Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Remédio Annita: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Annita é um remédio que tem nitazoxanida na composição, indicada para o tratamento de infecções como gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, helmintíases causadas por vermes, como Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana, amebíase, giardíase, criptosporidíase, blastocistose, balantidíase e isosporíase.

O remédio Annita está disponível em comprimidos ou suspensão oral, e pode ser comprado em farmácias, por um preço de cerca de 20 a 50 reais, mediante apresentação de receita médica.

Remédio Annita: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Como usar

O remédio Annita em suspensão oral ou comprimidos revestidos deve ser ingerido com alimentos, para garantir uma elevada absorção do medicamento. A dose deve ser prescrita pelo médico de acordo com o problema a tratar:

IndicaçõesDosagemDuração do tratamento
Gastroenterites virais1 comprimido de 500 mg, 2 vezes ao dia3 dias consecutivos
Helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose1 comprimido de 500 mg, 2 vezes ao dia3 dias consecutivos
Criptosporidíase em pessoas sem imunodepressão1 comprimido de 500 mg, 2 vezes ao dia3 dias consecutivos
Criptosporidíase em imunodeprimidos, se contagem de CD4 > 50 células/mm31 ou 2 comprimidos de 500 mg, 2 vezes ao dia14 dias consecutivos
Criptosporidíase em imunodeprimidos, se contagem de CD4 < 50 células/mm31 ou 2 comprimidos de 500 mg, 2 vezes ao diaDeve-se manter a medicação por, no mínimo, 8 semanas ou até a resolução dos sintomas.

Annita pode ser usado contra o novo coronavírus?

Até o momento, não existem estudos científicos que demonstrem a eficácia do remédio Annita na eliminação do novo coronavírus do organismo, responsável pela COVID-19.

Dessa forma, este medicamento só deve ser utilizado para tratar infecções gastrointestinais e sob orientação de um médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns ocorrem no trato gastrointestinal, principalmente náuseas acompanhadas de dor de cabeça, perda de apetite, vômitos, mal estar abdominal e cólica.

Há ainda relatos de alteração da cor da urina e do esperma para amarelo esverdeado, o que se deve à coloração de alguns dos componentes da fórmula do medicamento. Se a cor alterada persistir após o término do uso do medicamento, deve-se consultar o médico.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com diabetes, insuficiência hepática, insuficiência renal e hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, os comprimidos não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos. Conheça outros remédios para vermes.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem