ciclo circadiano, regulação do humor e do sono, e são influenciados pela exposição solar. Entenda o que é o ciclo circadiano.

Outra causa relacionada ao transtorno afetivo sazonal é que durante o inverno há menos luz solar e os níveis de vitamina D no corpo diminuem, provocando mais sono e sensação de cansaço excessivo.

Além disso, a vitamina D também é importante para a produção da serotonina, sendo que quando é produzida em menor quantidade, leva a uma menor disponibilidade de serotonina no corpo, contribuindo para a depressão sazonal.

Outros fatores de risco também podem estar ligados ao aparecimento do transtorno afetivo sazonal, como pessoas que vivem em locais mais escuros e frios, que trabalham em lugares mais fechados e escuros e que têm história pessoal ou familiar de depressão.

Como é feito o tratamento

Alguns tipos de tratamentos podem ser indicados para o transtorno afetivo sazonal, como:

1. Fototerapia

A fototerapia é um tipo de tratamento que consiste na aplicação de luz brilhante sobre a pessoa como substituição à exposição solar. Este tipo de tratamento é bastante indicado e, algumas vezes, deve ser usado em conjunto com medicamentos.

É realizada em hospitais e clínicas especializadas, sendo que a pessoa fica sentada ou deitada recebendo a luz brilhante sobre a pele, durante um período de 30 a 45 minutos, dependendo da força da luz e o tempo de tratamento depende da indicação do médico. Entenda mais sobre como é feita a fototerapia.

No entanto, alguns efeitos colaterais podem ser observados como irritação nos olhos, inquietação e dores de cabeças, por isso é importante sempre manter contato com médico.

2. Psicoterapia

A psicoterapia pode auxiliar o tratamento para o transtorno afetivo sazonal, sendo realizada pelo psicólogo, focada no desenvolvimento do humor e comportamento e consiste em ajudar a pessoa a entender e a controlar suas emoções em diferentes situações.

Esse tipo de tratamento pode ser feito com abordagens psicodinâmicas, como a psicanálise ou psicologia do comportamento, como a terapia cognitivo comportamental ou análise do comportamento, por exemplo.

As sessões de psicoterapia podem ser feitas individualmente ou em grupo a depender da indicação do psicólogo, sendo que podem ser realizados exercícios de reflexão, para ajudar na identificação dos sentimentos negativos, e de respiração, para promover o relaxamento.

3. Medicamentos

Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para tratamento do transtorno afetivo sazonal como, por exemplo, os antidepressivos, como bupropiona, citalopram, sertralina ou paroxetina, por exemplo, pois ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo, desta forma, os sintomas da depressão sazonal.

Além disso, o médico pode receitar suplementação com vitamina D para regular os níveis desta vitamina no sangue, sendo que a quantidade a ser usada vai depender de cada pessoa.

4. Tratamento natural

O tratamento natural é usado junto com outros tipos de tratamento e podem melhorar os sintomas do transtorno afetivo sazonal. Desta forma, é necessário tomar medidas caseiras como manter as janelas, persianas e cortinas abertas durante o dia, assim como, sentar-se próximo à janela para ficar em contato com os raios solares.

Também existem remédios caseiros indicados para tratar esse tipo de transtorno, como o chá de hipericão, rhodiola ou kava-kava. Esses extratos também podem ser encontrados em fórmulas com cápsulas e sua dosagem deve ser sempre recomendada pelo médico ou fitoterapeuta.

Além disso, é importante fazer atividades ao livre, como caminhadas, e manter uma dieta saudável e equilibrada rica em vitamina D. Conheça os principais alimentos que contém vitamina D

Vídeos relacionados