Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para infecção intestinal

O tratamento para uma infecção intestinal deve ser sempre orientado por um clínico geral ou um gastroenterologista, pois é preciso identificar o tipo de microorganismo que está causando a infecção e, só depois, iniciar o tratamento mais adequado.

No entanto, os cuidados gerais no caso de uma infecção intestinal são:

  • Ficar em repouso até melhora dos sintomas, evitando ir à escola ou trabalho;
  • Comer carne branca grelhada, verduras e frutas, para reduzir a tensão sobre o sistema gastrointestinal. Confira o que comer em caso de infecção intestinal;
  • Evitar alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, laticínios e comidas picantes, reduzindo o estresse sobre o órgão afetado;
  • Beber muitos líquidos, na forma de água, chá, soro caseiro ou água de côco, para manter a hidratação corporal;
  • Lavar e cozinhar bem os alimentos, evitando a ingestão de mais micro-organismos.
Tratamento para infecção intestinal

Estes cuidados podem ser suficiente para tratar a infecção intestinal, pois o corpo é capaz de fazer limpeza intestinal, eliminando muitos dos organismos responsáveis pela infecção.

Porém, quando a infecção intestinal não passa em 3 dias ou existe piora dos sintomas, pode ser necessário fazer o tratamento com antibióticos orais, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino segundo indicação do médico.

1. Infecção intestinal viral

As infecções virais geralmente são as mais fáceis de tratar, pois não precisam de um tipo de tratamento específico, sendo eliminadas pelo próprio organismo. Assim, durante os 3 dias em que surgem os sintomas é muito importante manter as indicações gerais, como ficar de repouso, beber muitos líquidos e evitar comidas de difícil digestão.

2. Infecção intestinal bacteriana

Estas infecções normalmente surgem após a ingestão de alimentos mal lavados ou contaminados com bactérias, como Salmonella ou E. coli, por exemplo. Nestes casos é comum o surgimento de sintomas como sangue nas fezes, dor abdominal intensa e febre persistente.

O tratamento, além dos cuidados gerais, pode ainda ser feito com antibióticos receitados pelo gastroenterologista, como Neomicina ou Amoxicilina, mas normalmente só são utilizados em casos de diarreia muito intensa. Para escolher o melhor antibiótico, o médico pode pedir um exame de fezes, para identificar o tipo de bactéria responsável e indicar o melhor antibiótico.

Uma vez que os antibióticos eliminam tanto as bactérias que estão causando a infecção, assim como as bactérias saudáveis do intestino, é importante associar um probiótico ao tratamento, para ajudar a re-equilibrar a flora intestinal. Veja uma lista dos principais tipos de probióticos.

3. Infecção intestinal por parasitas

A infecção causada por um parasita também surge da ingestão de alimentos contaminados com ovos destes parasitas, que acabam se desenvolvendo no estômago ou intestino, causando uma infecção com sintomas como coceira anal, dificuldade para engordar, presença de vermes nas fezes ou dificuldade para dormir.

Nestes casos, o gastroenterologista pode aconselhar um remédio vermífugo, como Albendazol ou Mebendazol, por exemplo, que podem ser usados até 3 dias, mas que depois precisam ser repetidos cerca de 2 semanas depois, para garantir que todos os organismos são eliminados.

Veja os principais remédios que podem ser usados em casos de infecção intestinal.

Tratamento para infecção intestinal

Sintomas de infecção intestinal

Os sintomas de infecção intestinal estão relacionados com a inflamação dos intestinos e incluem:

  • Dor abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas e cólicas abdominais;
  • Alterações do trânsito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre;
  • Dor de cabeça e desidratação;
  • Mal-estar geral.

O indivíduo com sintomas de infecção intestinal deve consultar um clínico geral, no caso do adulto, ou um pediatra, no caso do bebê ou criança, para iniciar o tratamento adequado e evitar a desidratação.

Veja uma lista de mais sintomas de infecção intestinal.

Como tratar a infecção intestinal no bebê

O tratamento para infecção intestinal no bebê deve ser feito por um pediatra, uma vez que o tratamento irá variar de acordo com a causa da infecção.

Contudo, o mais importante é manter a correta hidratação do bebê, oferecendo água fervida ou leite, em intervalos de 15 minutos, e manter boa higiene, evitando que o bebê entre em contato com objetos sujos, fezes, urina ou outras fontes de micro-organismos.

Opção de tratamento natural

Um ótimo tratamento natural para infecção intestinal é a ingestão de soro caseiro com açúcar e sal, pois ajuda a repor os minerais necessários para o funcionamento do organismo, facilitando o tratamento da infecção.

Assim, o soro caseiro deve ser utilizado enquanto o paciente apresenta diarreia, garantindo a correta hidratação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...