Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que faz o gastroenterologista e quando ir

Atualizado em Setembro 2019

O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarréia, por exemplo. 

O médico gastroenterologista pode trabalhar em clínicas ou em hospitais, pode realizar consultas, exames, receitar remédios e dar orientações sobre o que fazer para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos do abdômen.

Dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas, como a hepatologia, que é a especialidade responsável pelo fígado e vias biliares, a proctologia, que é responsável pela investigação de alterações no reto, como tumores, hemorroidas e fissuras, por exemplo, e a endoscopia digestiva, que é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.

O que faz o gastroenterologista e quando ir

Quando ir ao gastroenterologista

A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.

As principais doenças tratadas pelo gastroenterologista são:

  • Doença do refluxo gastroesofágico, que causa azia, dor e queimação na região do estômago. Entenda o que é e como identificar o refluxo gastroesofágico.
  • Gastrite e úlcera gástrica, que causam queimação e dor no estômago, além de enjôo e má digestão;
  • Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose, que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;
  • Síndrome do intestino irritável, doença que causa desconforto abdominal e diarréia;
  • Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;
  • Doença inflamatória intestinal, doença relacionada à imunidade, que causa diarréia e sangramentos no intestino;
  • Intolerância á lactose, tipo de intolerância alimentar que causa diarréia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados. Saiba como saber se é intolerância a lactose
  • Hemorroidas, doença que causa sangramento pelo ânus.

Assim, na presença de sinais e sintomas que indiquem dor ou alteração da digestão, é possível procurar o clínico geral, que é capaz de cuidar de muitas destas doenças, no entanto quando é necessária a realização de um procedimento especial, o clínico geral indica a realização de consulta com um gastroenterologista, que é o médico especialista nesta área.

Onde encontrar

Pelo SUS, a consulta com gastroenterologista é realizada com o encaminhamento do médico da família ou clínico geral do posto de saúde, em caso de necessidade para apoio ao tratamento de algumas dessas doenças. 

Também existem muito gastroenterologistas que atendem via particular ou plano de saúde, e para isto, deve-se contactar o plano de saúde através do telefone ou internet, para que sejam mostrados os médicos disponíveis para o atendimento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem