Remédios para infecção intestinal

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

Os remédios para infecção intestinal devem ser recomendados pelo médico de acordo com a intensidade dos sintomas e agente infeccioso responsável pela infecção, podendo ser indicado o uso de probióticos, para equilibrar a flora intestinal, ou analgésicos, para aliviar os sintomas.

Quando os sintomas são persistentes e/ou muito intensos, o médico pode recomendar o uso de antibióticos ou antiparasitários de acordo com o responsável pela infecção.

O uso de remédios é complementado por medidas caseiras, como repouso, hidratação e alimentação leve e de fácil digestão, pois assim é possível favorecer a recuperação.

1. Antibióticos

Os antibióticos são normalmente indicados pelo médico quando é confirmada a infecção por bactérias ou parasitas e quando os sintomas são muito intensos ou duradouros, isso porque o agente infeccioso costuma ser eliminado do corpo naturalmente, além de que o uso de antibióticos pode favorecer a resistência microbiana.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol. Veja mais sobre o tratamento para infecção intestinal.

2. Probióticos

Os probióticos podem ser recomendados pelo médico com o objetivo de repor a flora intestinal, promovendo o aumento da quantidade de bactérias boas e diminuição da quantidade do agente infeccioso responsável pelo sintomas de infecção. Assim, pode ser recomendado o uso de Enterogermina, Florax ou Floratil, por exemplo, que ajudam a repor a flora intestinal e fazer com que o intestino volte a funcionar normalmente. Conheça mais sobre os probióticos.

3. Analgésicos

O uso de analgésicos, como o Paracetamol ou o Buscopan, por exemplo, pode ser indicado pelo médico caso a pessoa apresente dor abdominal e dor de cabeça intensa, pois assim é possível aliviar os sintomas e promover a sensação de bem-estar.

4. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para infecção intestinal têm como objetivo repor os minerais perdidos devido à diarreia intensa e os vômitos, além de promover a hidratação. Por esta razão, a reidratação oral é muito importante, podendo ser feita com soluções obtidas na farmácia ou com um soro caseiro que pode ser preparado em casa.

Além disso, para aliviar a dor e diminuir a diarreia podem-se tomar águas saborizadas e chás com propriedade anti-inflamatória, antiespasmódica, antimicrobiana e digestiva que podem ser preparados facilmente em casa, como um chá de hortelã-pimenta, a água de gengibre e a água com limão por exemplo. Veja como preparar os remédios caseiros para infecção intestinal.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • PUBLIC HEALTH ENGLAND. Recommendations for the Public Health Management of Gastrointestinal Infections 2019: Principles and practice. 2019. Disponível em: <https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/861382/management_of_gastrointestinal_infections.pdf>. Acesso em 15 fev 2022
  • SHANE, A. L.; et al. 2017 Infectious Diseases Society of America Clinical Practice Guidelines for the Diagnosis and Management of Infectious Diarrhea. Clinical Infectious Diseases. 65. 12; e45–e80, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • KIM, Y. J.; et al. Guideline for the Antibiotic Use in Acute Gastroenteritis. Infect Chemother. 51. 2; 217-243, 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2593712 visualizações