Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios caseiros para Dengue

Os chás de camomila, hortelã e também o chá de erva-de-são-joão são bons exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue porque possuem propriedades que aliviam a dor muscular, a febre e a dor de cabeça.

Assim, eles complementam o tratamento da dengue que deve ser indicado pelo médico ajudando a curar a dengue mais rápido desde que sejam tomados nas doses indicadas na tabela a seguir.

Chás que combatem a dengue

Veja a seguir uma lista completa com as plantas que podem ser usadas e qual a função de cada uma.

PlantaFunçãoComo fazerQuantidade por dia
CamomilaCombater náuseas e vômitos3 col. chá folhas secas + 150 ml de água fervente3 a 4 xícaras
Hortelã-pimenta

Combater náuseas, vômitos, dor de cabeça e dor muscular

2-3 col. chá + 150 ml de água fervente3 xícaras
MatricáriaCombater a dor de cabeça-50-120 mg de extrato pulverizado
PetasiteCombater a dor de cabeça100 g de raiz + 1 L de água ferventeMolhar compressas e colocar na testa
Erva-de-são-joãoCombater dor muscular3 col. chá de erva + 150 ml de água fervente1 xícara de manhã e outra à noite
Raiz forte

Combater dor muscular

-Aplicar a pomada ou gel na região dolorida

A pomada ou gel de raiz forte e o extrato pulverizado de matricária podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, e também pela internet.

Outra dica é adicionar de 5 gotas de própolis nos chás antes de beber, pois ele ajuda a combater infecções e tratar a dor e a inflamação, mas é importante evitar o seu uso em caso de alergia.

Para saber se tem alergia ao própolis, deve-se pingar uma gota desse composto no braço, espalhar na pele e esperar pela reação. Se aparecerem pintas vermelhas, coceira ou vermelhidão, é indicação de alergia e recomenda-se, nesses casos, não utilizar o própolis.

Chás que não pode tomar na Dengue

As plantas que contém ácido salicílico são contraindicadas em casos de dengue, pois podem causar enfraquecimento dos vasos e piorar os sintomas da dengue e facilitar o desenvolvimento de dengue hemorrágica. Dentre estas plantas estão o salgueiro, chorão, sinceiro, vime, vimeiro, salso, alecrim, orégano, tomilho e mostarda.

Além disso, o gengibre, o alho e a cebola também são contraindicados para essa doença, porque eles dificultam a coagulação favorecendo sangramentos e hemorragias. Veja mais alimentos que não devem ser consumidos em: O que comer para se recuperar mais rápido da dengue.

Plantas que afastam o mosquito

As plantas que afastam o mosquito da dengue são aquelas que têm cheiro forte, como hortelã, alecrim, manjericão, alfazema, hortelã, tomilho, sálvia e capim-limão. Essas plantas podem ser cultivadas em casa para que o cheiro ajude a proteger o ambiente contra o Aedes Aegypti, devendo-se ter cuidado para evitar que o vaso acumule água. Veja dicas para cultivar essas plantas em casa.

O vídeo a seguir traz mais dicas sobre alimentos e repelentes naturais para o mosquito.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...