10 sintomas de resfriado (e como aliviar)

Atualizado em julho 2023

Os principais sintomas do resfriado são nariz escorrendo, nariz entupido, espirros frequentes, dor de cabeça leve, sensação de mal-estar geral e febre baixa, em alguns casos, podendo surgir 2 a 3 dias após a infecção.

Os sintomas do resfriado normalmente duram cerca de 4 dias e são causados por vírus comuns, principalmente rinovírus, que pode ser transmitido através da inalação de gotículas de secreções nasais suspensas no ar contendo o vírus, que se espalham quando uma pessoa infetada espirra, tosse ou assoa o nariz, por exemplo.

O resfriado é mais frequente em épocas frias do ano, já que durante esse período é comum que as pessoas permaneçam por mais tempo em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, o que favorece a transmissão do vírus. Veja mais sobre o resfriado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do resfriado comum são:

  1. Nariz escorrendo com secreção aquosa e transparente;
  2. Congestionamento nasal;
  3. Catarro com uma coloração amarelo-esverdeada;
  4. Espirros;
  5. Dor de garganta;
  6. Tosse;
  7. Dor no corpo;
  8. Dor de cabeça leve;
  9. Febre baixa;
  10. Sensação de mal-estar geral.

Além disso, outro sintoma que pode surgir é o pigarro na garganta, devido às secreções produzidas pelas vias aéreas e irritação da garganta. Veja outras causas de pigarro na garganta.

Os sintomas de resfriado aparecem de forma gradual e costumam durar cerca de 4 dias, podendo durar mais tempo em pessoas que fumam, por exemplo. No entanto, se não houver melhora dos sintomas ou a pessoa apresentar febre maior que 38,5ºC, deve-se consultar o médico.

Como aliviar os sintomas

Os sintomas de resfriado geralmente podem ser facilmente tratados em casa, através de algumas medidas simples como:

1. Beber bastante água

Manter o corpo hidratado é essencial para ajudar a combater o vírus do resfriado comum, além de ajudar a fluidificar as secreções nasais e facilitar sua eliminação, melhorando o desconforto do nariz escorrendo ou entupido. Por isso, deve-se beber bastante água, pelo menos 8 copos por dia, ou sucos, chás, sopas ou água morna com limão. 

Além disso, é importante evitar bebidas com cafeína como café ou chá preto, e bebidas alcoólicas, pois podem causar desidratação.

2. Ficar de repouso

O repouso é importante para ajudar o sistema imunológico a combater o vírus, o que permite a pessoa a se recuperar do resfriado de forma mais rápida, e também ajuda a reduzir as chances de transmitir o vírus para outras pessoas.

Além disso, é aconselhado não ir ao trabalho ou à escola, e ficar de repouso em casa se tiver febre, tosse forte ou se ficar sonolento. 

3. Usar um umidificador

Usar um umidificador ou vaporizador ajuda a aumentar a umidade do ar e aliviar o congestionamento nasal e a tosse. Uma outra forma simples de aumentar a umidade do ambiente, é colocar um balde com água na sala ou no quarto em que a pessoa com resfriado está.

4. Fazer gargarejo com água morna e sal

O gargarejo com água morna e sal ajuda a aliviar o desconforto da dor de garganta e a limpar o catarro agarrado na garganta. Além disso, o sal ajuda a matar bactérias que possam infectar a garganta, agindo como um antisséptico natural.

Para fazer o gargarejo com água morna e sal, basta acrescentar meia colher de chá de sal em meio copo de água morna, gargarejar por alguns segundos e cuspir a água em seguida.

5. Lavar o nariz com soro

Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a aliviar a congestão nasal, eliminando as secreções que deixam o nariz entupido e escorrendo, além de evitar o desenvolvimento de sinusite. Outra opção é usar soluções salinas que podem ajudar a aliviar os sintomas, mesmo em crianças, sendo aconselhado no caso de bebês sugar suavemente a secreção das narinas com uma seringa de bulbo após aplicar a solução salina.

Assista o vídeo com o enfermeiro Manuel Reis sobre como lavar o nariz com soro:

youtube image - 3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

Quando ir ao médico

Embora não seja necessário ir ao médico para curar o resfriado comum, é aconselhado consultar um clínico geral para adultos ou pediatra para crianças quando apresentar:

  • Febre superior a 38,5ºC ou que dura 5 dias ou mais ou que retorna após um período sem febre em adultos;
  • Febre de 38ºC em recém-nascidos até 12 semanas;
  • Febre que aumenta de intensidade ou com duração de mais de dois dias em crianças de qualquer idade;
  • Piora dos sintomas;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Dor de garganta forte;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos seios da face.

Além disso, crianças que apresentam extrema confusão, sonolência incomum ou falta de apetite necessitam ser avaliadas pelo pediatra para iniciar o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender