Polimixina B: para que serve e como usar

Polimixina B é um antibiótico indicado para infecções urinárias, meningite, bacteremia, otite bacteriana, dermatites infectadas ou furúnculos, pois age provocando a morte das bactérias ao romper sua membrana celular.

A polimixina pode ser encontrada em hospitais na forma de injeção ou comprada em farmácias ou drogarias na forma de colírio, pomada oftalmológica ou dermatológica ou gotas para os ouvidos, geralmente associada a outras substâncias como neomicina, lidocaína ou dexametasona, por exemplo.

A polimixina B deve ser usada somente com indicação clínico geral, pediatra, dermatologista, otorrinolaringologista ou oftalmologista, com doses e pelo tempo de tratamento indicado pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.

Médica receitando remédio para paciente

Para que serve

A polimixina B é indicada para:

  • Infecções urinárias;
  • Meningites;
  • Bacteremias;
  • Otite externa ou pós operatório de cirurgias no ouvido;
  • Inflamações nas pálpebras, conjuntiva, córnea e parte anterior do globo ocular;
  • Infecções agudas causadas Pseudomonas Aeruginosa.

Além disso, a polimixina B na forma de pomada dermatológica pode ser indicada para dermatites infectadas, furúnculos, eczema, impetigo, foliculite, acne, queimaduras ou feridas infectadas.

Onde age a polimixina B?

A polimixina B age na membrana da célula da bactéria, neutralizando suas toxinas, provocando a ruptura da membrana e levando à morte da bactéria.

Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns tuasaude.com/antibiotico

Como usar

A forma de usar a polimixina B varia de acordo com sua apresentação e substâncias associadas, e inclui:

1. Polimixina B injetável

A polimixina B injetável deve ser usada por aplicação diretamente no músculo, veia ou por via intratecal, somente em hospitais.

A posologia da polimixina B para adultos e crianças é:

Via de aplicação Posologia
Uso intravenoso (aplicação na veia)
  • Adultos e crianças com mais de 2 anos: 15.000 a 25.000 UI/Kg de peso corporal, por dia, em doses divididas a cada 12 horas;
  • Bebês de 1 mês a 2 anos: 15.000 40.000 UI/Kg de peso corporal, por dia, em doses divididas a cada 12 horas.
Intramuscular (aplicação no músculo)
  • Adultos e crianças com mais de 2 anos: 25.000 a 30.000 UI/Kg de peso corporal, por dia, em doses divididas a cada 4 a 6 horas;
  • Bebês de 1 mês a 2 anos: 25.000 - 40.000UI/kg de peso corporal, por dia, em doses divididas a cada 4 a 6 horas UI/Kg/dia.
Intratecal (aplicação no espaço intratecal na coluna)
  • Adultos e crianças com mais de 2 anos: 50.000 UI, 1 vez por dia, durante 3 a 4 dias, seguida de 50.000 UI a cada 48 horas por pelo menos 2 semanas após a cultura do liquor se apresentar negativa e a concentração de glicose voltar ao normal;
  • Bebês de 1 mês a 2 anos: 20.000 UI, 1 vez/dia por 3 a 4 dias ou 25.000 UI, 1 vez por dia a cada 48 horas. Continuar com uma dose de 25.000UI a cada 48 horas por pelo menos 2 semanas após as culturas do liquor se apresentarem negativas e a concentração de glicose voltar ao normal.

No caso de pessoas com problemas renais, as doses devem ser reajustadas pelo médico.

A polimixina B injetável deve ser diluída antes da sua aplicação, pois é um pó.

2. Fluocinolona acetonida + polimixina B + neomicina + lidocaína

A fluocinolona acetonida + sulfato de polimixina B + sulfato de neomicina + cloridrato de lidocaína (0,250 mg/mL + 10.000 UI/mL + 3,50 mg/mL + 20,00 mg/mL) é uma solução otológica indicada para otite externa bacteriana, encontrada como genérico ou com o nome comercial Otosylase.

Para usar essa solução, deve-se limpar e secar o canal auditivo externo afetado. Não usar sabonete ou outros produtos para limpar o ouvido, pois pode inativar a polimixina B.

A dose recomendada para adultos ou crianças é de 3 ou 4 gotas aplicadas no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia, ou conforme recomendação do otorrinolaringologista.

Leia também: 11 remédios para ouvido inflamado (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-ouvido-inflamado

3. Dexametasona + neomicina + polimixina B

A dexametasona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B é um colírio ou pomada oftálmica indicada para prevenir ou tratar infecções nas pálpebras, conjuntiva, córnea e parte anterior do globo ocular, em adultos ou crianças com mais de 2 anos.

  • Colírio (1mg/mL + 3,5mg/mL + 6.000UI/mL): 1 a 2 gotas aplicadas no saco conjuntival, de 4 a 6 vezes por dias em infecções leves, ou a cada 1 hora em infecções graves, conforme orientação do oftalmologista;
  • Pomada oftálmica Maxitrol ou Maxinon (1,0 mg/g + 5,0 mg/g + 6.000 UI/g): aplicar 1 a 1,5 cm da pomada no saco conjuntival do olho afetado, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação do oftalmologista.

É importante não encostar a ponta do frasco do colírio ou da bisnaga da pomada no olho, para evitar a contaminação do remédio.

No caso do colírio, deve-se sacudir o frasco antes do uso para misturar os componentes da suspensão.

Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirio

4. Hidrocortisona + neomicina + polimixina B

A hidrocortisona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B (10 mg/mL + 5 mg/mL + 10.000 UI/mL) é uma suspensão otológica indicada para otite externa em adultos ou crianças com mais de 1 ano, encontrada com o nome comercial Otosporin.

As doses da hidrocortisona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B variam de acordo com a idade e inclui:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 3 gotas no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia;
  • Crianças de 1 a 12 anos: 2 gotas de no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia.

O tempo de tratamento com hidrocortisona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B é de 7 a 10 dias, conforme orientação do otorrinolaringologista.

Leia também: 8 remédios para otite (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-otite

5. Polimixina B + lidocaína

O sulfato de polimixina B + lidocaína A polimixina B + lidocaína (12.000 UI/mL + 45,4 mg/mL) é uma solução otológica para otite externa aguda ou pós-cirúrgico de cirurgias no ouvido, podendo ser usada por adultos ou crianças.

As doses normalmente recomendadas dessa solução encontrada com o nome comercial Lidosporin são:

  • Adultos: 3 ou 4 gotas no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia;
  • Crianças e lactentes: 2 ou 3 gotas no ouvido afetado, 3 a 4 vezes por dia.

É importante limpar e secar o canal auditivo externo afetado, sem usar sabonete ou outros produtos, pois pode inativar a polimixina B.

6. Polimixina B, prednisolona, benzocaína e clioquinol

A pomada dermatológica de sulfato de polimixina B, prednisolona, benzocaína e clioquinol (1,425 mg/g + 4 mg/g + 5 mg/g + 30 mg/g) é indicada para dermatites infectadas, furúnculos, eczema, impetigo, foliculite, acne ou queimaduras, em adultos ou crianças com mais de 2 anos.

Para usar essa pomada, encontrada com o nome comercial Predmicin, deve-se aplicar uma fina camada sobre a região da pele afetada, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do dermatologista.

Leia também: 6 pomadas para furúnculo (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-furunculo

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da polimixina B são dor de cabeça, sonolência, irritabilidade, fraqueza, formigamento, tontura, vertigem, vermelhidão no rosto ou dor no local da injeção.

A polimixina B na forma de colírio ou pomada oftálmica, pode causar irritação, coceira ou vermelhidão nos olhos, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento ou aumento da pressão intraocular.

Já a solução em gotas para o ouvido, pode causar efeitos colaterais como dor na orelha, zumbido no ouvido ou diminuição da audição.

No caso da pomada dermatológica, podem surgir febre, intoxicação do sistema nervoso central, bolhas na pele, dermatite de contato, coceira ou irritação na pele, ou prurido.

Quem não deve usar

A polimixina B não deve ser usada por pessoas que têm alergia à polimixina B ou outros componentes da fórmula.

Durante a gravidez, a polimixina B só deve ser usada se recomendado pelo médico após avaliar os riscos para o bebê e os benefícios do tratamento para a mulher.

A polimixina B deve ser usada com cautela por pessoas com problemas renais, sendo recomendados doses menores nesses casos.

As gotas para o ouvido, pomada oftalmológica ou dermatológica ou colírio também não devem ser usadas nos casos de infecções por fungos ou vírus, vaccínia, herpes simples, catapora ou perfuração no tímpano.

Vídeos relacionados

MENINGITE: 8 sintomas que não pode ignorar!

06:24 | 73.446 visualizações

6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

08:27 | 474.486 visualizações

Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

07:47 | 603.081 visualizações

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 285.517 visualizações