Câncer no intestino: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2022
  1. Sintomas
  2. Teste online
  3. Causas
  4. Diagnóstico
  5. Tratamento

O câncer de intestino  é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino, sendo mais comum em uma porção do intestino grosso, a partir da evolução de pólipos, que são alterações que podem surgir na parede do intestino e que, caso não sejam removidos, podem transformar-se em lesões malignas.

Os principais sintomas de câncer de intestino, também conhecido como câncer do cólon e o câncer do reto,  são diarreias frequentes, sangue nas fezes e dor na barriga. No entanto, esses sintomas podem ser difíceis de identificar, já que também podem ocorrer devido a problemas comuns, como infecção intestinal, hemorroidas, fissura anal e intoxicação alimentar.

Além disso, os sinais e sintomas podem variar de acordo com a localização do tumor e gravidade da doença, e por isso, é recomendado ir ao gastroenterologista ou clínico geral quando os sintomas persistem por mais de 1 mês para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Sintomas de câncer de intestino

Os sintomas de câncer no intestino costumam aparecer à medida que a doença se desenvolve, sendo os principais:

  • Sangue nas fezes;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia ou prisão ventre;
  • Sensação de peso ou dor na região anal;
  • Cansaço frequente;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Os sintomas de câncer de intestino são mais frequentes em pessoas que possuem histórico de câncer de intestino na família ou que possuem doenças intestinais inflamatórias crônicas, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa, por exemplo.

Assim, é importante consultar o médico quando os sintomas duram mais de 1 mês, existe histórico na família de câncer e/ou a pessoa possui algum fator de risco, como alimentação inadequada ou alcoolismo, por exemplo, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento logo em seguida.

Teste online de sintomas

Para saber o risco de ter câncer no intestino, selecione no teste a seguir seus sintomas:

  1. 1.Diarreia ou prisão de ventre constantes?
  2. 2.Fezes de cor escura ou com sangue?
  3. 3.Gases e cólicas abdominais?
  4. 4.Sangue no ânus ou visível no papel higiênico ao limpar?
  5. 5.Sensação de peso ou dor na região anal, mesmo após evacuar?
  6. 6.Cansaço frequente?
  7. 7.Análises de sangue com presença de anemia?
  8. 8.Perda de peso sem razão aparente?

Possíveis causas

A causa exata do câncer de intestino ainda não é muito clara, no entanto, algumas situações podem aumentar o risco de desenvolver esse tipo de câncer, sendo os principais:

  • Idade, sendo mais frequente em pessoas com amais de 50 anos;
  • Histórico familiar de câncer no intestino e pólipos adenomatosos;
  • Doença inflamatória intestinal, que inclui a colite ulcerativa e a doença de Crohn;
  • Alimentação rica em gordura, carne vermelha, alimentos processados e com pouca fibra.

Além disso, o risco é maior em pessoas que estão acima do peso ideal, não praticam atividade física com regularidade e possuem hábitos como alcoolismo ou tabagismo.

Como é feito o diagnóstico

Para verificar que os sintomas apresentados pela pessoa são de câncer de intestino, o médico indica a realização de alguns exames diagnósticos, sendo os principais:

  • Exame de fezes: ajuda a identificar a presença de sangue oculto ou de bactérias responsáveis por alterar o trânsito intestinal;
  • Colonoscopia com biópsia: é utilizada para avaliar as paredes do intestino quando existem sintomas ou presença de sangue oculto nas fezes;
  • Tomografia computadorizada: é usada quando não é possível fazer a colonoscopia, como no caso de alterações da coagulação ou dificuldade respiratória, por exemplo;
  • Dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA): apesar de não ser específico para o câncer de intestino, quando realizado juntamente com outros exames laboratoriais e de imagem pode auxiliar na confirmação do diagnóstico.

Antes de fazer estes exames, o médico pode ainda pedir algumas alterações na dieta e no estilo de vida para confirmar que os sintomas não estão sendo produzidos por situações menos graves como intolerâncias alimentares ou Síndrome do Intestino Irritável. Confira outros exames solicitados para diagnosticar o câncer de intestino.

Tratamento do câncer de intestino

O tratamento para o câncer no intestino deve ser indicado pelo gastroenterologista de acordo com as características do tumor, estágio da doença e idade da pessoa. De forma geral, é indicada pelo médico a realização de cirurgia para retirar a porção do intestino afetada pelo câncer e uma parte próxima que esteja saudável, podendo ser indicada a realização de sessões de quimio e/ ou radioterapia após a cirurgia.

Em alguns casos, antes da cirurgia, o médico pode indicar sessões de radio ou quimioterapia para desacelerar o crescimento do tumor e promover a diminuição do seu tamanho para que a remoção cirúrgica possa ser eficaz. Veja com mais detalhes como é feito o tratamento para câncer de intestino.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Falando sobre câncer do intestino / Instituto Nacional de Câncer, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Sociedade B. Rio de Janeiro: INCA, 2003.
  • NHS. Bowel cancer. Disponível em: <https://www.nhsinform.scot/illnesses-and-conditions/cancer/cancer-types-in-adults/bowel-cancer#about-bowel-cancer>. Acesso em 16 abr 2020
Mostrar bibliografia completa
  • INCA. Câncer de intestino. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cancer_intestino.pdf>. Acesso em 16 abr 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • EXAME DE FEZES: Para que serve e como coletar

    04:20 | 358762 visualizações