Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor de ouvido: principais causas e como aliviar

A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após estar muito tempo ao frio ou ao introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula ou crescimento de um dente, por exemplo.

Para tratar a dor de ouvido é recomendado consultar o otorrinolaringologista, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso dos bebês e crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.

Dor de ouvido: principais causas e como aliviar

Algumas causas de dor no ouvido são:

1. Infecção do ouvido

A infecção no ouvido, também conhecida como otite, é caracterizada por dor no ouvido, coceira, febre e presença de secreção ou acúmulo de líquido no ouvido. Em alguns casos, o microrganismo responsável pela infecção do ouvido também pode ser da garganta, após uma inflamação local, com sintomas como dor, desconforto e dificuldade para engolir, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de infecção no ouvido.

O que fazer: No caso da infecção não passar sozinha ou os sintomas serem bastantes desconfortáveis, é importante ir ao otorrino ou ao médico de família para que seja feita uma avaliação do ouvido e seja indicado o tratamento, que normalmente é feito com antibióticos. Além disso, para aliviar os sintomas, pode-se tomar também analgésicos, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo, de acordo com a recomendação do médico.

2. Diferença de pressão

Quando há diferença de pressão, como o que acontece quando o avião está decolando ou aterrissando, por exemplo, pode haver dor de ouvido e sensação de que o ouvido está tapado, o que pode ser bastante desconfortável.

O que fazer: Uma opção para aliviar o desconforto e evitar a dor de ouvido causada pela diferença de pressão é mascar chiclete ou bocejar nesses momentos. No caso do bebê, dar uma mamadeira de água é uma boa forma de aliviar a dor. Confira mais dicas para aliviar as dores de ouvido no avião.

3. Alterações articulares

Alguns problemas envolvendo articulações, como artrite ou deslocamento da articulação da mandíbula, por exemplo, também podem causar dor de ouvido, além de também haver dor no local da articulação acometida. No caso de ser devido a problemas na articulação da mandíbula, a ATM, por exemplo, pode surgir também dor ao abrir a boca para bocejar ou mastigar, dor de cabeça, por exemplo.

O que fazer: Uma forma de aliviar a dor é colocar uma compressa de água morna junto do ouvido e da articulação para aliviar a dor. No entanto, o mais recomendado é que o otorrino seja consultado para que sejam feitos exames mais específicos e seja iniciado o tratamento mais adequado. Saiba mais sobre a Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM) e principais sintomas

4. Amigdalite

A amigdalite é a infecção da garganta que pode ser devido à presença de bactérias, vírus ou fungos e que além de causar dor e desconforto na garganta, também pode causar dor no ouvido pelo fato do ouvido ser um órgão próximo.

O que fazer: Nestes casos, é aconselhado consultar o médico para iniciar o tratamento com analgésicos ou anti-inflamatórios. Pode ainda ser necessário recorrer ao uso de antibióticos, como a Amoxicilina, por exemplo, no caso da amigdalite ser causada por bactérias.

Além destas causas, a dor de ouvido também pode ser provocada pelo crescimento dos dentes no bebê, nascimento dos dentes do siso no adulto ou problemas nos dentes, como abcesso, cárie ou bruxismo, por exemplo. Nestes casos é recomendado consultar o dentista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Dor de ouvido: principais causas e como aliviar

Como identificar a dor de ouvido no bebê

Para identificar a dor de ouvido, principalmente no caso do bebê e das crianças, deve-se estar atento aos seguintes sinais:

  • Coceira no ouvido;
  • Irritabilidade e choro fácil;
  • Dificuldade para dormir;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
  • Perda de equilíbrio.

Nos casos de infecção do ouvido, também podem surgir outros sintomas, como febre acima de 38ºC, líquido saindo do canal auditivo ou mau cheiro perto do ouvido. Nestes casos é recomendado consultar o médico para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos. Saiba mais sobre a dor de ouvido infantil

O que fazer na dor de ouvido

O tratamento para dor de ouvido deve ser sempre orientado por um médico, após o diagnóstico do problema que está causando a dor, podendo incluir o uso de analgésicos, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou antibióticos, como a Amoxicilina, no caso de ser verificado que a dor no ouvido é causada por bactérias.

Porém, para aliviar a dor de ouvido em casa pode-se colocar uma bolsa de água morna junto ao ouvido durante 15 minutos e descansar sentado, em vez de deitado, para reduzir a pressão no ouvido. No entanto, estes tratamentos caseiros só devem ser utilizados para aliviar a dor até à consulta com o médico e nunca devem substituir o tratamento médico. Veja também 4 dicas para diminuir a dor de ouvido.

Quando procurar o médico

É recomendado consultar o médico quando a dor de ouvido durar mais que 3 dias, piorar nas primeiras 48 horas ou surgirem outros sintomas, como febre acima de 38ºC, tonturas, dor de cabeça ou inchaço no ouvido.

Nestes casos, é recomendado consultar um otorrinolaringologista ou um médico de família para que sejam solicitados exames e seja possível identificar a causa, podendo indicar outro profissional de saúde mais adequado para iniciar o tratamento, caso seja necessário.

Bibliografia >

  • PIGNATARI, Shirley S.N.; ANSELMO-LIMA, Wilma T. Tratado de Otorrinolaringologia da ABORL e CCF. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem