Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio para gripe e resfriado na Gravidez

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com os remédios usados para atenuar os sintomas. As grávidas não estão aconselhadas a tomar nenhum remédio para a gripe e resfriado sem orientação médica, pois estes podem vir a causar problemas no bebê.

Por isso, deve-se optar primeiro por remédios caseiros como chás de menta ou limão ou uma mistura de mel com laranja e se a garganta estiver irritada, pode-se experimentar fazer um gargarejo com água e sal. Veja outras soluções caseiras para resfriado.

Além disso, a grávida deve fazer uma alimentação saudável comendo 5 vezes por dia frutas e legumes e bebendo 1,5 a 2 litros de água por dia, para uma boa recuperação.

Remédio para gripe e resfriado na Gravidez

O que fazer se tiver febre ou dores

Durante uma gripe ou resfriado, sintomas como dor de cabeça, dor de garganta ou no corpo e febre são muito frequentes e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê.

A dose recomendada é geralmente de 500 mg a cada 8 horas, mas nunca deve ser usado sem falar primeiro com o médico.

O que fazer se tiver coriza ou nariz entupido

Ter o nariz entupido ou coriza é também um sintoma muito comum durante um resfriado. Nestes casos, a grávida pode usar uma solução salina isotônica de água do mar, como Nasoclean por exemplo e ir usando no nariz ao longo do dia.

Além disso, a grávida pode ainda usar um umidificador de ar, pois ele aumenta a umidade do ar, facilitando a respiração e ajudando o nariz a desentupir. A grávida também pode fazer inalações com soro fisiológico, usando um inalador, para ajudar a umedecer as vias respiratórias e, desta forma, desentupir o nariz.

O que fazer para fortalecer o sistema imune

Para reforçar o sistema imune, pode-se fazer um suco de goiaba, porque é rico em vitamina C e em fitoquímicos com propriedades antimicrobianas. Além disso, o leite de côco é rico em ácido láurico, que o organismo converte na substância antiviral e antibacteriana, como a monolaurina, ajudando a combater o resfriado.

Ingredientes

  • 1 goiaba,
  • 4 maracujás com polpa e sementes,
  • 150 ml de leite de coco.

​​Modo de preparo

Para preparar este suco, deve-se extrair o suco da goiaba e da laranja e bater no liquidificador com os ingredientes restantes, até ficar cremoso. Esse suco tem cerca de 71 mg de vitamina C, o que não ultrapassa a dose diária recomendada de vitamina C para grávidas que é de 85 mg por dia.

Veja outros remédios caseiros que ajudam no alivio dos sintomas de gripe e resfriado, assistindo ao nosso vídeo: 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...