Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se preparar para a Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon, utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, diverticulite e outros.

Geralmente, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de 3 ou 5 anos, no entanto, se houver histórico familiar de câncer de intestino ou colite ulcerativa, a colonoscopia pode ser feita por volta dos 30 anos.

A colonoscopia não dói e é recomendada em casos de presença de sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia intensa ou alterações bruscas no funcionamento intestinal. Veja os sintomas de diverticulite.

Como se preparar para a Colonoscopia

Preparo para colonoscopia

O preparo para colonoscopia deve ser indicado pelo gastrenterologista, mas normalmente inclui:

  • Ingestão de remédios laxantes 1 dia antes;
  • Limpeza do intestina com enema;
  • Fazer uma dieta de líquidos claros.

Estas indicações são sugeridas de acordo com o que se pretende observar no exame e, por isso, nem sempre são utilizadas em conjunto.

Após a colonoscopia, o paciente deve ter alguém para o acompanhar a casa, uma vez que não poderá conduzir durante algumas horas.

Colonoscopia virtual

A colonoscopia virtual utiliza a tomografia computadorizada para obter imagens do interior do intestino, não sendo necessário introduzir um tubo dentro do órgão para capturar imagens.

Durante a colonoscopia virtual é introduzido um tubo no ânus que injeta ar no intestino, facilitando a observação do seu interior e possíveis alterações.

A colonoscopia virtual possui algumas limitações, como dificuldade para identificar pólipos pequenos e impossibilidade de fazer biópsia, sendo que, por isso, não é um substituto fiel para a colonoscopia normal. Leia mais sobre este procedimento em: Colonoscopia virtual

Preço da colonoscopia

O preço da colonoscopia é de cerca de 500 reais, no entanto, poderá haver variações de acordo com realização ou não de biópsia, idade do paciente e clínica selecionada.

Dieta para colonoscopia

A dieta para colonoscopia pode ser indicada por alguns médicos, sendo que os pacientes podem:

  • Comer sopa ou caldo pobres em gordura;
  • Beber suco de fruta natural;
  • Dar preferência para a água;
  • Beber chá e café simples, sem leite ou natas;
  • Comer gelatina de limão ou laranja.

A dieta para colonoscopia deve ser iniciada entre 1 a 3 dias antes do exame e deve evitar a ingestão de corantes vermelhos, roxos ou azulados. Veja todas as recomendações sobre a dieta para colonoscopia.

Como é feita a colonoscopia

A colonoscopia é feita com a introdução de um tubo com uma câmera na ponta dentro do intestino e sob anestesia local, sendo que, por isso, não dói.

Normalmente, o paciente está deitado de lado ou de barriga para cima e, enquanto o médico insere o tubo do aparelho de colonoscopia dentro do ânus, pode sentir aumento da pressão abdominal.

A colonoscopia dura entre 15 a 60 minutos e, depois do exame, o indivíduo deve ficar em recuperação por cerca de 2 horas antes de voltar para casa.

Veja também Como é feita a endoscopia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...