Remédios caseiros para otite

janeiro 2022

Os remédios caseiros para otite, como a compressa de alho e azeite ou a solução de vinagre de maçã, possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, ajudando a combater a inflamação no ouvido e aliviando os sintomas da otite, como dor de ouvido ou sensação de pressão no ouvido, por exemplo.

Para evitar complicações, é recomendado que os remédios caseiros não sejam colocados diretamente no ouvido, pois podem piorar os sintomas. Assim, a melhor forma de realizar o tratamento caseiro é usando um algodão molhado com o remédio caseiro e colocar sobre o ouvido. Veja outras formas de aliviar a dor de ouvido causada pela otite.

É importante ressaltar que, embora tenham benefícios, os remédios caseiros para otite não substituem o tratamento indicado pelo médico. Assim, no caso de surgimento de sintomas da otite, deve-se consultar o otorrinolaringologista para diagnosticar a causa da otite e realizar o tratamento mais adequado. 

Algumas opções de remédios caseiros para otite são:

1. Compressa de alho e azeite

A compressa de alho e azeite tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, que ajuda a diminuir a inflamação do ouvido, ajudando a aliviar os sintomas da otite, como dor ou desconforto no ouvido.

Além disso, o azeite ajuda a lubrificar o ouvido e diminuir o desconforto da inflamação.

Ingredientes

  • 1 dente de alho;
  • 1 fio de azeite.

Modo de preparo

Numa colher de sopa colocar 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e levar ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhar um pedaço de algodão no azeite, espremer para retirar o excesso e colocar no ouvido afetado. Deixar este remédio atuar por cerca de 20 minutos. Repetir o procedimento 3 vezes ao dia.

2. Óleo essencial de verbasco

O verbasco é uma planta medicinal da espécie Verbascum densiflorum, rico em substâncias com propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e cicatrizantes, que ajudam a diminuir a inflamação no ouvido, aliviando os sintomas da otite.

Essa planta medicinal deve ser usada na forma de óleo essencial comprado em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, mas também pode ser preparado em casa com ingredientes naturais.

Ingredientes

  • Flores frescas de verbasco;
  • Meia xícara de azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e colocar em um frasco de vidro limpo e seco. Tampar e deixar repousar por cerca de 3 a 4 semanas, agitando diariamente. Após esse período, filtrar com um filtro de papel, e guardar o óleo em um recipiente escuro, limpo e seco. Aplicar 2 a 3 gotas em um algodão limpo e seco e colocar no ouvido afetado, 2 ou 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas.

O óleo de verbasco não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

3. Chá de equinácea

O chá de equinácea é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes, como flavonoides, ácidos chicórico e rosmarínico, que ajudam a diminuir a produção de substâncias que podem causar a dor e o desconforto da otite, além de fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Para utilizar as folhas da equinácea, deve-se adicioná-las em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Já para a raiz da equinácea, deve-se colocar a raiz para ferver junto com a água por 10 a 15 minutos. Coar e beber 2 vezes por dia.

O chá de equinácea não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação

4. Solução de vinagre de maçã

A solução de vinagre de maçã contém ácido acético na sua composição, com propriedades antibacterianas e antifúngicas, que ajudam a combater bactérias e fungos que causam infecção no ouvido, e assim, a aliviar a dor de ouvido causada pela otite.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de vinagre de maçã;
  • 1 colher (de chá) de água morna.

Modo de preparo

Misturar a água morna e o vinagre de maçã, e aplicar 5 gotas dessa solução em um pedaço de algodão e aplicar no ouvido afetado. Deixar agir por cerca de 5 minutos e retirar o algodão

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • SHARIFI-RAD, Mehdi et al. Echinacea plants as antioxidant and antibacterial agents: From traditional medicine to biotechnological applications. Phytotherapy Research. Vol.232, n.9. 1-11, 2018
  • FRAISE, A. P.; et al. The antibacterial activity and stability of acetic acid. Journal of Hospital Infection. 84. 4; 329-331, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/>. Acesso em 23 mar 2021
  • SON, M. J.; et al. Herbal medicines for the treatment of acute otitis media: protocol for a systematic review. BMJ Open. 3. 11; e003728, 2013
  • SARRELL, E. M.; et al. Naturopathic treatment for ear pain in children. Pediatrics. 111. 5 Pt 1; e574-9, 2003
  • GOPAL, Judy et al. Authenticating apple cider vinegar’s home remedy claims: antibacterial, antifungal, antiviral properties and cytotoxicity aspect. Natural Product Research. Vol.33. 6.ed; 1-5, 2019
  • SARRELL, E. M.; et al. Efficacy of naturopathic extracts in the management of ear pain associated with acute otitis media. Arch Pediatr Adolesc Med. 155. 7; 796-9, 2001
  • IBURG, Anne. O guia das plantas medicinais: ingredientes, efeitos medicinais e aplicações. 1ed. Caracter, 2010. 242-243.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 278308 visualizações