Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Remédios indicados e contraindicados para a dengue

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2023

​Os remédios que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue e que geralmente são recomendados pelo médico são o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina), que ajudam a baixar a febre e a aliviar a dor e o desconforto.

Durante o tratamento da dengue é essencial que a pessoa descanse e beba muitos líquidos, incluindo o soro caseiro e, caso a pessoa apresente sintomas como dor abdominal forte, vômito persistente, sangue nas fezes ou na urina é recomendado ir imediatamente ao hospital, uma vez que pode ser sinal de dengue hemorrágica ou alguma outra complicação da dengue. Saiba quais são as principais complicações da dengue.

É importante ressaltar que o uso de remédios para dengue deve ser orientado pelo médico, devendo-se sempre evitar a auto-medicação, pois pode causar efeitos colaterais ou piorar a doença.

Imagem ilustrativa número 2

Remédios que não devem ser usados contra dengue

Alguns exemplos de remédios que são contraindicados em caso de dengue, pelo risco de agravamento da doença, são:

Princípio ativoNomes comerciais
Ácido acetilsalicílicoAnalgesin, AAS, Aspirina, Doril, Coristina, Aceticil, Acetildor, Melhoral, Acidalic, Cafiaspirina, Sonrisal, Somalgin, Assedatil, Bayaspirina, Bufferin, Ecasil-81, Antitermin, Asetisin, AS-Med, Salicetil, Vasclin, Calmador, Cibalena A, Salipirin, Resprax, Salitil, Migrainex, Engov
IbuprofenoBuscofem, Motrin, Advil, Alivium, Spidufen, Atrofem, Buprovil
CetoprofenoProfenid, Bicerto, Artrosil, Algie, TriploA
DiclofenacoVoltaren, Biofenac, Flotac, Cataflam, Flodin, Fenaren, Tandrilax
NaproxenoFlanax, Vimovo, Naxotec, Sumaxpro, Naprosyn, Naprox
IndometacinaIndocid
VarfarinaMarevan
DexametasonaDecadron, Dexador
PrednisolonaPrelone, Predsim

Estes remédios são contraindicados em caso de dengue ou suspeita de dengue porque podem agravar o surgimento de sangramentos e hemorragias. Além dos remédios para a dengue, existe também a vacina contra a dengue, que protege o organismo contra esta doença e é indicada para pessoas que já foram infectadas por pelo menos um dos tipos da dengue. Saiba mais sobre a vacina contra a dengue.

Remédio homeopático para dengue

O remédio homeopático contra dengue é o Proden, que é fabricado a partir do veneno da cobra de cascavel e é aprovado pela Anvisa. Este medicamento é indicado para alívio dos sintomas da dengue e pode ser utilizado como forma de prevenção da dengue hemorrágica, pois ele previne hemorragias.

Remédio caseiro para dengue

Além dos medicamentos de farmácia, também podem ser utilizados chás que aliviam os sintomas da dengue, como:

  • Dor de cabeça: hortelã-pimenta, petasite;
  • Náuseas e enjoos: camomila e hortelã-pimenta;
  • Dor muscular: erva-de-são-joão.

Também é importante lembrar que se devem evitar os chás de gengibre, alho, salgueiro, chorão, sinceiro, vime, vimeiro, salsa, alecrim, orégano, tomilho e mostarda, pois essas plantas pioram os sintomas da dengue e aumentam as chances de sangramentos e hemorragias.

Além dos chás que podem ser usados para a aliviar os sintomas da dengue, é ainda recomendado manter a hidratação através da ingestão de líquidos, como por exemplo o soro caseiro. Veja como preparar o soro caseiro assistindo ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue: sintomas, causas, tratamento e prevenção. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue>. Acesso em 18 out 2021
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Dengue: guidelines for diagnosis, treatment, prevention and control - New edition. 2009. Disponível em: <https://www.who.int/tdr/publications/documents/dengue-diagnosis.pdf>. Acesso em 18 out 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2665707 visualizações