8 exames para detectar o câncer de intestino

Atualizado em junho 2023

Os exames e testes mais indicados para detectar o câncer de intestino são a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonoscopia e a retossigmoidoscopia. No entanto, em alguns casos também pode ser indicada a realização de colonoscopia virtual e endoscopia digestiva alta.

Estes exames costumam ser indicados quando existem sinais e sintomas que podem ser indicativos de câncer de intestino, como sangue nas fezes, dor constante no abdome, diarreia, prisão de ventre ou perda de peso sem causa aparente. Veja mais sintomas de câncer de intestino.

Em caso de suspeita de câncer de intestino é importante consultar um gastroenterologista, proctologista ou clínico geral para que seja feita uma avaliação detalhada, confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais exames para o intestino

Os principais exames que ajudam a detectar o câncer de intestino são:

1. Pesquisa de sangue oculto nas fezes

O exame de sangue oculto nas fezes é feito por meio da análise de uma amostra de fezes  para identificar a presença sangue mesmo que não seja visível. Este exame pode ser positivo em caso de câncer de intestino, no entanto, este resultado também pode indicar por pólipos, hemorroidas ou divertículos, por exemplo. 

Assim, este exame não confirma o diagnóstico de câncer de intestino, sendo necessários exames mais precisos, como a colonoscopia, para confirmar a causa do sangue nas fezes. Conheça mais sobre o exame de sangue oculto nas fezes.

2. Colonoscopia

A colonoscopia é um exame diagnóstico que pode identificar alterações na parede do reto e intestino grosso por meio da visualização do seu interior com uma pequena câmera. Além disso, durante este exame ainda é possível remover alterações no intestino que podem ser indicativas de câncer para serem avaliadas no laboratório. 

Para fazer este exame, é necessário um preparo especial, que normalmente envolve mudanças na alimentação e o uso laxante nos dias anteriores à sua realização. Além disso, a colonoscopia é um exame que geralmente precisa ser feito sob sedação. Saiba como é feita a colonoscopia e preparo.

Confira no vídeo a seguir, com o Dr. Alexandre Palladino, mais detalhes sobre como a colonoscopia pode ajudar no diagnóstico do câncer de intestino:

3. Colonoscopia virtual

A colonoscopia virtual, também chamada de colonografia por tomografia computadorizada, é um exame que cria imagens tridimensionais do intestino utilizando a tomografia computadorizada para identificar alterações na sua parede. 

Normalmente, este exame não precisa de sedação ou uso de contraste para ser feito e permite a visualização do reto e intestino grosso. No entanto, quando são encontradas alterações que podem indicar câncer de intestino, geralmente é necessária a colonoscopia para completar a avaliação. Entenda melhor o que é a colonoscopia virtual.

4. Retossigmoidoscopia

Este exame utiliza um tubo rígido ou flexível com uma pequena câmera de vídeo na ponta, que é introduzido pelo ânus e é capaz de observar o reto e a parte final do intestino grosso, permitindo a detecção e a remoção de alterações que podem indicar câncer. 

Apesar de ser um exame capaz de identificar o câncer de intestino, como não consegue visualizar todo o órgão, normalmente a colonoscopia é indicada para completar a avaliação quando são identificadas alterações. Veja quando a retossigmoidoscopia é indicada e como é feita.

5. Exame de trânsito intestinal

O exame de trânsito intestinal consiste na ingestão de um líquido de contraste, seguida pela realização de imagens de raio X, para avaliar a forma e função de órgãos como esôfago, estômago e intestino delgado. Este exame permite identificar alterações na parede do intestino delgado que podem indicar câncer.

6. Enema opaco

O enema opaco é um exame que utiliza raio X e um líquido de contraste, que é inserido através do ânus, para fazer imagens do intestino grosso e reto, e avaliar a sua forma e função. 

Assim, é possível identificar alterações que podem indicar câncer de intestino, no entanto, este exame não confirma o seu diagnóstico. Confira para que serve e como é feito o enema opaco.

7. Endoscopia digestiva alta

A endoscopia digestiva alta, embora menos indicada para avaliar o intestino, é um exame que permite a visualização do interior de órgãos do tubo digestório, como esôfago, estômago e a parte inicial do intestino delgado, por meio de uma câmera. Confira como é feita a endoscopia digestiva.

Assim, com este exame também é possível identificar alterações que podem indicar câncer de intestino. 

8. Teste de DNA fecal

O teste de DNA fecal é um exame capaz de identificar alterações genéticas indicativas de câncer de intestino nas células da parede do órgão que são eliminadas com as fezes.

Este teste não precisa de qualquer preparo ou alterações na dieta, bastando coletar uma amostra de fezes para ser analisada em laboratório. No entanto, sempre que forem identificadas alterações suspeitas, é necessária a confirmação com outro exame, como a colonoscopia.

Vídeos relacionados