Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o soro caseiro, para que serve e como tomar

O soro caseiro é feito misturando água, sal e açúcar e é muito utilizado para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, podendo ser usada para adultos, crianças bebês e, até mesmo, animais domésticos.

Apesar de poder ser utilizado em bebês, não deve ser dado para bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, sendo mais indicado nesses casos dar somente o peito para manter o bebê hidratado. Além de fazer o soro caseiro, saiba exatamente o que pode comer quando está com diarreia.

Como fazer o soro caseiro

Há duas formas de preparar o soro caseiro, no entanto em ambas as formas, deve-se ter cuidado e seguir rigorosamente as quantidades indicadas, pois um erro na preparação pode resultar em complicações para crianças desidratadas, como convulsões, por exemplo.

1. Receita de soro caseiro usando colher de sopa

Receita de 1 L de soro caseiro com colher de sopa
Receita de 1 L de soro caseiro com colher de sopa
  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada;
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
  • 1 colher de café de sal (3,5 g).

2. Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro

Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
  • 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão;
  • 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão;
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.

Modo de preparo do soro caseiro

Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.

A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia. Veja mais no vídeo a seguir sobre como fazer o soro caseiro:

COMO FAZER SORO CASEIRO

1.5 milhões visualizações

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.

As pessoas portadoras de diabetes não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.

Como tomar o soro caseiro

Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia do seu preparo em pequenos goles ao longo do dia. Em caso de vômito ou diarreia deve-se observar a quantidade de líquidos perdidas e tomar o soro caseiro na mesma proporção após cada episódio de vômito ou diarreia. Além disso, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez e bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.

Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias um pacotinho chamado Sais para Reidratação Oral que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral ou o soro para beber já pronto para dar ficar mais fácil de tomar, que é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa para fazer o soro em casa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.

Quando ir ao médico

Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde.

Veja mais sobre o que fazer quando a criança está com diarreia.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manejo do paciente com diarreia. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. 2017. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem