O resfriado é uma infecção causada por vírus que causa sintomas como coriza, espirros frequentes, nariz entupido, olhos lacrimejando, dor no corpo, sensação de mal-estar geral e febre baixa, em alguns casos.
O resfriado é causado por vírus comuns, principalmente rinovírus, e pode ser transmitido de uma pessoa por meio do contato direto e com secreções respiratórias de uma pessoa infectada que ficam suspensas no ar após tosse, espirro ou fala, por exemplo.
Os sintomas de resfriado normalmente desaparecem após 4 dias, sem que seja necessário realizar tratamento específico. No entanto, pode ser recomendado pelo médico que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos e use medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover o descongestionamento nasal, por exemplo.

Principais sintomas
Os principais sintomas de resfriado são:
- Coriza;
- Espirros frequentes;
- Nariz entupido, o que causa perda temporária do olfato e do paladar, em alguns casos;
- Olhos lacrimejando;
- Dor e coceira na garganta;
- Tosse, em alguns casos;
- Calafrios;
- Dor de cabeça leve;
- Febre baixa, em alguns casos;
- Dor no corpo;
- Sensação de mal-estar geral.
Os sintomas de resfriado normalmente aparecem 2 a 3 dias após a infecção e costumam durar 2 a 4 dias, melhorando sem que seja necessário realizar tratamento específico. Veja mais sobre os sintomas de resfriado.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Apesar da gripe e resfriado serem doenças respiratórias, podem ser diferenciados pela intensidade dos sintomas. Os sintomas da gripe costumam ser mais intensos e duram mais tempo que os do resfriado, além disso, é comum que aconteça febre alta na gripe e comprometimento de todo o pulmão, em alguns casos, o que não é observado no resfriado.
Além disso, apesar de serem causadas por vírus, os agentes infecciosos relacionados com a gripe e com o resfriado são diferentes, assim como as complicações que podem acontecer caso o sistema imunológico não combata corretamente a infecção, podendo haver o desenvolvimento de pneumonia, no caso da gripe, ou otite e sinusite, no caso do resfriado, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como diferenciar a gripe e o resfriado.
Causas do resfriado
O resfriado é uma doença causada por vírus, podendo ser facilmente transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato direto ou contato com as secreções respiratórias liberadas no ambiente quando a pessoa resfriada espirra, tosse ou fala, por exemplo.
Apesar de poder ser causado por vários vírus, o resfriado é principalmente causado pelo rinovírus, acontecendo a infecção mais frequentemente na primavera e no outono. Outros vírus que também podem causar resfriado são adenovírus e coronavírus.
O que fazer
Em caso de resfriado, é importante ficar em repouso, beber bastante líquidos e ter uma alimentação leve e de fácil digestão, pois assim é possível acelerar a recuperação ao favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.
1. Medicamentos para resfriado
Os medicamentos para resfriado podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a sensação de bem-estar, assim pode ser recomendado pelo médico o uso de:
- Analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, nos casos de febre, dor de garganta, de cabeça ou no corpo;
- Descongestionante nasal em spray, para aliviar o congestionamento nasal, podendo ser utilizados por adultos no máximo 5 dias;
- Xarope expectorante, como ambroxol ou guaifenesina, para facilitar a eliminação das secreções nasais;
- Xarope mucolítico, como acetilcisteína ou bromexina, para deixar as secreções nasais mais líquidas facilitando sua eliminação.
Além disso, pode ser também recomendado o uso de anti-histamínicos, como loratadina ou desloratadina, para abrir as vias nasais e ajudar a aliviar a congestão e os espirros.
2. Remédios caseiros
Os remédios caseiros para resfriado ajudam a aliviar os sintomas do resfriado, já que possuem propriedade anti-inflamatória, antioxidante e estimulante da imunidade, além de promover a hidratação. Algumas opções de remédios caseiros que podem ser consumidos em caso de resfriado são o chá de limão, alho e gengibre, o chá de hortelã e o chá de anis estrelado, por exemplo. Confira outras opções de remédios caseiros para resfriado.
3. O que comer
É importante ter uma alimentação leve e de fácil digestão para ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Além disso, é importante incluir na alimentação do dia a dia alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imune, como alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi, morango e acerola, por exemplo.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de alimentos para aumentar a imunidade e ajudar a combater o resfriado:
Como prevenir o resfriado
Para prevenir o resfriado, é importante evitar o contato próximo com pessoas que tenham sinais e sintomas de resfriado, além de também ser fundamental lavar bem as mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, por exemplo.