8 remédios caseiros para infecção intestinal

Atualizado em junho 2023
Evidência científica

Um dos melhores remédios caseiros para a infecção intestinal é o soro caseiro, feito com água, açúcar e sal, pois ajuda a repor os minerais e água perdida pela diarreia, evitando a desidratação e garantindo que o corpo tenha todos os minerais necessários para combater os micro-organismos da infecção e ter uma recuperação mais rápida.

Além do soro caseiro, outras opções de remédios caseiros para infecção intestinal são a água de gengibre ou o chá de hortelã pimenta, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antiespasmódica e antiemética, que ajudam a aliviar os sintomas da infecção, como diarreia, excesso de gases intestinais ou vômitos, por exemplo. Confira uma lista completa dos sintomas de infecção intestinal.

Os remédios caseiros podem ser usados para aliviar os sintomas de infecção intestinal, mas se não ocorrer melhora em 2 dias, o aconselhado é consultar um clínico geral ou gastroenterologista para que possa ser iniciado tratamento com remédios, caso necessário. 

Imagem ilustrativa número 1

1. Soro caseiro

O soro caseiro é uma excelente opção de remédio caseiro para infecção intestinal, pois é rico em sais minerais e açúcar, que mantém o funcionamento do organismo e evita a desidratação que pode ocorrer devido à diarreia ou até vômitos. Saiba identificar os sintomas de desidratação

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada;
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
  • 1 colher (de café) de sal (3,5 g).

Modo de preparo

Misturar bem todos os ingredientes até obter uma mistura transparente. Beber 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles, várias vezes ao dia.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com o passo-a-passo para preparar o soro caseiro corretamente:

2. Água de gengibre

O gengibre é uma raiz com excelentes propriedades medicinais, que pode ser usado no tratamento da infecção intestinal por ter ação antiviral e antibacteriana que ajuda o corpo a combater a infecção. Além disso, também permite regular o trânsito intestinal e alivia a inflamação da mucosa do intestino, reduzindo a dor e o inchaço abdominal.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de água mineral ou filtrada.

Modo de preparo

Descascar as fatias de gengibre e cortar em pedaços menores. Adicionar o gengibre em uma panela, adicionar a água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

A água de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso deste chá.

3. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.

A hortelã-pimenta também acalma o estômago e, por isso, pode ajudar bastante em casos de infecção intestinal acompanhada de sintomas gástricos como enjoos ou vômitos.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.

O chá de hortelã-pimenta não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham refluxo gastroesofágico ou hérnia de hiato, por exemplo. 

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

4. Água com suco de limão

O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções, além de permitir regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.

Além disso, o suco de limão é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico para combater a infecção intestinal.

Ingredientes

  • Meio limão;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Espremer o suco do meio limão no copo de água morna e beber 1 vez, de manhã em jejum. Conheça todos os benefícios de beber água com limão todos os dias de manhã.

5. Chá de alho

O chá de alho é rico em alicina e saponinas que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, que ajudam a combater bactérias que causam infecções intestinais, como Salmonella spp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico para combater a infecção.

Ingredientes

  • 1 dente de alho picado;
  • 100 a 200 mL de água. 

Modo de preparo

Ferver a água e adicioná-la na xícara contendo o alho picado. Amassar bem o alho e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar.

Para melhorar o sabor do chá, pode-se adicionar 1 colher de sobremesa de mel, por exemplo. No entanto, o mel não deve ser adicionado no caso de pessoas que tenham alergia ao pólen, mel ou própolis.

6. Chá de funcho

O chá de funcho possui ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, devido a presença de substâncias na sua composição, como anetol, estragol e alcânfora, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir a cólica, os gases, a diarréia, as náuseas e os vômitos causados pela infecção intestinal.

Ingredientes

  • 1 colher de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação. 

7. Chá de camomila

O chá de camomila, feito com a planta medicinal Matricaria recutita, é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que reduzem a estimulação do trato gastrointestinal, aliviando a cólica causada pela infecção intestinal.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos e coar antes de beber. 

Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel. 

Outra forma de preparar o chá de camomila é utilizando o saquinho do chá, que pode ser encontrado em supermercados ou farmácias. Confira outras forma de preparar o chá de camomila.   

8. Chá de salgueirinha

O chá de salgueirinha, feito com a planta medicinal Lythrum salicaria L., é rico em castalagina, vescalagina e salicarininas, com propriedades antibacterianas e antidiarreicas, que ajudam a aliviar os sintomas da infecção intestinal.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de salgueirinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar a salgueirinha. Deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber 1 xícara até 3 vezes por dia.

O chá de salgueirinha não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

Como garantir uma recuperação mais rápida

Durante um quadro de infecção intestinal é recomendado alguns cuidados como:

  • Beber muitos líquidos, por exemplo água, água de coco e sucos de frutas naturais;
  • Manter repouso em casa, evitando ir trabalhar;
  • Comer alimentos leves, como frutas, legumes cozidos e carnes magras;
  • Não comer alimentos indigestos e gordurosos;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou com gás;
  • Não tomar medicamentos para parar a diarreia.

Caso a infecção intestinal não desapareça em 2 dias, deve-se levar o indivíduo ao hospital para uma consulta médica. Dependendo do micro-organismo causador da doença, pode ser necessário internamento e a ingestão de antibióticos por via endovenosa.

Vídeos relacionados