Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a Otite Externa

A otite externa é a infecção de ouvido comum em bebês e crianças, mas que também acontece depois de ir à praia ou à piscina, por exemplo. 

Os principais sintomas são a dor de ouvido, coceira e pode haver febre ou secreção esbranquiçada ou amarelada. O tratamento pode ser feito com remédios como Dipirona ou Ibuprofeno, indicados pelo médico. Nos casos onde há presença de secreção amarelada, indicando pus, o uso de antibióticos pode ser necessário.

Como identificar e tratar a Otite Externa

Sintomas da Otite externa

Os sintomas da infecção de ouvido na sua parte mais externa são mais brandos que a a otite média, e são:

  • Dor de ouvido, que pode surgir ao puxar levemente o ouvido;
  • Coceira no ouvido;
  • Descamação da pele do canal auditivo;
  • Vermelhidão ou inchaço da orelha;
  • Pode haver secreção esbranquiçada;
  • Perfuração do tímpano.

O médico faz o diagnóstico ao observar dentro do ouvido com um otoscópio, além de observar os sintomas apresentados e a sua duração e intensidade. Se os sintomas permanecerem por mais de 3 semanas pode ser indicado retirar uma parte do tecido para identificar fungos ou bactérias.

O que causa

A causa mais comum a exposição ao calor e a umidade, comum após frequentar praia ou piscina, o que facilita a proliferação de bactérias, uso de cotonetes, introdução de pequenos objetos no ouvido. Entretanto, outras causas mais raras podem acontecer, como picada de inseto, exposição excessiva ao sol ou frio, ou, até, por doenças inflamatórias auto-imunes, como lúpus.

Quando a infecção de ouvido se torna persistente, sendo chamada de otite externa crônica, as causas podem ser o uso de fones de ouvido, protetores acústicos, e a introdução de dedos ou canetas dentro da orelha, por exemplo.

Já a otite externa maligna ou necrosante, é uma forma mais agressiva e grave da infecção, mais comum em pessoas com a imunidade comprometida ou diabéticos descontrolados, que inicia na parte externa da orelha e evolui durante semanas a meses, causando intenso comprometimento do ouvido e fortes sintomas. Nestes casos, pode ser indicado o tratamento com antibióticos mais potentes, por um tempo prolongado de 4 a 6 semanas.

Como identificar e tratar a Otite Externa

Remédios para Otite externa

O tratamento é feito com a orientação do clínico geral ou otorrino, geralmente, com a utilização de remédios tópicos que promovem a limpeza para o ouvido como soro, soluções alcoólicas, além de corticóides e antibióticos tópicos, como Ciprofloxacino, por exemplo. Se houver perfuração do tímpano pode ser indicado acetotartarato de alumínio 1,2% 3 vezes ao dia, 3 gotas. 

O clínico geral ou otorrinolaringologista poderão indicar o uso de analgésicos, como Dipirona, Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, especialmente nos bebês e nas crianças. Os antibióticos para pingar na orelha podem ser usados nos adolescentes ou adultos, quando há sinais de infecção causada por bactérias, como presença de secreção amarelada (pus), mau cheiro no ouvido ou infecção que não cessa mesmo após 3 dias do uso combinado de Dipirona+ Ibuprofeno.

Os remédios que podem ser usados incluem neomicina, polimixina, hidrocortisona, ciprofloxacino, oflxacina ótica, gentamicina oftálmica e tobramicina oftálmica.

Tratamento caseiro 

Para complementar o tratamento indicado pelo médico, também é importante adotar certas medidas caseiras para se recuperar mais rápido:

  • Evitar limpar o ouvido com os dedos, cotonetes ou tampas de caneta, por exemplo, preferindo limpar somente com a pontinha de uma toalha depois do banho;
  • Se for à piscina com frequência usar sempre uma bola de algodão umedecida com um pouquinho de vaselina dentro do ouvido;
  • Ao lavar o cabelo, preferir inclinar a cabeça para frente e logo depois enxugar o ouvido. 
  • Tomar chá de guaco com poejo, porque ele ajuda a eliminar o catarro, sendo útil para curar a gripe ou resfriado mais rápido. Como as secreções agravam a infecção de ouvido, esta pode ser uma boa estratégia para adolescentes ou adultos.

Se houver descamação ou pus no ouvido pode-se fazer a limpeza da região com a pontinha da toalha limpa molhada em água morna. A lavagem do ouvido não deve ser realizada em casa, porque pode haver perfuração do tímpano, para evitar que a infecção piore.

Como aliviar a dor de ouvido

Uma boa forma de aliviar a dor de ouvido é colocar uma compressa morna na orelha e descansar. Para isso pode-se passar uma toalhinha à ferro para esquentar um pouco e depois deitar sobre ela, encostando o ouvido que está doendo. No entanto, não exclui a necessidade de usar os remédios indicados pelo médico.

Quanto tempo demora para curar 

A infecção de ouvido deve ser tratada com os remédios indicados pelo médico e a cura chega em aproximadamente 3 semanas de tratamento. No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar