Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do resfriado comum e como curar

Os sintomas do resfriado comum começam entre o 1º e o 3º dia, após o contato com o vírus, e incluem:

  • Desconforto no nariz ou na garganta;
  • Espirros e coriza com secreção aquosa e transparente;
  • Sensação de mal-estar geral;
  • Catarro com uma coloração amarelo-esverdeada;
  • Tosse frequente.

Normalmente, os sintomas do resfriado comum desaparecem entre o 4º e o 10º dia após a infecção, que acontece, especialmente, após exposição ao frio. A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade dos sintomas, que na gripe são mais intensos e inclui a febre. Em caso de resfriado os sintomas são mais sutis e fáceis de tratar. Confira mais diferenças entre gripe e resfriado aqui

Sintomas do resfriado comum e como curar
Sintomas do resfriado comum e como curar

Como curar o resfriado comum

O tratamento para o resfriado comum é simples e consiste em fortalecer as defesas do organismo e combater os sintomas. Algumas soluções são:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C como laranja, abacaxi, morango e acerola;
  • Tomar uma canja de galinha no jantar,
  • Remédios para o resfriado, como o Apracur, sob indicação do médico ou farmacêutico.

Além disso, é importante evitar as mudanças bruscas de temperatura, evitar o consumo de alimentos gelados e apostar na hidratação. Veja alguns chás caseiros para beber quando está com resfriado, vendo o nosso vídeo: 

Remédio caseiro para resfriado

O suco de laranja é rico em vitamina C e atua fortalecendo as defesas do organismo e ajudando na recuperação mais rápida do resfriado.

Ingredientes

  • 3 laranjas
  • 1 limão
  • 10 gotas de extrato de própolis
  • 1 colher de mel

Modo de preparo

Fazer um suco com a laranja e o limão e depois acrescentar o própolis e o mel. Beber a seguir para que a vitamina C presente neste suco não se perca. Tomar 2 copos deste suco por dia.

O que causa o resfriado 

O resfriado pode ser causado por vírus como picornavírus ou o rinovírus, e a exposição ao frio em si não causa resfriado nem aumenta a suscetibilidade do indivíduo à infecção por um vírus respiratório. O vírus do resfriado pode se espalhar por meio de gotículas finas que são liberadas no ar quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz, e por isso o refriado é uma doença contagiosa.

Como prevenir o resfriado comum 

As melhores medidas para prevenir o resfriado envolvem uma boa higiene. Por isso, lave frequente das mãos, podendo também se  recorrer a soluções desinfetantes.

Os sintomas do resfriado comum começam entre 1 e 3 dias após o contacto com as secreções ou com superfícies contaminadas por algum portador da infecção, ou seja alguém gripado.

Um indivíduo resfriado deve permanecer aquecido e confortável e deve tentar evitar a transmissão da infecção aos outros, limitando estar em locas públicos sempre que possível, especialmente na fase inicial. Beber bastante líquidos ajuda a manter as secreções líquidas para serem mais fáceis de serem expelidas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar