Loratadina (Claritin): para que serve e como tomar

A loratadina é um remédio antialérgico que age reduzindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo corpo responsável pelos sintomas de alergia ou rinite alérgica como coceira no nariz, espirros, nariz escorrendo, aumento da produção de lágrima ou vermelhidão na pele. Saiba mais sobre os sintomas de alergia

Este medicamento pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com o nome comercial Claritin, na forma de genérico com o nome loratadina ou com os nomes similares Histadin, Loratamed ou NeoLoratadin, por exemplo.

A loratadina pode ser comprada na forma de xarope ou comprimidos, e só deve ser usada com indicação e prescrição médica.

Loratadina (Claritin): para que serve e como tomar

Para que serve

A loratadina pode ser usada para o alívio dos sintomas de alergia ou rinite alérgica, como coceira no nariz, nariz escorrendo, espirros, coceira nos olhos, aumento da produção de lágrima, vermelhidão ou coceira na pele. Além disso, também pode ser usada no alívio dos sintomas de gripes e resfriados. 

Como tomar

A loratadina deve ser tomada por via oral, sempre no horário orientado pelo médico, no entanto se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar e depois reajustar os horários de acordo com esta última dose, continuando o tratamento de acordo com os novos horários programados. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de tomar a loratadina varia de acordo com a apresentação, e inclui:

1. Xarope 1 mg/mL

A loratadina xarope é vendida em frascos de 100mL, deve ser tomada usando o dosador que vem na embalagem e a dose depende da idade da pessoa:

  • Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL do xarope, que equivale a dose de 10 mg, uma vez por dia. Não tomar mais que 10 mL em 24 horas;
  • Crianças de 2 a 12 anos (com menos de 30 Kg de peso corporal): 5 mL do xarope, que equivale a uma dose de 5 mg de loratadina, uma vez por dia. Não dar uma dose maior do que 5 mL no período de 24 horas;
  • Crianças com mais de 30 Kg de peso corporal: 10 mL que equivale a dose de 10 mg, uma vez por dia. Não dar uma dose maior do que 10 mL no período de 24 horas.

É importante seguir as recomendações médicas sobre o tempo de tratamento com a loratadina, pois geralmente é usada por curto período até que os sintomas desapareçam.

2. Comprimido de 10 mg

A loratadina na forma de comprimidos é encontrada em embalagem com 6 a 20 comprimidos e deve ser tomada com um copo de água, antes ou após a alimentação e, para uma melhor ação da loratadina, não mastigar e não partir o comprimido.

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos ou com mais de 30 kg de peso corporal: 1 comprimido de 10 mg uma vez por dia.

Os comprimidos de loratadina não devem ser utilizados por crianças com menos de 12 anos.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com loratadina são dor de cabeça, cansaço, dor de estômago, náusea, boca seca, agitação ou sonolência. Em casos mais raros também pode ocorrer queda de cabelo, reações alérgicas severas, problemas de fígado, aumento do ritmo cardíaco, palpitações e tontura.

Além disso, a loratadina pode causar alergia com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. neste caso, deve-se interromper o uso da loratadina e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso a loratadina seja tomada em doses maiores do que as recomendadas e surgirem sintomas de overdose como batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, dor de cabeça forte ou sensação de tontura como se fosse desmaiar.

Quem não deve usar

A loratadina não deve ser usada por crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas que têm asma, insuficiência renal ou hepática.

Este medicamento também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à loratadina.

Qual a diferença entre loratadina e desloratadina? 

A loratadina e a desloratadina são ambos antialérgicos da classe dos anti-histamínicos e atuam da mesma forma, impedindo a ação da histamina, que é a substância que provoca os sintomas da alergia.

No entanto, elas apresentam algumas diferenças. A desloratadina é obtida a partir da loratadina, resultando num remédio que tem maior tempo de ação, o que significa que permanece mais tempo no organismo, e além disso a sua estrutura tem menos capacidade de atravessar o cérebro e provocar sonolência.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Loratadine Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/loratadine.html>. Acesso em 26 Mar 2021
  • SIDHU, Gursharan; AKHONDI, Hossein. Loratadine. StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. 2020
  • MONROE, E. W. Loratadine in the treatment of urticaria. Clin Ther. 19. 2; 232-242, 1997
  • MAY, J. Russell; DOLEN, William K. Management of Allergic Rhinitis: A Review for the Community Pharmacist. Clin Ther. 39. 12; 2410-2419, 2017
Mais sobre este assunto: