Como desentupir o nariz: 8 formas naturais e eficazes

Fazer lavagem do nariz, inalar vapor de eucalipto e fazer massagem nas maçãs do rosto são algumas medidas simples, naturais e caseiras que ajudam a desentupir o nariz.

O nariz entupido pode ser causado por condições simples como gripes ou alergias respiratórias, ou por situações mais sérias como uso prolongado de descongestionantes nasais ou alterações na estrutura do nariz, por exemplo. Confira as principais causas de nariz entupido.

Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com o clínico geral ou otorrinolaringologista, que vai avaliar as causas do nariz entupido e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medidas caseiras ou medicamentos.

8 formas naturais de desentupir o nariz

As principais formas de desentupir o nariz são:

1. Fazer uma lavagem nasal

A lavagem nasal, que pode ser feita com uma seringa sem agulha ou irrigador nasal, ajuda a remover o muco e as secreções dos seios nasais, ajudando a desentupir o nariz.

Para fazer a lavagem basta dissolver 1 colher de sopa de sal em 1 xícara de chá de água e preencher a seringa ou o irrigador nasal. Após, colocar a seringa, ou o irrigador, em uma das narinas e inserir a água com sal, deixando o líquido sair pela outra narina. Repetir o mesmo processo na outra narina. Outra forma de se fazer a lavagem nasal é usando o soro fisiológico a 0,9%. Veja o passo a passo para fazer a lavagem nasal.

2. Inalar vapor com eucalipto

A inalação com vapor de eucalipto é uma excelente forma de desentupir o nariz e não provoca qualquer desconforto, podendo também ser usada por crianças acima de 12 anos. O vapor da água fluidifica as secreções e o eucalipto é descongestionante, ajudando a desentupir o nariz.

Para fazer a inalação basta dissolver 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha sobre a cabeça para manter o vapor.

3. Umidificar o ambiente

Umidificar o ambiente ajuda a deixar as vias respiratórias mais hidratadas e menos irritadas, sendo uma boa opção para aliviar o desconforto e facilitar a remoção das secreções em congestões causadas pelo excesso de muco.

Para umidificar a casa, pode-se colocar baldes ou bacias com água quente no quarto, tomar banho com água quente ou usar um umidificador de ar elétrico. Conheça outras formas para umidificar o ambiente.

4. Beber de 2 a 3 litros de água por dia

A água é muito importante para diluir e facilitar a eliminação das secreções, melhorando a respiração. Além disso, pode-se também beber chás, principalmente aqueles que possuem propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelã, por exemplo.

5. Consumir alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é um nutriente muito conhecido por fortalecer o sistema imunológico, ajudando o organismo a se recuperar mais rápido de gripes e resfriados, que são as principais causas do nariz entupido.

Alguns dos alimentos ricos em vitamina C incluem abacaxi, acerola, caju, limão ou tangerina, por exemplo. Veja uma lista com outros alimentos ricos em vitamina C.

6. Tomar um banho quente

Ao tomar um banho quente, o vapor da água pode ajudar a diluir muco nasal e facilitar a sua eliminação, reduzindo assim o desconforto do nariz entupido.

7. Usar toalha quente com hortelã

Usar uma toalha quente e úmida com o chá de hortelã sobre o rosto ajuda a aliviar os sintomas de nariz entupido, já que esse chá possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o catarro e o muco que causam incômodo. Veja outros benefícios do chá de hortelã.

8. Massagear as maçãs do rosto

Para aliviar o incômodo do nariz entupido, pode-se massagear as maçãs do rosto e o nariz com uma mistura feita com 1 colher de sopa de óleo vegetal, como jojoba e óleo de coco, e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por 5 minutos.

Conheça outros remédios caseiros para desentupir o nariz, quando causando pela sinusite, no vídeo seguinte:

Como desentupir o nariz do bebê

O nariz entupido nos bebês é muito comum, devido ao pequeno diâmetro das suas narinas, o que pode causar muito desconforto, já que eles não sabem como se livrar do muco para conseguir respirar melhor.

Algumas formas naturais para desentupir o nariz do bebê incluem:

  • Usar soro fisiológico para lavar as narinas do bebê, aplicando algumas gotas ou jatos em uma das narinas e sugando com um aspirador nasal;
  • Realizar uma suave massagem da parte de cima do nariz para a parte de baixo;
  • Colocar um travesseiro alto por baixo do colchão do bebê para facilitar a respiração;
  • Fazer nebulização com 5ml de soro fisiológico, durante 15 a 20 min, 3 a 4 vezes ao dia, ajudando a fluidificar a secreção nasal.

Se o ambiente estiver muito seco, é recomendado o uso de umidificadores de ar ou deixar uma toalha molhada estendida dentro do quarto do bebê, evitando baldes para prevenir acidentes. Veja outras formas de tratar o nariz entupido no bebê.

Não se deve utilizar óleo essencial de eucalipto em bebês e crianças menores de 12 anos porque pode provocar alergias e falta de ar.

Quando usar remédios

O uso de remédios para desentupir o nariz deve ser feito somente sob a recomendação de um médico e varia de acordo com a causa da congestão nasal ou quando as opções caseiras não conseguem aliviar essa condição.

Alguns remédios que podem ser indicados para desentupir o nariz incluem anti-histamínicos, como bronfeniramina e clorfeniramina; e descongestionantes, como fenilefrina, oximetazolina e pseudoefedrina, que podem ser usados por via nasal ou oral e ajudam a aliviar a congestão nasal, facilitando a respiração. Conheça outros remédios indicados para desentupir o nariz.

É importante lembrar que os descongestionantes nasais só devem ser usados sob a orientação de um médico, porque podem piorar a congestão nasal devido ao efeito rebote, onde o medicamento deixa de ter efeito, mantendo a mucosa inflamada e piorando o entupimento do nariz.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em outubro de 2020.

Bibliografia

  • CARR, C, Anitra; MAGGINI, Silvia. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. Vol.9. 11.ed; 1-25, 2017
  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de prática clínica sinais e sintomas respiratórios: espirro e congestão nasal. 2016. Disponível em: <https://www.cff.org.br/userfiles/file/Profar_vol1_FINAL_TELA.pdf>. Acesso em 28 set 2022
Mostrar bibliografia completa
  • QUATRIN, Priscilla M. et al. Antimicrobial and antibiofilm activities of nanoemulsions containing Eucalyptus globulus oil against Pseudomonas aeruginosa and Candida spp.. Microbial Pathogenesis. Vol.112. 230-242, 2017
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • 3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

    05:50 | 1257873 visualizações
  • Remédios Caseiros para Sinusite

    01:35 | 1206640 visualizações