Remédios para gripe e resfriado na gravidez

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
janeiro 2022

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com os remédios usados para aliviar os sintomas de gripe, resfriado ou dor de garganta, por exemplo, já que nem todos são indicados pois podem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação. Por isso, durante a gravidez é aconselhado não tomar nenhum remédio para a gripe e resfriado sem orientação médica.

No entanto, existem algumas opções de remédios caseiros como chá de menta, chá de limão, ou uma mistura de mel com laranja, que podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe ou resfriado, e se a garganta estiver irritada, pode-se experimentar fazer um gargarejo com água morna e sal. Veja outras soluções caseiras para gripe, resfriado e dor de garganta na gravidez.

Além disso, a grávida deve fazer uma alimentação saudável comendo frutas e legumes frescos ao longo do dia e bebendo 1,5 a 2 litros de água por dia, para uma boa recuperação.

Remédio para febre ou dor

Durante uma gripe ou resfriado, os sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo ou febre são muito frequentes, e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê, no entanto deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. 

A dose recomendada pelo obstetra, geralmente, é de 1 comprimido de 500 mg a cada 8 horas, com uma dose diária máxima de 4000 mg, sendo sempre importante tomar o paracetamol com orientação e indicação do médico.

Remédio para coriza ou nariz entupido

Nestes casos, a grávida pode usar uma solução salina isotônica de água do mar, como Nasoclean, ou soro fisiológico 0,9%, por exemplo, aplicando nas narinas ao longo do dia.

Além disso, a grávida pode ainda usar um umidificador de ar, pois ele aumenta a umidade do ar, facilitando a respiração e ajudando o nariz a desentupir. A grávida também pode fazer inalações com soro fisiológico, usando um inalador, para ajudar a umedecer as vias respiratórias e, desta forma, desentupir o nariz.

Assista o video com o enfermeiro Manuel Reis com dicas de como lavar o nariz com soro fisiológico para aliviar a coriza ou o nariz entupido na gravidez:

Como fortalecer o sistema imune

Uma boa forma de fortalecer o sistema imune, é fazer um suco de goiaba, maracujá e leite de côco, porque é rico em vitamina C e minerais, que têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o corpo e a combater gripes e resfriados. Além disso, o leite de coco é rico em ácido láurico, que o organismo converte na substância antiviral e antibacteriana, como a monolaurina, ajudando a combater o resfriado.

Ingredientes

  • ½ goiaba;
  • ½ maracujá com polpa e sementes;
  • 150 mL de leite de coco caseiro.

​​Modo de preparo

Adicionar a polpa da goiaba e do maracujá no liquidificador e bater. Acrescentar o leite de coco aos poucos até ficar com uma consistência cremosa. Beber em seguida.

Assista o vídeo com outras receitas que ajudam a fortalecer a imunidade e aliviar os sintomas de gripe e resfriado: 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Andreina De Almeida - Nutricionista, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • NHS - NATION HEALTH SYSTEM. Paracetamol for adults. Disponível em: <https://www.nhs.uk/medicines/paracetamol-for-adults/>. Acesso em 08 jul 2021
  • TODA, Katsuhiro. Is acetaminophen safe in pregnancy?. Scand J Pain. 17. 445-446, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • DRUGS.COM. Can I take Tylenol while pregnant?. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/medical-answers/tylenol-pregnant-3002126/>. Acesso em 08 jul 2021
  • MOUSA, Haider Abdul-Lateef. Prevention and Treatment of Influenza, Influenza-Like Illness, and Common Cold by Herbal, Complementary, and Natural Therapies. J Evid Based Complementary Altern Med. 22. 1; 166-174, 2017
  • BREMER, Lars; et al. Paracetamol Medication During Pregnancy: Insights on Intake Frequencies, Dosages and Effects on Hematopoietic Stem Cell Populations in Cord Blood From a Longitudinal Prospective Pregnancy Cohort. EBioMedicine. 26. 146–151, 2017
  • UK TERATOLOGY INFORMATION SERVICE (UKTIS). Paracetamol. Disponível em: <https://www.medicinesinpregnancy.org/Medicine--pregnancy/Paracetamol/>. Acesso em 08 jul 2021
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • 3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

    05:50 | 1010093 visualizações
  • 3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente

    04:17 | 224839 visualizações
  • COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

    04:24 | 193395 visualizações
  • O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

    03:14 | 152616 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1135065 visualizações