Gripe ou resfriado: qual a diferença?

Atualizado em fevereiro 2024

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias.

De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Além disso, no resfriado a região afetada é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.

Leia também: Resfriado: sintomas, causas, remédios e tratamento tuasaude.com/resfriado

Além disso, a transmissão da gripe ocorre principalmente durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença. Entenda melhor como acontece a transmissão da gripe.

Imagem ilustrativa número 1

Quadro das principais diferenças

No quadro a seguir estão resumidas as principais diferenças entre gripe e resfriado:

  Gripe Resfriado
Causas Vírus Influenza Rinovírus e outros semelhantes
Duração 7 a 10 dias 2 a 4 dias
Sintomas comuns Febre alta Febre baixa ou sem febre
  Tosse e coriza Tosse coriza e rouquidão
  Dor de garganta, dor muscular e forte dor de cabeça, falta de ar Pode haver alguma dor muscular e dor de cabeça ligeira
Possíveis complicações Pneumonia Otite, sinusite, bronquite

Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.

Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e a ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.

Leia também: 10 principais sintomas de gripe (e como aliviar) tuasaude.com/sintomas-de-gripe

O que fazer em caso de gripe

O tratamento da gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico que podem incluir Paracetamol, para baixar a febre, e remédios para gripe como Cegripe, por exemplo, porque contêm substâncias que ajudam a aliviar outros sintomas, como a coriza. Dependendo do tempo de doença e gravidade, pode ser indicado uso de antivirais, como o oseltamivir (Tamiflu).

Além disso é recomendado repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas. Confira outras dicas para diminuir os sintomas da gripe.

Veja como preparar alguns chás para o tratamento da gripe nesse vídeo:

youtube image - Remédio Caseiro para Gripe

Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões, se a pessoa não realizar nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo.

O que fazer em caso de resfriado

Para tratar o resfriado pode ser necessário tomar algum remédio para descongestionar as vias respiratórias, como um antialérgico, como a Desloratadina, por exemplo.

Tomar vitamina C pode ajudar a fortalecer os sistema imune e combater os sintomas mais rápido, assim pode ser útil tomar suco de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos, por exemplo.

Remédio caseiro para gripe e resfriado

Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo.

Outros cuidados importantes em caso de gripe ou resfriado são:

  • Agasalhar-se bem;
  • Manter os pés aquecidos;
  • Lavar as mãos sempre depois de espirrar ou tossir;
  • Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;
  • Evitar ambientes fechados;
  • Evitar o consumo de alimentos gelados;
  • Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.

Estes cuidados servem, especialmente, para evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura.