8 remédios para otite (e como usar)

Alguns remédios para otite, como o ibuprofeno, o paracetamol ou a hidrocortisona, podem ajudar a reduzir a inflamação do canal auditivo externo ou ouvido médio, aliviando a dor de ouvido ou desconforto.

Além disso, nos casos de infecções bacterianas, o otorrinolaringologista pode indicar antibióticos para otite, como a polimixina B ou o ciprofloxacino, na forma de gotas para pingar no ouvido ou comprimidos para uso oral.

Leia também: Otite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/otite

O tratamento com remédios para otite deve sempre ser feito com indicação do otorrinolaringologista, de acordo com o tipo de otite e sua causa.

Pediatra examinando o ouvido de uma criança sorridente

8 remédios para otite

Os principais remédios para otite são:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico e antitérmico que pode ser indicado pelo médico para aliviar a dor de ouvido causada pela otite média ou otite externa.

Esse remédio também pode baixar a febre que pode surgir nos caos de infecções no ouvido, podendo ser usado por adultos, crianças, grávidas ou lactantes.

O paracetamol pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, para uso oral, e deve ser usado com indicação do otorrinolaringologista.

Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg. Veja como usar o paracetamol corretamente.

2. Dipirona

A dipirona é outro analgésico e antitérmico que pode ser indicado pelo otorrinolaringologista para aliviar a inflamação no ouvido e os sintomas da otite externa ou otite media aguda, como dor de ouvido ou febre.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimido ou xarope, para ser tomado por via oral, e não deve ser usado por grávidas, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg e para pessoas que têm alergia à dipirona ou outros remédios para dor ou febre.

Como usar: a dose recomendada para adultos e adolescentes com mais de 15 anos é de 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL em dose única. A dose diária não deve ultrapassar 40 gotas, até no máximo 4 vezes por dia. Saiba como tomar a dipirona.

3. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide indicado para a dor de ouvido causada pela otite, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias que causam a inflamação e a dor no ouvido.

Leia também: Dor de ouvido: 12 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-ouvido

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, cápsulas gelatinosas, suspensão oral ou gotas para uso oral, e deve ser usado somente com indicação do otorrinolaringologista.

O ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por bebês menores de 6 meses de idade, ou por pessoas com dengue suspeita ou confirmada, ou alérgicas ao ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 200 mg a cada 4 a 6 horas, ou conforme orientação médica. A dose máxima diária não deve ultrapassar 6 comprimidos de 200 mg por dia, em doses divididas. Saiba como tomar o ibuprofeno

4. Hidrocortisona

A hidrocortisona, associada ao ciprofloxacino, é indicado para o tratamento da otite externa bacteriana, pois contém um corticoide com potente ação anti-inflamatória e um antibiótico, que elimina bactérias que estão causando a infecção.

Esse remédio é encontrado na forma de gotas para pingar no ouvido, como o nome comercial Otociriax.

A hidrocortisona + ciprofloxacino não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano ou por pessoas com infecções no ouvido causadas por fungos, tuberculose ou herpes, perfuração no tímpano ou otite média. Na gravidez ou lactação, esse remédio só deve ser usado se indicado pelo médico.

Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 1 ano é de 3 gotas no ouvido afetado, 2 vezes por dia, por 7 dias de tratamento, conforme orientação médica. 

5. Ciprofloxacino

O ciprofloxacino é um antibiótico indicado para o tratamento da otite média aguda causada por bactérias, sendo encontrado na forma de comprimidos para uso oral ou gotas para aplicar no ouvido.

Os comprimidos de ciprofloxacino só devem ser usados por adultos e são contraindicados para mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a esse remédio. 

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 250 ou de 500 mg, 2 vezes por dia, conforme orientação médica. Veja como usar o ciprofloxacino corretamente.

6. Polimixina B e neomicina

A polimixina B e neomicina são antibióticos na forma de gotas otológicas para pingar no ouvido, indicados para o tratamento da otite externa causada por bactérias.

Leia também: Otite externa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/otite-externa

Esse remédio pode ser encontrado em associação com a hidrocortisona, com o nome comercial Otosporin, ou ainda em associação com a fluocinolona acetonida, com o nome Otosylase.

Como usar: no caso da gotas de Otosporin (polimixina B, neomicina e hidrocortisona) a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 3 gotas no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia, durante 7 a 10 dias, conforme orientação médica.

Já a dose das gotas de Otosylase (polimixina B, neomicina e fluocinolona acetonida) para adultos é de 3 ou 4 gotas no ouvido afetado, de 2 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.

7. Lidocaína

A lidocaína, associada a polimixina B, tem ação antibiótica e anestésica, que ajudam a eliminar bactérias causadoras da otite externa e a aliviar a dor de ouvido.

Leia também: 5 dicas simples para aliviar a dor de ouvido tuasaude.com/4-dicas-para-diminuir-a-dor-de-ouvido

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Lidosporin e é contraindicado nos casos de perfuração no tímpano ou alergia aos componentes da fórmula.

Como usar: a dose recomendada para adultos, crianças ou lactentes é de 3 a 4 gotas do Lidosporin no ouvido afetado, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação do otorrinolaringologista. Para crianças, esse remédio só deve ser usado com supervisão médica.

8. Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico que pode ser indicado pelo otorrinolaringologista nos casos de otite média ou interna, sendo encontrado na forma de comprimidos ou suspensão para uso oral.

Leia também: Otite média: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/otite-media

Geralmente, esse remédio é indicado quando a dor de ouvido não passar em 72 horas com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.

A amoxicilina não deve ser usada por pessoas que tenham alergia as penicilinas ou cefalosporinas. Durante a gravidez ou amamentação, esse remédio só deve ser usado se indicado pelo médico.

Como usar: a dose normalmente recomendada da amoxicilina para adultos é de 250 mg a 500 mg por via oral, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica. Saiba como tomar a amoxicilina.

Outros antibióticos por via oral, que podem ser indicados pelo médico são azitromicina ou ceftriaxona, por exemplo.

Remédio para otite infantil

Os remédios para otite infantil são principalmente analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor de ouvido, inflamação ou febre.

Leia também: Dor de ouvido em bebê: sintomas e remédios tuasaude.com/dor-de-ouvido-em-bebe

Para crianças com menos de 6 meses, que apresentam febre acima de 39ºC, dor de ouvido grave ou apresentam sintomas de otite por 48 horas, o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, como a amoxicilina.

Os remédios para otite infantil devem sempre ser indicados pelo pediatra ou otorrinolaringologista pediátrico, após a avaliação da criança e da causa da otite.

Remédio caseiro para otite

Um bom remédio caseiro para otite é colocar uma bolsa de água morna sobre o ouvido afetado, pois o calor ajuda a aumentar a circulação no local, reduzindo a dor de ouvido.

Esse remédio caseiro é uma boa forma de complementar o tratamento recomendado pelo otorrinolaringologista, e não substitui o uso de remédios ou outros tratamentos recomendados pelo médico.

Leia também: 4 remédios caseiros para otite tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-otite

Vídeos relacionados