Os principais sintomas de tuberculose pulmonar são:
- Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;
- Dor ao respirar ou tossir;
- Febre baixa;
- Suor frio;
- Sensação de falta de ar;
- Perda de peso sem causa aparente.
Apesar da tuberculose atingir principalmente os pulmões, também pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga, resultando em sintomas gerais e específicos do órgão atingido. Saiba mais sobre a tuberculose e os tipos.
Na maioria dos casos, os sintomas de tuberculose não são percebidos no início da doença e, por isso, é comum que a infecção seja diagnosticada apenas durante exames de rotina.

Teste de sintomas online
Caso desconfie que pode estar com tuberculose, assinale os sintomas apresentados no teste a seguir:
Sintomas de tuberculose extrapulmonar
Os sintomas de tuberculose extrapulmonar podem variar de acordo com o órgão que a bactéria atinge:
- Gânglios linfáticos: inchaço das ínguas do pescoço, nuca, axilas e/ ou virilha, ínguas duras e que não doem, febre baixa, perda de peso sem causa aparente e cansaço excessivo;
- Pleura: tosse seca, dor no peito ao respirar, febre, suor noturno, dificuldade para respirar, perda do apetite, perda de peso sem causa aparente, mal estar geral;
- Ossos: rigidez nas articulações, dificuldade para movimentar a perna ou a articulação do quadril, inchaço local e diminuição da massa muscular do local;
- Intestino: dor na barriga, diarreia, presença de sangue nas fezes, perda de peso, falta de apetite, suor noturno e febre baixa;
- Olhos: olhos vermelhos, visão embaçada, maior sensibilidade à lux, dor nos olhos e dor de cabeça;
- Cérebro e meninges: dor de cabeça, rigidez na nuca, convulsões e vômitos.
É importante que o tipo de tuberculose extrapulmonar seja devidamente identificado, por meio da avaliação do médico e realização de exames laboratoriais e de imagem, para que o tratamento possa ser iniciado e, assim, seja possível prevenir complicações.
Sintomas de tuberculose infantil
A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, por vezes, aumento dos gânglios (ínguas).
Geralmente, são necessários alguns meses para se diagnosticar a doença, pois pode ser confundida com outras e, a tuberculose pode ser pulmonar ou extra pulmonar, afetando outros órgãos da criança.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de medicamentos, como a Rifampicina, por pelo menos 8 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou se for uma tuberculose multirresistente.
Desta forma, deve-se orientar a pessoa sobre o tempo que ela deverá tomar os medicamentos e alertá-lo para que tome os remédios todos os dias, sempre na mesma hora. Saiba mais sobre o tratamento para tuberculose.
Conheça mais sobre a tuberculose assistindo ao vídeo a seguir: