Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

6 principais sintomas da doença de Crohn (com teste online)

Revisão clínica: Dr. Antonio Carlos Moraes
Gastroenterologista
fevereiro 2023

A doença de Crohn pode causar sintomas como diarreia persistente, sangue e/ou muco nas fezes, dor abdominal e vontade urgente para defecar, sendo comum que a pessoa acorde durante a noite para evacuar.

Os sintomas da doença de Crohn normalmente aparecem por períodos, conhecidos como "crises", e, depois, tendem a desaparecer completamente, até que uma nova crise aconteça.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino, que deve ser diagnosticada pelo gastroenterologista por meio da avaliação dos sintomas e exames de imagem, como a colonoscopia. Conheça mais sobre a doença de Crohn.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da doença de Crohn são:

1. Diarreia persistente

A diarreia causada pela doença de Crohn acontece quando a doença afeta o intestino delgado ou cólon. Normalmente, a diarreia dura mais de 4 semanas e também pode acontecer durante a noite, fazendo com que a pessoa tenha que acordar para ir ao banheiro.

2. Muco e/ou sangue nas fezes

É comum existir muco ou sangue misturado nas fezes em caso de doença de Crohn, devido à lesão da parede do trato gastrointestinal, especialmente quando a doença afeta a parede do cólon. Confira outras causas de sangue nas fezes.

3. Vontade repentina para evacuar

Algumas vezes, a doença de Crohn pode provocar vontade repentina para evacuar, sendo mais comum quando a inflamação se desenvolve no reto, que é a parte final do sistema digestório.

4. Dor abdominal

A dor abdominal em caso de doença de Crohn é mais comum do lado direito e na parte inferior do abdome e, normalmente, acontece quando a doença afeta o intestino delgado ou cólon. Veja mais causas de dor abdominal.

5. Perda de peso

A perda de peso provocada pela doença de Crohn geralmente acontece devido à falta de apetite, perda de sangue nas fezes, diarreia e dificuldade de absorção de nutrientes devido à inflamação, sendo mais comum quando a doença afeta o intestino delgado. 

6. Febre

Algumas vezes, a inflamação na doença de Crohn pode causar febre acima de 38ºC. Além disso, especialmente quando surgem outros sintomas, como dor para evacuar ou sensação de caroço na região anal, a febre pode indicar complicações como o abscesso anorretal. Saiba o que é o abscesso anorretal e seus sintomas.

Teste online de sintomas

Se acha que que pode ter doença de Crohn, selecione os seus sintomas e descubra quais as chances:

  1. 1.Períodos de diarreia intensa com muco ou sangue
  2. 2.Vontade urgente para defecar, especialmente após comer
  3. 3.Cólicas abdominais frequentes
  4. 4.Náuseas ou vômitos
  5. 5.Perda de apetite e perda de peso
  6. 6.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)
  7. 7.Lesões na região anal, como hemorroidas ou fissuras
  8. 8.Cansaço frequente ou dores musculares

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de diagnóstico, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico, o gastroenterologista ou clínico geral leva em consideração os sintomas presentes, o histórico de saúde da pessoa e familiar, além de resultados de exames como a colonoscopia, que permite identificar sinais de inflamação na parede do intestino.

Além disso, durante a colonoscopia é comum que o médico retire uma pequena amostra da parede intestinal para que possa ser analisada. Entenda como é feita a colonoscopia.

Algumas vezes, também pode ser indicada a endoscopia digestiva alta, especialmente quando existem sintomas que indiquem inflamação no esôfago ou estômago, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, por exemplo.

Qual médico consultar

Em caso de suspeita de doença de Crohn, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral, que podem indicar exames como hemograma, análise das fezes e colonoscopia para confirmar o diagnóstico.

Como é feito o tratamento

A doença de Crohn não tem cura, no entanto o tratamento normalmente envolve medicamentos, como corticoides, imunossupressores e imunomoduladores, para controlar os sintomas e evitar as crises. 

Além disso, também são recomendadas medidas, como reduzir a quantidade de gorduras e derivados do leite na alimentação, para aliviar os sintomas da doença de Crohn. Saiba como é a dieta para doença de Crohn.

Especialmente nos casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia para remover partes do intestino gravemente afetadas pela inflamação que possam estar provocando os sintomas.

Veja com o Dr. Antônio Carlos Moraes como é feito o tratamento da doença de Crohn:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2023. Revisão clínica por Dr. Antonio Carlos Moraes - Gastroenterologista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • VEAUTHIER, Brian; HORNECKER, Jaime R. Crohn's Disease: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. Vol.98, n.11. 661-669, 2018
  • TORRES, Joana et al. Crohn's disease. Lancet. Vol.389, n.10080. 1741-1755, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • RODA, Giulia et al. Crohn's disease. Nat Rev Dis Primers. Vol.6, n.1. 22, 2020
  • BALESTRIERI, Paola et al. Nutritional Aspects in Inflammatory Bowel Diseases. Nutrients. Vol.12, n.2. 372, 2020
  • STATPEARLS. Crohn Disease. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK436021/>. Acesso em 27 jan 2023
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA . Doença de Crohn. 2009. Disponível em: <https://www.sbcp.org.br/pdfs/publico/crohn.pdf>. Acesso em 07 out 2020
  • LOPES, Antonia M.; MOURA, Laís N. B.; MACHADO, Raylane S.; SILVA, Grazielle Roberta F. Qualidade de vida de pacientes com doença de Crohn. Revista Eletronica Trimestral de Enfermaria. 47 ed; 337-352, 2017
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COLITE ULCERATIVA DE DOENÇA DE CROHN. Sobre a Doença de Crohn. Disponível em: <https://www.abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/>. Acesso em 07 out 2020
  • CROHN'S & COLITIS FOUNDATION. Signs and Symptoms of Crohn’s Disease. Disponível em: <https://www.crohnscolitisfoundation.org/what-is-crohns-disease/symptoms>. Acesso em 16 dez 2020
  • NHS. Symptoms - Crohn's disease. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/crohns-disease/symptoms/>. Acesso em 16 dez 2020
Revisão clínica:
Dr. Antonio Carlos Moraes
Gastroenterologista
Mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e CRM-RJ 436069. Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Tuasaude no Youtube

  • 6 principais causas de DIARREIA CONSTANTE

    05:01 | 42319 visualizações
  • 3 principais doenças que causam DIARREIA

    07:01 | 30563 visualizações
  • Dieta para DOENÇA DE CROHN

    07:30 | 154427 visualizações