Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Resfriado

O resfriado é uma infecção viral leve e passageira que gera sintomas como coriza, tosse, espirro e congestão nasal. Ele pode ser causado por diversos vírus e o seu tratamento baseia-se em controlar seus sintomas e fortalecer o organismo.

A duração do resfriado é de aproximadamente 7 a 10 dias e é preciso ter uma atenção especial aos idosos e crianças, pois neles o resfriado aumenta o risco de infecção do ouvido, de garganta e sinusite, e pode ainda piorar os sintomas da asma. O acumulo de secreção do pulmão pode ainda causar pneumonia, e por isso é preciso muito cuidado com o tratamento do resfriado.

Sintomas do resfriado

Os sintomas típicos do resfriado incluem:

  • Espirros;
  • Tosse com catarro;
  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Pode haver febre;
  • Pode haver dor no corpo;
  • Pode haver dor de cabeça.

Causas do resfriado

O resfriado pode ser causado por vírus como picornavírus ou o rinovírus, e a exposição ao frio em si não causa resfriado nem aumenta a suscetibilidade do indivíduo à infecção por um vírus respiratório. O vírus do resfriado pode se espalhar por meio de gotículas finas que são liberadas no ar quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz.

Diagnóstico do resfriado

O diagnóstico do resfriado pode ser feito pelo farmacêutico ou médico ao observar os sintomas que o indivíduo apresenta.

Tratamento para resfriado

O tratamento para resfriado consiste em controlar os seus sintomas, pois como se trata de uma doença viral o próprio organismo será capaz de curar a doença em poucos dias. Algumas medidas que podem acelerar a recuperação do indivíduo são: Tomar uma canja de galinha no jantar, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C como laranja, abacaxi, morango e acerola, e tomar um xarope de laranja, mel e própolis. Basta espremer 1 laranja (ou limão) e acrescentar 1 colher de mel e 10 gotas de extrato de própolis e beber a seguir. 

Prevenção do resfriado

Para prevenir o resfriado aconselha-se evitar locais fechados e o contato com indivíduo contaminados com gripe ou resfriado. Para fortalecer o organismo consuma regularmente alimentos ricos em vitamina C e em antioxidantes como mel, frutas e legumes frescos e consulte um médico sobre a possibilidade de tomar a vacina da gripe, ou tomar um suplemento alimentar de zinco durante o inverno.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...