Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a loratadina (Claritin)

A loratadina é um remédio anti-histamínico usado para reduzir os sintomas da alergia em adultos e crianças. 

Este medicamento pode ser encontrado com o nome comercial Claritin ou em genérico e está disponível em xarope e comprimidos, e só deve ser usado se recomendado pelo médico.

Para que serve a loratadina (Claritin)

Para que serve

A loratadina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, que é uma substância produzida pelo próprio corpo.

Assim, a loratadina pode ser usada para o alívio dos sintomas de rinite alérgica, como coceira nasal, coriza, espirros, ardor e coceira nos olhos. Além disso, também pode ser usada no alívio dos sinais e sintomas de urticária e de outras alergias da pele.

Como tomar

A loratadina está disponível em xarope e em comprimidos e a posologia recomendada para cada um deles é a seguinte:

Comprimidos

Para adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal superior a 30 Kg a dose usual é de 1 comprimido de 10 mg, uma vez ao dia.

Xarope

Para adultos e crianças acima de 12 anos a dose usual é de 10 mL de loratadina, uma vez ao dia.

Para crianças de 2 a 12 anos com peso corporal abaixo dos 30 Kg a dose indicada é de 5 mL uma vez ao dia. 

Quem não deve usar

Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham demonstrado qualquer tio de reação alérgica a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, a loratadina também não deve ser usada na gravidez, na amamentação ou em pessoas com doenças no fígado ou nos rins. No entanto, o médico pode indicar este medicamento, se entender que os benefícios compensam os riscos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer com o uso da loratadina são dor de cabeça, cansaço, perturbações no estômago, nervosismo e erupções na pele.

Em casos mais raros também pode ocorrer queda de cabelo, reações alérgicas severas, problemas de fígado, aumento do ritmo cardíaco, palpitações e tontura.

A loratadina geralmente não causa secura na boca nem dá sono.

Loratadina e Desloratadina são a mesma coisa?

A loratadina e a desloratadina são ambos anti-histamínicos e atuam da mesma forma, bloqueando os recetores H1, impedindo assim a ação da histamina, que é a substância que provoca os sintomas da alergia.

No entanto, elas apresentam algumas diferenças. A desloratadina é obtida a partir da loratadina, resultando num remédio que tem maior tempo de meia vida, o que significa que permanece mais tempo no organismo, e além disso a sua estrutura tem menos capacidade de atravessar o cérebro e provocar sonolência em relação à loratadina.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...