Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hipotermia: O que é, Sintomas e Tratamento

A hipotermia é caracterizada pela temperatura corporal inferior a 35ºC, que acontece quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo normalmente causada pela permanência prolongada em ambientes muito frios.

A diminuição da temperatura ocorre em três etapas:

  1. A temperatura cai entre 1 e 2ºC, causando arrepios e leve dormência nas mãos ou nos pés;
  2. A temperatura cai entre 2 e 4ºC, o que faz com que as extremidades comecem a ficar azuladas;
  3. A temperatura cai ainda mais, o que pode levar à perda dos sentidos e dificuldade para respirar.

Dessa forma, sempre que surgirem os primeiros sintomas da hipotermia é importante tentar aumentar a temperatura corporal, se agasalhando e permanecendo em um lugar aquecido, por exemplo, para evitar que a temperatura baixa cause efeitos graves no corpo.

Veja quais os primeiros socorros para casos de hipotermia, de forma a aumentar a temperatura.

Hipotermia: O que é, Sintomas e Tratamento

Principais sintomas

Os sintomas de hipotermia variam de acordo com a gravidade, sendo os principais:

Hipotermia leve (33 a 35º)Hipotermia moderada (30 a 33º)Hipotermia grave ou severa (menos de 30º)
TremoresTremores violentos e incontroláveisPerda do controle dos braços e pernas
Pés e mãos friosDiscurso lento e tremidoPerda dos sentidos
Dormência nos braços e pernasRespiração mais lenta e fracaRespiração superficial, podendo até parar
Perda de destrezaPulsação fracaPulsação irregular ou inexistente
CansaçoDificuldade em controlar os movimentos do corpoPupilas dilatadas

Além disso, na hipotermia moderada pode haver falta de atenção e perda de memória ou sonolência, que podem evoluir para amnésia no caso da hipotermia grave.

No bebê, os sinais de hipotermia são pele fria, menos reação, o bebê fica muito quieto e se recusa a comer. Ao notar os primeiros sintomas, é importante ir ao pediatra para que possa ser iniciado o tratamento. Veja quais os sinais de hipotermia infantil que deve ficar atento.

O que pode causar hipotermia

A causa mais comum de hipotermia é ficar muito tempo em um ambiente muito frio ou dentro de água gelada, no entanto, qualquer exposição prolongada ao frio pode resultar em hipotermia.

Algumas outras causas recorrentes incluem:

  • Desnutrição;
  • Doenças cardíacas;
  • Baixa atividade da tireoide;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Além disso, existem alguns grupos de risco que apresentam maior facilidade em perder temperatura corporal, como crianças, idosos, pessoas que usam drogas ou álcool em excesso e até pessoas com problemas mentais que impeçam a correta avaliação das necessidades corporais.

Embora na maior parte dos casos a hipotermia possa ser revertida sem provocar danos graves para o corpo, quando o tratamento não é iniciado ou a causa não é retirada, a diminuição da temperatura pode continuar se agravando, colocando a vida em risco.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hipotermia deve ser feito o mais rápido possível para evitar problemas que podem surgir, como AVC, ataque cardíaco ou até mesmo a parada de órgãos e a morte.

É importante chamar uma ambulância e aquecer a vítima, seja colocando-a em um local mais quente, retirando as roupas molhadas ou frias ou colocando cobertores e bolsas de água quente sobre elas.

Além disso, nos casos mais graves, o tratamento deve ser feito no hospital com orientação de um médico e utilizando técnicas mais específicas como retirar parte do sangue e aquecê-lo antes de voltar a colocar no corpo ou administrando soro aquecido diretamente na veia.

Como evitar a hipotermia

A melhor forma de evitar desenvolver uma hipotermia é se agasalhando corretamente e evitando ficar muito tempo exposto a um ambiente frio, mesmo que dentro de água. Além disso, sempre que se tiver roupa molhada deve-se tirar as camadas molhadas, mantendo-se a pele o mais seca possível.

Estes cuidados são especialmente nos bebês e crianças, que têm maior risco de perder calor sem se queixar do frio. Confira como vestir o bebê, especialmente durante o inverno.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem