Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

Março 2021

Alguns remédios caseiros como o chá de equinácea com mel, o chá limão com alho e gengibre ou o chá verde podem ajudar a melhorar os sintomas do resfriado como dor de garganta, tosse e nariz entupido ou escorrendo, por serem ricos em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes que fortalecem as defesas naturais do corpo, combatendo o resfriado.

Além disso, tomar chá também garante a hidratação do corpo, que é importante para combater o vírus, e ajuda a acalmar a garganta e fluidificar as secreções, soltando o catarro.

Algumas opções de remédios caseiros para o resfriado são:

1. Chá de equinácea com mel

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de equinácea com mel é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórios e imunoestimulantes, como flavonoides, ácidos chicórico e rosmarínico, que ajudam a diminuir a produção de substâncias que podem causar dor de garganta ou dor no corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.

O mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse e o catarro. No entanto, para pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, não se deve acrescentar o mel no chá, podendo prepará-lo apenas com a equinácea.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Para utilizar as folhas da equinácea, deve-se adicioná-las em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Já para a raiz da equinácea, deve-se colocar a raiz para ferver junto com a água por 10 a 15 minutos. Coar, adicionar o mel e beber 2 vezes por dia.

2. Chá de limão, alho e gengibre

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de limão, alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, e a vitamina C do limão, que ajudam a combater os sintomas do resfriado como dor de garganta e mal estar geral. 

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração do resfriado.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão, o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

3. Chá de casca de salgueiro branco

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, tem fortes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido a presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar os sintomas do resfriado como dor de garganta, dor muscular e mal estar.

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas com alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

4. Chá verde

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

Alguns estudos mostram que o chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir o estresse oxidativo causado pelos radicais livres nas células, o que melhora a ação do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções como o resfriado. 

Além disso, o chá verde melhora a disposição e dá mais energia, combatendo o cansaço e o mal estar geral comuns do resfriado.

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.

5. Chá de hortelã

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de hortelã é rico em mentol, um óleo essencial que ajuda a melhorar os sintomas de resfriado como nariz escorrendo ou entupido, dor de cabeça e tosse.

Além disso, este chá tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, que ajudam o corpo a combater o resfriado e a se recuperar mais rápido. 

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar e tomar 3 a 4 xícaras por dia. 

6. Chá de anis estrelado

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de anis estrelado ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo os sintomas do resfriado, pois é rico em compostos fenólicos com ação antioxidante que ajudam a os radicais livres que atrapalham o correto funcionamento do sistema imune.

Além disso, o anis estrelado possui atividade antiviral devido ao ácido xiquímico, uma substância natural que é utilizada para combater o vírus do resfriado.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de anis estrelado; 
  • 500 mL de água fervente;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Colocar a água fervente numa xícara e adicionar o anis. Tampar, deixar esfriar, coar, adoçar com o mel e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes por dia, enquanto os sintomas do resfriado permanecerem.

7. Chá de alcaçuz

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de alcaçuz possui glicirrizina, uma substância com ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, que ajuda a combater os sintomas do resfriado como mal estar, dor no corpo e nariz entupido.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

8. Chá de alteia

8 melhores remédios caseiros (chás) para resfriado

O chá de alteia, também conhecida como malva-branca ou malvaísco, deve ser preparado utilizando a raiz da planta medicinal Althaea officinalis. Esta planta tem efeito anti-inflamatório, sendo outra excelente opção de remédio caseiro para ajudar a combater o resfriado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MELCHART, D; et al. Immunomodulation with echinacea - a systematic review of controlled clinical trials. Phytomedicine. 1. 3; 245-254, 1994
  • KIM, Hyung-Ran; et al. Immune enhancing effects of Echinacea purpurea root extract by reducing regulatory T cell number and function. Nat Prod Commun. 9. 4; 511-514, 2014
  • KARSCH-VOLK, Marlies; et al. Echinacea for preventing and treating the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2. 2; CD000530, 2014
  • REYGAERT, Wanda C. The antimicrobial possibilities of green tea. Front Microbiol. 5. 434; 1-8, 2014
  • ARREOLA, Rodrigo; et al. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. Journal of Immunology Research. 2015. 401630; 1-13, 2015
  • QUAN QUAN Mao; XIAO-YU Xu et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). Foods. 8. 1-21, 2019
  • SEMWAL, Ruchi Badoni; et al. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry. 117. 554-568, 2015
  • DRUGS.COM. Willow Bark Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/npc/willow-bark.html>. Acesso em 23 Mar 2021
  • YANG, Cheng-Hong; et al. Investigation of the antioxidant activity of Illicium verum extracts. Journal of Medicinal Plants Research. 6. 2; 314-324, 2012
  • YANG, Nan; et al. Glycyrrhiza uralensis flavonoids present in anti-asthma formula, ASHMI™, inhibit memory Th2 responses in vitro and in vivo. Phytother Res. 27. 9; 1381–1391, 2013
  • WIJESUNDARA, Niluni M.; RUPASINGHE, H. P. Vasantha. Herbal Tea for the Management of Pharyngitis: Inhibition of Streptococcus pyogenes Growth and Biofilm Formation by Herbal Infusions. Biomedicines. 7. 3; 1-19, 2019
Mais sobre este assunto:

Carregando
...