Otite externa: o que é, sintomas, causas e tratamento

julho 2022
  1. Sintomas
  2. Diagnóstico
  3. Marcar consulta
  4. Causas
  5. Tratamento

A otite externa é a inflamação da parte mais externa do ouvido que pode causar sintomas como dor no ouvido, coceira, descamação do canal auditivo e diminuição da audição.

Geralmente, a otite externa é mais comum quando se fica muito tempo usando fones de ouvido, devido a alergias ou após ir à praia ou à piscina, devido ao calor e à umidade, que favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de otite externa, é importante consultar um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais indicado, que pode envolver o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e/ ou antibióticos.

Sintomas de otite externa

Os principais sintomas indicativos de otite externa são:

  • Dor de ouvido, que pode surgir ao puxar levemente o ouvido;
  • Coceira no ouvido;
  • Diminuição da audição;
  • Descamação da pele do canal auditivo;
  • Vermelhidão ou inchaço da orelha;
  • Pode haver secreção esbranquiçada.

No caso das crianças, é possível desconfiar de otite quando a criança coloca a mão várias vezes no ouvido, chora muito e fica mais irritada, por exemplo, sendo importante que o pediatra seja consultado para que seja feita uma avaliação do ouvido e possa ser iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da otite externa é feito pelo otorrinolaringologista ou pediatra, no caso das crianças, a partir da avaliação do ouvido, o que é feito utilizando o otoscópio, que é um equipamento médico que permite avaliar o ouvido com detalhes. Além disso, é feita uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, sua duração e intensidade.

A partir da avaliação dos sintomas e com o otoscópio, o médico consegue identificar sinais de inflamação e/ ou infecção, podendo indicar o tratamento mais adequado. Caso os sintomas persistam por algumas semanas mesmo após a realização do tratamento, o médico pode indicar que seja coletada uma pequena amostra do tecido do ouvido para que seja analisada em laboratório, já que pode estar relacionada com uma infecção. Dessa forma, é possível identificar o agente infeccioso relacionado com essa inflamação e ser iniciado tratamento mais direcionado.

Quando marcar consulta

É recomendado marcar uma consulta com um otorrinolaringologista ou um clínico geral quando surgem sintomas indicativos de infecção no ouvido, especialmente se forem muito intensos ou acompanhados de febre.

Principais causas

A otite externa pode acontecer como consequência de algumas situações, sendo as principais:

  • Calor e umidade, comum após frequentar praia ou piscina, o que facilita a proliferação de bactérias;
  • Uso de cotonetes;
  • Presença de pequenos objetos no ouvido, o que acontece mais frequentemente em crianças pequenas;
  • Uso de próteses auditivas;
  • Uso de fones de ouvido;
  • Alergia tópica, que pode ser devido a um medicamento em forma de pomada ou creme aplicado no ouvido ou shampoo, por exemplo;

Já a otite externa maligna ou necrosante, é uma forma mais agressiva e grave da infecção, mais comum em pessoas com a imunidade comprometida ou diabéticos descontrolados, que inicia na parte externa da orelha e evolui durante semanas a meses, causando intenso comprometimento do ouvido e fortes sintomas. Nestes casos, pode ser indicado o tratamento com antibióticos mais potentes, por um tempo prolongado de 4 a 6 semanas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para otite externa deve ser feito sob a orientação do otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados e causa da inflamação.

De forma geral, é indicado o uso de remédios tópicos (em gotas) para promover a limpeza do ouvido, como soro e soluções alcoólicas.

Remédios para otite externa

Dependendo da causa da otite externa, pode ainda ser indicado o uso de outros remédios, como corticoides ou antibióticos, como o Ciprofloxacino, por exemplo. Caso seja verificada perfuração do tímpano, pode ser também indicado o uso de acetato de alumínio 1,2% 3 gotas 3 vezes ao dia, ou de acordo com a orientação médica.

O médico pode também indicar o uso de remédios que ajudem a aliviar a dor e diminuir a inflamação, principalmente no caso dos bebês e das crianças.

Quanto tempo dura o tratamento

O tempo de tratamento da otite externa pode variar de acordo com a causa. No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.

Opções de tratamento caseiro

Para complementar o tratamento indicado pelo médico, também é importante adotar algumas medidas caseiras para se recuperar mais rápido:

  • Evitar limpar o ouvido com os dedos, cotonetes ou tampas de caneta, por exemplo, preferindo limpar somente com a pontinha de uma toalha depois do banho;
  • Se for à piscina com frequência usar sempre uma bola de algodão umedecida com um pouquinho de vaselina dentro do ouvido;
  • Ao lavar o cabelo, preferir inclinar a cabeça para frente e logo depois enxugar o ouvido.
  • Tomar chá de guaco com poejo, porque ajuda a eliminar o catarro, sendo útil para curar a gripe ou resfriado mais rápido. Como as secreções agravam a infecção de ouvido, esta pode ser uma boa estratégia para adolescentes ou adultos.

Se houver descamação ou pus no ouvido pode-se fazer a limpeza da região com a pontinha da toalha limpa molhada em água morna. A lavagem do ouvido não deve ser realizada em casa, porque pode haver perfuração do tímpano, para evitar que a infecção piore.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.

Bibliografia

  • SIH, TANIA. Otite externa. Disponível em: <https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/VI_Manual_br_Otite%20Externa%20-%20Tania%20Sih.pdf>. Acesso em 03 dez 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Otite externa. 2014. Disponível em: <http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2036%20Otite%20externa.pdf>. Acesso em 03 dez 2021
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 298320 visualizações