Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a Tosse com Catarro

Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir com frequência para eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório, surgindo principalmente quando há uma inflamação dos brônquios ou pulmões. Algumas doenças que podem causar tosse com catarro são bronquite, bronquiolite, pneumonia e tuberculose e por isso se a tosse não melhorar em 5 dias deve-se ir ao médico pneumologista.

Geralmente, a tosse com catarro transparente, não é preocupante e pode ser sinal de gripe ou resfriado. No entanto, além dessa tosse, pode ocorrer:

  • Tosse com catarro e falta de ar, que pode ser sinal de bronquite, que deve ser tratada com o uso de remédios receitados pelo médico;
  • Tosse com catarro verde ou com catarro amarelo, que pode ser sinal de infecção bacteriana e o tratamento deve ser orientado pelo médico;
  • Tosse com catarro e com sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias e, por isso, é importante consultar um médico para que se possa investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O catarro pode se concentrar na garganta e dificultar a respiração, tornando a voz rouca e, para que este seja eliminado é necessário fazer uma nebulização com soro para facilitar a saída das secreções.

Como combater a Tosse com Catarro

Como combater a tosse com catarro

Caso a pessoa tenha tosse com catarro transparente, é recomendado que faça nebulização para diminuir a espessura e a quantidade de muco, ajudando a respirar melhor, além de tossir sempre que sentir a presença de secreções, evitando engoli-las, além de beber pelo menos 2 litros de água durante o dia para fluidificar as secreções e, assim, facilitar a sua eliminação.

Além disso, uma opção para combater a tosse é tomando chás com propriedades expectorantes, como o chá de malva com guaco e o xarope de cebola, por exemplo, que facilitam a eliminação do catarro. Em alguns casos, principalmente quando a tosse é persistente, o médico pode recomendar o uso de xaropes específicos para tosse, devendo ser usados de acordo com a orientação.

Remédios caseiros para soltar o catarro

Algumas opções de remédios caseiros para curar a tosse com catarro transparente incluem:

  • Inalar o vapor de água fervida com 1 colher de sal grosso e 1 gota de óleo essencial de eucalipto;
  • Tomar o chá da casca da cebola com mel e 1 pitada de pimenta branca, 2 vezes ao dia;
  • Tomar o suco de 1 laranja com 1 limão, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis;
  • Comer alimentos ricos em vitamina C como laranja, tangerina e pimentão cru, porque isto fortalece o sistema imunológico. Além disso, pode fazer um suco de laranja com agrião e tomar todos os dias.

Quando há tosse com catarro, é importante não tomar nenhum remédio para tosse seca porque é importante eliminar o catarro para evitar complicações como a pneumonia, por exemplo. Confira algumas outras opções de remédios caseiros para expectoração.

Saiba como preparar diversos remédios caseiros contra tosse no vídeo a seguir:

Remédios Caseiros para a Tosse

499 mil visualizações

Remédios naturais para Tosse com Catarro na Gravidez

A tosse com catarro também pode surgir na gravidez, podendo ser muito incômoda e, para tratá-la é fundamental beber bastante água, sucos ou chás, para que o catarro se torne mais fluido e saia com mais facilidade. O suco de laranja também é ótimo para hidratar o corpo e como é rico em vitamina C, ele é um ótimo remédio caseiro para fortalecer o sistema imune para combater a gripe e o resfriado.

Além disso, durante a gravidez, não se deve tomar nenhum chá ou remédio sem orientação médica, porque eles podem prejudicar o bebê, por isso antes de tomar qualquer remédio deve consultar o médico.

Quando ir ao médico

Deve-se buscar ajuda médica quando a tosse apresenta-se com catarro verde, amarelo, com sangue ou marrom porque estas cores podem indicar a presença de microrganismos no pulmão que podem ter que se tratados com antibióticos, por exemplo.

Também é recomendado ir na consulta quando há febre, rouquidão e quando a tosse com catarro dificulta a respiração e não passa há mais de 5 dias. O médico poderá solicitar um raio-x do pulmão e o exame do escarro para avaliar a cor, a consistência e o microrganismo envolvido para que se possa fazer o diagnóstico da doença e, assim, indicar os melhores remédios.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem