Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor de ouvido em bebê - sintomas e remédios

A dor de ouvido em bebê, muitas vezes é causada por uma inflamação ou infecção no ouvido chamada otite. É uma situação relativamente comum nas crianças de até 5-6 anos de idade. Ela pode ser ocasionada pela entrada de água no ouvido (Otite Externa), causando uma inflamação ou infecção, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido médio (Otite Média) do bebê que, por vezes, é proveniente das secreções típicas de gripes e resfriados.

Além das otites, outras doenças como Caxumba, Sarampo, Pneumonia, Gripe ou Virose também são comuns no bebê. Saiba mais sobre em Guia Completo de Doenças mais comuns no Bebê

Dor de ouvido em bebê - sintomas e remédios

Principais sintomas

Os sintomas de dor de ouvido em bebê podem ser:

  • Irritabilidade;
  • Choro;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade para mamar e o bebê pode inclusive rejeitar a mama;
  • Colocar a mãozinha na orelha muitas vezes;
  • Dificuldade em repousar a cabeça do lado da infecção;
  • Balançar a cabeça para os lados muitas vezes.

Geralmente, a dor de ouvido em bebê dá febre, mas febre moderada que não ultrapassa os 38.5ºC.

Se houver alguma perfuração do tímpano, pode haver mal cheiro na orelha e pus, o que por vezes pode causar perda auditiva momentânea, mas que se não for devidamente tratada pode tornar-se permanente.

Como é feito o tratamento

Qualquer que seja o remédio para dor de ouvido em bebê, ele deve ser prescrito pelo pediatra, e algumas opções para o tratamento incluem:

  • Analgésicos e antipiréticos, como Dipirona ou Paracetamol, para alívio da doe e da febre:
  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, para alívio da inflamação e dor;
  • Antibióticos, como  Amoxicilina ou Cefuroxima, somente devem ser utilizados quando a infecção é causada por bactérias.

Descongestionantes podem ser utilizados quando a otite é acompanhada de um resfriado ou outra infecção respiratória que cause produção de secreção, e também deve ser orientado pelo pediatra.

Opções de tratamento caseiro

Um remédio caseiro complementar para dor de ouvido em bebê é passar uma fralda, com o ferro de passar roupa e colocar perto do ouvido do bebê depois de morno. É necessário ter em atenção a temperatura da fralda para não queimar o bebê (coloque próximo a sua face).

Além disso, durante todo o tratamento, é importante oferecer muitos líquidos e comidas pastosas, como sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas ao bebê. Este cuidado é importante, pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada à dor de garganta e o bebê pode sentir dor ao engolir e, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.

Dor de ouvido em bebê no avião

A dor de ouvido em bebê no avião pode ocorrer se o bebê for viajar de avião. Neste caso, o que se pode fazer é segurar o bebê no colo e colocá-lo para mamar no peito ou na mamadeira durante o pouso e a decolagem. A chupeta também pode ser utilizada, mas ela é menos eficiente. Veja mais dicas aqui.

O ato de sugar e engolir alivia a pressão nos ouvidos do bebê e diminui o incômodo que ele sente durante estes momentos no avião.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...