Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias.

De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Além disso, no resfriado a região afetada é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.

Além disso, a gripe ocorre, principalmente, durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença.

Quadro das principais diferenças

No quadro a seguir estão resumidas as principais diferenças entre gripe e resfriado:

 GripeResfriado
CausasVírus InfluenzaRhinovírus e outros semelhantes
Duração7 a 10 dias2 a 4 dias
Sintomas comunsFebre altaFebre baixa ou sem febre
 Tosse e corizaTosse coriza e rouquidão
 Dor de garganta, dor muscular e forte dor de cabeça, falta de arPode haver alguma dor muscular e dor de cabeça ligeira
Possíveis complicaçõesPneumoniaOtite, sinusite, bronquite

Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.

Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e a ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.

O que fazer em caso de gripe

O tratamento da gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico que podem incluir Paracetamol, para baixar a febre, e remédios para gripe como Cegripe, por exemplo, porque contêm substâncias que ajudam a aliviar outros sintomas, como a coriza. Dependendo do tempo de doença e gravidade, pode ser indicado uso de antivirais, como o oseltamivir (Tamiflu).

Além disso é recomendado repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas. Veja como preparar alguns chás para o tratamento da gripe nesse vídeo: 

Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões, se a pessoa não realizar nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo.

Confira 7 dicas para diminuir os sintomas da gripe.

O que fazer em caso de resfriado

Para tratar o resfriado pode ser necessário tomar algum remédio para descongestionar as vias respiratórias, como um anti-alérgico, como a Desloratadina, por exemplo.

Tomar vitamina C pode ajudar a fortalecer os sistema imune e combater os sintomas mais rápido, assim pode ser útil tomar suco de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos, por exemplo.

Veja um ótimo Remédio caseiro para Resfriado.

Remédio caseiro para gripe e resfriado

Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo.

Outros cuidados importantes em caso de gripe ou resfriado são:

  • Agasalhar-se bem;
  • Manter os pés aquecidos;
  • Lavar as mãos sempre depois de espirrar ou tossir;
  • Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;
  • Evitar ambientes fechados;
  • Evitar o consumo de alimentos gelados;
  • Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.

Estes cuidados servem, especialmente, para evitar  a exposição a mudanças bruscas de temperatura.

Veja quais são e o que fazer para aliviar os sintomas da gripe.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • CDC. Influenza (Flu). Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/index.htm>. Acesso em 01 Abr 2021
  • SAÚDE BRASIL. Saúde Brasil contra a Influenza. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/saude-brasil-contra-a-influenza>. Acesso em 01 Abr 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Gripe (influenza). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/g/gripe-influenza>. Acesso em 01 Abr 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem