Proctologista: o que é, o que faz e quando consultar

Atualizado em dezembro 2022

O proctologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças ou alterações relacionadas à parte final do sistema digestivo, o que inclui o intestino grosso (cólon), ânus e reto.

As doenças mais comuns tratadas pelo proctologista, também conhecido como procto, são hemorróidas, fissuras anais, prisão de ventre, obstrução intestinal, prolapso retal, incontinência fecal ou doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

Na presença de sintomas, como diarréia constante, sangue nas fezes, dor, inchaço ou presença de caroço no ânus, é importante consultar o proctologista, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que faz o proctologista

O proctologista é o médico responsável por avaliar, diagnosticar e tratar doenças que afetam o cólon no intestino grosso, o ânus ou o reto, como:

Além disso, o proctologista também é o médico responsável por avaliar, detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) que possuem sintomas no reto e do ânus, como herpes genital, HPV, gonorreia ou clamídia, por exemplo. Veja outros tipos de IST’s

O proctologista também pode se especializar em cirurgias no intestino grosso, reto ou ânus, sendo conhecido como cirurgião coloproctologista.

Quando consultar o proctologista

É indicado consultar o proctologista nas seguintes situações:

  • Dor ou dificuldade para evacuar;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Fezes com sangue ou muco;
  • Diarreia constante, por mais de 3 semanas;
  • Dor, inchaço, ardor ou presença de caroço no ânus;
  • Verrugas no ânus;
  • Dor abdominal ou cólica intestinais repentina ou frequentes;
  • Vontade repentina para defecar;
  • Aumento do número de evacuações por dia;
  • Perda involuntária de gases ou de grande quantidade de fezes líquidas ou sólidas.

Na presença desses sintomas, a pessoa deve-se consultar o proctologista para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde e sejam indicados os exames e os tratamentos mais adequados.

Além disso, é importante consultar o proctologista uma vez por ano e realizar exames preventivos para o câncer de intestino, em pessoas acima de 50 anos, ou a partir dos 40 anos, em pessoas que têm histórico familiar de câncer de intestino ou reto. Veja os principais exames para o câncer de intestino

Principais exames

Os principais exames que o proctologista pode fazer ou solicitar são colonoscopia, anuscopia, ultrassom endorretal, retossigmoidoscopia ou proctoscopia, por exemplo.

Além disso, durante a consulta com o proctologista, esse médico pode realizar o exame de toque retal, com o objetivo de avaliar o ânus, os esfíncteres e a parte final do intestino, sendo possível identificar a presença de nódulos, fistulas, fezes ou hemorroidas internas, por exemplo. Saiba como é feito o toque retal.

Na presença de sintomas indicativos de infecção intestinal, o médico pode também indicar a realização de exame de fezes, como parasitológico de fezes, coprocultura ou pesquisa de sangue oculto nas fezes, por exemplo. Conheça mais sobre os exames de fezes.

Vídeos relacionados