Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

A dor no ouvido é um sintoma muito comum, que pode surgir sem nenhuma causa aparente ou infecção, sendo muitas vezes provocada pela exposição prolongada ao frio ou pela pressão dentro do ouvido durante um resfriado, por exemplo.

Assim, embora não seja necessário fazer tratamento específico com antibióticos ou qualquer tipo de remédio, existem alguns remédios naturais que podem ser feitos em casa para aliviar o desconforto. Seja em crianças ou em adultos, a dor de ouvido tende a piorar à noite e se agrava com o aparecimento de sinusite ou alergias.

Porém, se a dor demorar mais de 2 ou 3 dias para aliviar é aconselhado consultar o clínico geral para avaliar se existe alguma infecção que precise ser tratada. Veja quais as principais causas de dor no ouvido.

1. Compressa morna

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele.

Esta é uma ótima forma de aliviar a dor de ouvido em crianças, pois não causa qualquer tipo de desconforto.

2. Palito de gengibre

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

O gengibre é uma raiz que possui incríveis poderes anti-inflamatórios e analgésicos que permitem aliviar vários tipos de dor, incluindo a dor no ouvido.

Para usar o gengibre, deve-se cortar um palito com cerca de 2 cm da raiz de um gengibre, fazer pequeno cortes na lateral e inserir no interior do ouvido por cerca de 10 minutos.

3. Inalação de vapor de camomila

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

A camomila tem um forte efeito relaxante e descongestionante que facilita a retirada das secreções do nariz e do ouvido, reduzindo a pressão e aliviando a dor. Além disso, o vapor ajuda a hidratar os canais que ligam o nariz ao ouvido, diminuindo a irritação que pode estar causando a dor.

Para fazer esta inalação deve-se colocar algumas gotas de óleo de essencial de camomila em uma bacia ou panela com água fervente e, depois, colocando uma toalha por cima da cabeça, inalar o vapor. Também é possível utilizar dois punhadas da planta seca ou algumas folhas de eucalipto.

4. Mascar chiclete

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

Mascar um chiclete é uma das formas mais fáceis e simples de aliviar a dor no ouvido. Isso acontece porque o movimento de mascar, ajuda a massajar os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio. Estas tubas são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor.

5. Óleo de alho

5 dicas para diminuir a dor de ouvido

Além de antibiótico, o alho também é um potente analgésico que pode ser usado para aliviar vários tipos de dor no corpo, incluindo no ouvido.

Para usar seus poderes analgésicos deve-se amassar um dente de alho e colocá-lo num pequeno recipiente com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo. Depois, leva-se o recipiente ao microondas durante 2 a 3 minutos. Por fim, é preciso coar a mistura e aplicar 2 a 3 gotas no ouvido que está doendo.

Quando ir ao médico

Na maioria dos casos, a dor no ouvido não é um sintoma grave e pode ser aliviado em casa, porém, é importante ir ao médico se:

  • A dor não melhorar após 2 ou 3 dias;
  • Surgirem outros sintomas como febre, dor de cabeça intensa ou tonturas;
  • Dificuldade para abrir a boca.

Nestes casos pode estar se desenvolvendo uma infecção no ouvido e é importante iniciar o tratamento adequado com antibióticos, como Amoxicilina, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...