3 remédios caseiros para eliminar expectoração

Maio 2021

Xarope de mel com agrião, xarope de verbasco e anis ou xarope de alteia com mel são alguns remédios caseiros que podem ajudar a eliminar a expectoração mais rapidamente, pois possuem propriedades que estimulam a eliminação do catarro. Estes remédios caseiros não devem ser tomados por grávidas ou crianças sem indicação médica, especialmente os que tiverem tinturas em sua composição.

O catarro quando apresenta alguma cor ou está muito grosso pode ser sinal de alergia, sinusite, pneumonia ou de alguma outra infecção nas vias respiratórias, e por isso, quando a sua produção aumenta rapidamente, não melhora passado 1 semana ou é acompanhado de outros sintomas como febre, tosse com sangue ou dificuldade para respirar, é recomendado consultar um clínico geral ou pneumologista. Entenda o que quer dizer cada cor de catarro.

3 remédios caseiros para eliminar expectoração

1. Xarope de mel com agrião

Um bom remédio caseiro para facilitar a expectoração e ajudar na eliminação de catarro, é o xarope caseiro de mel, agrião e própolis, que devem ser preparado do seguinte modo: 

Ingredientes

  • 250 ml de suco puro de agrião;
  • 1 xícara de chá de mel de abelhas;
  • 20 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo

Começar por preparar 250 ml de suco de agrião passando o agrião fresco e lavado na centrifuga. Depois do sumo pronto, acrescentar ao suco 1 xícara de chá de mel de abelhas e ferver a mistura até que ela fique viscosa, com consistência de xarope. Deixar a mistura arrefecer e acrescentar 5 gotas de própolis. 

É recomendado tomar 1 colher de sopa deste remédio, 3 vezes por dia, de acordo com os sintomas sentidos. 

2. Xarope de verbasco e anis

Este xarope além de facilitar a expetoração, ajuda também a reduzir a tosse e a inflamação da garganta, ajudando a lubrificar e a diminuir a irritação das vias respiratórias. Para preparar este xarope vai precisar de: 

Ingredientes

  • 4 colheres de chá de tintura de verbasco; 
  • 4 colheres de chá de tintura de raiz de alteia; 
  • 1 colher de sopa e tintura de anis; 
  • 1 colher de sopa de tintura de tomilho;
  • 4 colheres de chá de tintura de tanchagem; 
  • 2 colheres de chá de tintura de alcaçuz;
  • 100 ml de mel. 

As tinturas a utilizar podem ser compradas prontas em lojas on-line ou lojas de produtos naturais, ou podem ser preparadas em casa de um modo caseiro e natural. Veja como fazer tintura para tratamentos caseiros

Modo de preparo

Começar por esterilizar uma garrafa de vidro com tampa. Adicionar todas as tinturas e o mel e misturar bem com uma colher esterilizada. 

É recomendado tomar 1 colher de sopa deste xarope 3 vezes por dia, e o xarope deve ser consumir até um máximo de 4 meses após o seu preparo. 

3. Xarope de Alteia com Mel

Este xarope facilita a expetoração e possui ação diurética, ajudando também a lubrificar e a diminuir a irritação das vias respiratórias. Para preparar este xarope precisa de: 

Ingredientes

  • 600 ml de água fervente; 
  • 3,5 colheres de chá flores de Alteia;
  • 450 m de mel. 

Modo de Preparo

Começar por preparar um chá usando a água fervente e as flores de Alteia. Para isso, basta colocar as flores num bule de chá e adicionar a água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Passado esse tempo, coe a mistura e adicione os 450 ml de mel e leve ao lume. Deixe a mistura no lume durante 10 a 15 minutos e passado esse tempo retire do lume e deixe arrefecer. 

É recomendado tomar 1 colher de sopa deste xarope 3 vezes por dia, de acordo com os sintomas sentidos.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: