Cloridrato de hidroxizina: para que serve e como tomar

O cloridrato de Hidroxizina é um remédio antialérgico, da classe dos anti-histamínicos que apresenta potente ação antipruriginosa, sendo, por isso, muito utilizada para aliviar sintomas de alergia como coceira e vermelhidão na pele.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais, com o nome comercial de Hidroxizine, Pergo ou Hixizine, sob a forma de comprimidos, xarope ou solução injetável.

Cloridrato de hidroxizina: para que serve e como tomar

Para que serve

O cloridrato de Hidroxizina está indicado para combater a alergia na pele que se manifesta através de sintomas como coceira, erupção e vermelhidão, sendo útil em caso de dermatite atópica, dermatite de contato ou decorrente de doenças sistêmicas. Veja como identificar a alergia na pele e outras formas de a tratar.

Este medicamento começa a fazer efeito após cerca de 20 a 30 minutos e dura até 6 horas.

Como tomar

O modo de uso depende da forma farmacêutica, da idade e do problema a tratar:

1. Solução oral 2mg/mL

A dose recomendada para adultos é de 25 mg, o que equivale a 12,5 mL da solução medidos na seringa, via oral, 3 a 4 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, respectivamente.

A dose recomendada em crianças é de 0,7 mg por cada kg de peso, o que equivale a 0,35 mL da solução medidos na seringa, por cada Kg de peso, via oral, 3 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas.

A solução deve ser medida com uma seringa doseadora de 5 mL, que está incluída na embalagem. Se o volume exceder 5 mL, deve-se encher a seringa novamente. A unidade de medida a utilizar na seringa é o mL.

2. Comprimidos de 25 mg

A dose recomendada de Hidroxizina para adultos e crianças maiores de 6 anos é de 1 comprimido por dia até um máximo de 10 dias.

Em alguns casos, o médico pode recomendar uma posologia diferente da indicada na bula.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do cloridrato de hidroxizina incluem sonolência e boca seca e por isso não é recomendado consumir bebidas alcoólicas, ou tomar outros remédios que deprimem o sistema nervoso central como analgésicos não narcóticos, narcóticos e barbitúricos, enquanto se utilizar este medicamento porque isso tende a aumentar os efeitos de sonolência.

O cloridrato de hidroxizina dá sono?

Sim, um dos efeitos colaterais mais comuns deste remédio é a sonolência, por isso, é muito provável que as pessoas que fazem o tratamento com cloridrato de hidroxizina sintam sono.

Quem não deve usar

O cloridrato de Hidroxizina está contraindicado para grávidas, mulheres que estejam a amamentar, crianças com menos de 6 anos, assim como para pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, a Hidroxizina só deve ser utilizada com indicação médica em caso de pacientes com insuficiência renal, epilepsia, glaucoma, insuficiência hepática ou doença de Parkinson.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: