Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Resfriado comum: o que é, sintomas e tratamento

Agosto 2020

O resfriado comum é situação bastante comum causada pelo Rhinovírus e que leva ao aparecimento de sintomas que podem ser bastante desconfortáveis, como coriza, mal estar geral, tosse e dor de cabeça, por exemplo. 

O vírus do resfriado pode se espalhar por meio de gotículas que são liberadas no ar quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz, e por isso o resfriado é uma doença contagiosa. Por isso, para evitar o resfriado é importante lavar as mãos e evitar o contato próximo com pessoas que estejam resfriadas.

Além disso, para evitar o resfriado e acelerar a recuperação é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada e que promova o fortalecimento do sistema imune, além de também ser indicado beber bastante água e ficar em repouso.

Resfriado comum: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas do resfriado comum

Os sintomas do resfriado costumam aparecer após 1 a 3 dias depois do contato com o vírus, o que acontece principalmente devido a inalação de gotículas suspensas no ar contendo o vírus, sendo mais frequente em épocas mais frias do ano, já que durante esse período é comum que as pessoas permaneçam por mais tempo em um ambiente fechado e com pouca circulação de ar, o que favorece a transmissão do resfriado.

Os principais sintomas do resfriado comum são:

  • Desconforto no nariz ou na garganta;
  • Espirros e coriza com secreção aquosa e transparente;
  • Sensação de mal-estar geral;
  • Dor muscular;
  • Catarro com uma coloração amarelo-esverdeada;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse frequente.

Na maioria dos casos, os sintomas do resfriado comum duram cerca de 7 a 8 dias sem ser necessário qualquer tipo de tratamento específico. A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade dos sintomas, que na gripe são mais intensos e inclui a febre, que é alta e pode durar alguns dias. Em caso de resfriado os sintomas são mais sutis e fáceis de tratar. Confira mais diferenças entre gripe e resfriado

Como é o tratamento

O tratamento para o resfriado comum tem como objetivo aliviar os sintomas e o desconforto e, para isso, é indicado aumentar as defesas do organismo, pois assim é possível que o sistema imune combata o vírus de forma eficaz. Dessa forma, para fortalecer a imunidade e tratar o resfriado é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi, morando e acerola, e aumenta a quantidade de água consumida durante o dia.

Além disso, pode ser recomendado também o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, por exemplo. É importante também evitar as mudanças bruscas de temperatura, evitar o consumo de alimentos gelados e ficar em repouso.

Remédio caseiro para resfriado

Uma ótima forma de acelerar a recuperação é por meio de remédios caseiros, sendo o suco de laranja uma ótima opção, já que é rico em vitamina C e atua fortalecendo as defesas do organismo e ajudando na recuperação mais rápida do resfriado.

Ingredientes

  • 3 laranjas;
  • 1 limão;
  • 10 gotas de extrato de própolis;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Fazer um suco com a laranja e o limão e depois acrescentar o própolis e o mel. Beber a seguir para que a vitamina C presente neste suco não se perca. Tomar 2 copos deste suco por dia.

Confira no vídeo a seguir mais opções de remédios caseiros que ajudam a acelerar a recuperação e aliviar os sintomas tanto do resfriado quanto da gripe:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem