Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são:
- Diarreia intensa e persistente;
- Dor na região do estômago;
- Presença de sangue ou muco nas fezes;
- Cólicas abdominais frequentes;
- Vontade repentina para defecar;
- Cansaço excessivo frequente;
- Febre persistente entre 37,5º a 38º;
- Perda de peso sem razão aparente.
Os primeiros sintomas da doença de Crohn podem levar meses ou anos para aparecer, isso porque depende da extensão da inflamação. Algumas pessoas podem apresentar um ou mais sintomas e não desconfiar de Crohn, já que os sintomas podem ser confundidos com outros problemas gastrointestinais.
Além disso, os sintomas da doença de Crohn normalmente aparecem por períodos, conhecidos como "crises", e, depois, tendem a desaparecer completamente, até que uma nova crise aconteça. Conheça mais sobre a doença de Crohn.
Teste online de sintomas de Crohn
Se acha que que pode ter doença de Crohn, selecione os seus sintomas e descubra quais as chances:
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico inicial da doença de Crohn deve ser feito pelo gastroenterologista ou clínico geral através da análise dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além da avaliação do histórico de saúde e familiar. Além disso, durante a consulta pode ser também realizado exame físico e ser solicitada a realização de exames laboratoriais.
Para confirmar o diagnóstico de verificar a gravidade da doença, podem ser solicitados exames de imagem, sendo principalmente indicada a realização da colonoscopia, que é uma exame que permite observar as paredes do intestino, identificando sinais de inflamação. Durante a colonoscopia é comum que o médico retire uma pequena amostra da parede intestinal para que seja feita uma biópsia e o diagnóstico possa ser confirmado. Entenda como é feita a colonoscopia.
Além da colonoscopia pode ser realizada também uma endoscopia alta, quando há sinais e sintomas que indiquem inflamação da parte superior do intestino, raio-X, ultrassonografia abdominal, ressonância e tomografia computadorizada, sendo principalmente indicado para ajudar a identificar fístulas e outras alterações intestinais.
Como é feito o tratamento
A doença de Crohn não tem cura, e por isso as alterações nos hábitos alimentares são muito importantes, de forma a reduzir os sintomas, uma vez que certos alimentos podem provocar ou agravar as crises da doença. Assim, é recomendado controlar a quantidade de fibras ingeridas, reduzir na quantidade de gorduras e limitar o consumo de derivados do leite. Além disso, é muito importante apostar na hidratação diária de forma a evitar a desidratação. Veja como adaptar a alimentação para aliviar os sintomas.
Durante as crises, o médico pode também indicar a toma de alguns remédios anti-inflamatórios para reduzir a dor e inflamação, assim como podem ser indicados remédios que ajudem no controle da diarreia. Nos casos mais graves da doença, pode ser indicada a realização de uma intervenção cirúrgica, de forma a remover porções do intestino afetadas e danificadas, que possam estar a causar os sintomas.
Veja com o Dr. Antônio Carlos Moraes como é feito o tratamento da doença de Crohn: