Otite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dezembro 2021

A otite é uma inflamação ou infecção no ouvido, que pode ser causada pelo uso de cotonetes, introdução de objetos pequenos, entrada de água ou contaminação de vírus ou bactérias no ouvido.

Por afetar diferentes partes do ouvido, a otite normalmente é classificada em externa, média ou interna, e geralmente causa sintomas como dor no ouvido, febre, presença de secreção e redução da audição.

O diagnóstico da otite é feito por um otorrinolaringologista através de uma avaliação clínica e o tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos, analgésicos ou timpanocentese, que é a introdução de um tubo flexível no ouvido para remover a secreção.

Otite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sinais e sintomas

De acordo com a localização, os principais sinais e sintomas de otite podem incluir:

  • Dor no ouvido;
  • Febre;
  • Coceira no ouvido;
  • Diminuição da audição;
  • Vermelhidão ou inchaço da orelha;
  • Presença de líquido no ouvido;
  • Tontura;
  • Sensação de pressão no ouvido;
  • Zumbido no ouvido.

Além disso, bebês e crianças com otite podem apresentar sinais, como esfregar ou coçar as orelhas, chorar muito sem motivo aparente, especialmente à noite, ficarem irritadas ou ter dificuldades para dormir.

Em infecções mais complicadas, a otite pode ainda causar mudanças de humor, paralisia facial, labirintite ou outras alterações no sistema nervoso central, sendo, por isso, aconselhado passar por uma consulta com um otorrinolaringologista assim que iniciarem os primeiros sintomas.

Tipos de otite

A otite pode ser classificada de acordo com as suas causas,  sintomas específicos e localização:

1. Otite externa

A otite externa é uma infecção que acontece na parte externa da orelha até o início do tímpano, membrana que separa o ouvido externo do médio e que é importante para a audição. Este tipo de otite normalmente é causada pelo uso de cotonetes, introdução de pequenos objetos no ouvido, ou exposição ao calor e umidade, comum após frequentar praia ou piscina.

Essa infecção pode surgir em adultos ou crianças e normalmente causa sintomas como dor no ouvido, coceira, vermelhidão ou inchaço da orelha, sendo geralmente tratada pelo otorrinolaringologista com o uso de corticoides e antibióticos. Veja como é o tratamento da otite, incluindo opções caseiras.

2. Otite média

A otite média é uma inflamação localizada na parte de trás do tímpano, sendo geralmente causada como consequência de gripes ou resfriados, ou associada à vírus, como Influenza ou rinovírus, ou bactérias, como Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae. Em casos mais raros, a otite média também pode ser causada por alergia, refluxo, infecção por fungos ou alterações na estrutura do ouvido.

Essa inflamação é muito comum em crianças, podendo levar a sinais e sintomas, como febre, irritabilidade, choro, especialmente à noite, irritação, dificuldade para dormir e a presença de secreção no ouvido.

O tratamento da otite média varia de acordo com os sintomas, sendo geralmente recomendado o uso de anti-inflamatórios, como ibuprofeno, analgésicos ou antibióticos. Entenda como é feito o tratamento da otite média.

3. Otite interna

A otite interna é uma infecção na região mais profunda do ouvido, onde fica o labirinto, uma estrutura responsável pelo equilíbrio do corpo e audição. Este tipo de inflamação geralmente é provocada por vírus ou bactérias, podendo causar sintomas como tontura, dor no ouvido, problemas de equilíbrio, zumbido ou perda da audição.

Os sintomas mais comuns da otite interna incluem dor de ouvido, tontura, náuseas, perda de audição e problemas de equilíbrio, podendo ser indicado o tratamento com antibióticos e anti-histamínicos.

Possíveis causas da otite

As principais causas da otite são:

  • Infecções causadas por vírus, como vírus sincicial respiratório e o rinovírus; 
  • Infecções causadas por bactérias, como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis;
  • Introdução de objetos pequenos no ouvido;
  • Uso de cotonetes;
  • Alergia;
  • entrada de água no ouvido;
  • Refluxo;
  • Alterações na estrutura do ouvido.

Além disso, o uso de mamadeiras para alimentar bebês e crianças também pode causar o refluxo do leite para a parte média do ouvido, facilitando uma infecção.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da otite deve ser feito por um otorrinolaringologista, ou pediatra, no caso de crianças, através de avaliação da história clínica, dos sinais e sintomas, e do exame do ouvido, feito com o uso do otoscópio, um equipamento médico para observar o interior do ouvido.

Além disso, o médico também pode solicitar alguns exames específicos para diagnosticar o tipo de otite, como exame de sangue, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como é feito o tratamento

O tratamento para otite varia de acordo com a localização, os sintomas e a causa, e tem o objetivo de aliviar os sintomas e combater as bactérias ou vírus que estejam causando a infecção ou inflamação. 

Desta forma, os principais tratamentos para cada tipo de otite são:

1. Otite externa

O tratamento para otite externa deve ser prescrito por um otorrinolaringologista ou pediatra, podendo ser recomendado o uso de alguns medicamentos para diminuir a dor, como paracetamol, e remédios de uso tópico, como corticoides ou antibióticos, como o ciprofloxacino.

Além disso, o médico também pode prescrever a lavagem, em consultório, do ouvido com água morna e aplicação de soro ou soluções alcoólicas, com auxílio de algodão ou gaze, para limpeza do ouvido.

2. Otite média

No tratamento da otite média geralmente o médico recomenda o uso de medicamentos analgésicos para aliviar a dor, anti-histamínicos, descongestionantes ou antibióticos, como a amoxicilina.

Em casos mais graves, o médico pode recomendar alguns procedimentos, como a timpanocentese ou  a miringotomia, um corte feito no tímpano para drenar o líquido, ou uma cirurgia para remover o líquido do ouvido.

Além disso, algumas medidas caseiras, como beber o mínimo de 2 litros de água por dia, manter uma alimentação balanceada e fazer uma compressa morna na área externa do ouvido também podem auxiliar no tratamento e aliviar os sintomas da otite média.

3. Otite interna

Por ser uma infecção que pode comprometer o sistema nervoso central, o tratamento da otite interna geralmente é feito com internação hospitalar para a administração de antibióticos diretamente na veia. Além disso, o otorrinolaringologista também pode recomendar a miringotomia ou mastoidectomia, uma cirurgia para limpar e retirar o tecido afetado do ouvido, aliviando os sintomas da infecção.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SCZMUILOWICZ, Jacob; YOUNG, Randall. Infections of the Ear. Emergency Medicine Clinics of North America. Vol.37. 1.ed; 1-9, 2019
  • NHS. Labyrinthitis and vestibular neuritis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/>. Acesso em 03 Dez 2021
  • PAÇO, João. Otites na Prática clínica: guia de diagnóstico e tratamento. 1.ed. Queluz, Portugal: Bial, 2010. 9-137.
Mais sobre este assunto: