Catarro: o que significa cada cor (verde, branco, amarelo...)

Atualizado em fevereiro 2023

O catarro é uma secreção produzida pelas vias respiratórias, que surge devido a condições como alergia respiratória, resfriado ou gripe, que causam um catarro transparente ou esbranquiçado.

No entanto, a cor do catarro pode variar, especialmente quando existe alguma de infecção, como pneumonia ou tuberculose, podendo ficar mais amarelado ou esverdeado. Além disso, o catarro também pode ser acompanhado de sangue, podendo ficar vermelho ou rosado.

Independente da cor, é sempre aconselhado consultar um clínico geral ou um pneumologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, especialmente quando existem outros sintomas associados como febre, chiado ou sensação de falta de ar, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa cada cor de catarro

As principais causas para cada cor de catarro são:

1. Catarro verde ou amarelo

Estas cores normalmente surgem quando estão presentes neutrófilos nas vias aéreas, que são células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro, sendo que a cor varia de acordo com a quantidade da proteína. Desta forma, este tipo de catarro pode indicar uma infecção das vias respiratórias ou dos seios nasais, como sinusite ou pneumonia, por exemplo.

Veja que outros sinais podem indicar uma infecção no pulmão.

O que fazer: Deve-se consultar um pneumologista ou um clínico geral para identificar qual o tipo de infecção que está causando o catarro e iniciar o tratamento adequado.

2. Catarro com sangue ou vermelho

Quando surge sangue no catarro pode ser por diversas doenças desde pneumonia ou sinusite, até problemas mais sérios como como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.

O que fazer: É preciso consultar um pneumologista para fazer exames de diagnóstico, como raio X e cultura microbiológica a partir do escarro, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, que vai variar de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. A presença de sangue no catarro é um sinal de alerta e deve sempre ser avaliada por um médico.

3. Catarro branco ou cinza

Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, muitas vezes por infecções virais, e que por isso não necessitam de tratamento com antibiótico. Além disso, tanto a gripe, quanto sinusite podem levar ao catarro com essa característica.

Em casos mais raros, esta coloração também pode acontecer quando se come muitos lacticínios, pois os derivados do leite tornam o catarro mais espesso, apresentando uma cor esbranquiçada quando é eliminado.

O que fazer: Deve-se ingerir cerca de 2 litros de água por dia para ajudar a eliminar o catarro e, caso não surjam melhoras, deve-se consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado do problema que está causando o catarro.

No caso da gripe, por exemplo, o tratamento normalmente é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo recomendado pelo médico o uso de Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. A sinusite também pode ser tratada dessa forma, mas também pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos corticoides ou antibióticos dependendo da causa da sinusite. É muito importante nesses casos, manter as vias aéreas superiores sempre hidratadas, através da lavagem nasal com soro fisiológico. Saiba como fazer a lavagem nasal.

4. Catarro marrom ou preto

Fumantes e trabalhadores de locais com muita poluição, como minas ou pedreiros, geralmente apresentam catarro marrom ou preto, que acontece devido à presença de partículas como alcatrão ou resina que ficam grudadas nas vias respiratórias. Assim como nas pessoas que fumam, o catarro pode ter coloração escurecida.

O que fazer: É recomendado evitar locais com muita poeira ou poluição, assim como deixar de fumar, caso esse seja o caso.

5. Catarro rosa

A tosse com catarro rosa pode ser um indicador de que existe líquido nos pulmões e, por isso, é muito comum em casos de problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, na qual o sangue se acumula à volta dos pulmão, provocando a entrada de líquido nos pulmões.

O que fazer: Neste caso é importante consultar um pneumologista ou cardiologista geral para adequar o tratamento do problema que está causando catarro rosa, o que pode ser feito com a ingestão de remédios específicos no caso de problemas cardíacos.

O que pode alterar a consistência do catarro

O catarro normal e saudável geralmente tem uma consistência mais líquida e, por isso, é facilmente reabsorvido pelo organismo e não dificulta a respiração. Porém, o catarro pode ficar mais espesso, especialmente devido a situações como:

  • Estar num ambiente muito seco, como num cômodo com ar condicionado;
  • Não beber água suficiente durante o dia;
  • Ter uma alergia respiratória a pólen ou poeira, por exemplo;
  • Tomar medicamentos que podem secar as secreções, como antidepressivos, anti-histamínicos ou descongestionantes.

Além disso, o catarro também fica mais espesso durante gripes ou resfriados, por exemplo, mas qualquer outra infecção também pode ter esse resultado. Isso acontece porque o corpo tem mais trabalho para eliminar os vírus e bactérias e, por isso, precisa de mais água para funcionar, deixando o catarro mais seco.

Dessa forma, para eliminar o catarro espesso é muito importante beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer nebulizações com água ou soro fisiológico, porque ajuda a fluidificar as secreções e facilita a sua eliminação. Além disso, existem alguns remédios caseiros com propriedades expectorantes que ajudam na eliminação do catarro, saiba quais os remédios caseiros para eliminar a expectoração.

Assista ainda o vídeo seguinte e confira algumas dicas para evitar que o catarro fique preso na garganta:

youtube image - 5 dicas para acabar com o PIGARRO da garganta