Alguns dos remédios para hérnia de disco, como ibuprofeno, diclofenaco, paracetamol e cetoprofeno, por exemplo, podem ser indicados para aliviar a dor, reduzir a inflamação e o inchaço causado pela hérnia de disco.
Além disso, quando há compressão dos nervos causada pela hérnia de disco, o médico pode orientar o uso de gabapentina ou pregabalina para aliviar o formigamento, a queimação e a ardência.
Leia também: 10 sintomas de hérnia de disco (e como confirmar) tuasaude.com/sintomas-de-hernia-de-discoO uso de remédios para hérnia de disco deve ser sempre feito com orientação do ortopedista, que vai indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa, considerando seus sintomas e a causa.
Remédios para hérnia de disco
Alguns remédios que podem ser indicados pelo ortopedista para hérnia de disco são:
1. Paracetamol
Paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um analgésico usado para reduzir a dor causada pela hérnia de disco. Veja mais para que serve o paracetamol.
É indicado que este remédio seja usado apenas na fase aguda, pois há risco de perda de eficácia com o uso prolongado.
O paracetamol pode ser encontrado em farmácias com os nomes comerciais Tylenol, Tyflen ou Bwell, por exemplo.
Como tomar: Para adultos, a dose máxima de paracetamol é de 1000 mg a cada 6 horas, sendo a dose diária máxima de 4 g. Recomenda-se tomá-lo antes ou depois das refeições, pois sua absorção não é significativamente afetada.
Efeitos colaterais: Este remédio pode causar vômitos, náuseas, reações alérgicas e, quando usado por um período prolongado ou em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar seriamente o fígado.
2. Dipirona
A dipirona é um analgésico usado para reduzir a dor causada pela hérnia de disco, sendo indicada para alívio de dores agudas, quando outras medidas analgésicas não são suficientes.
Leia também: Dipirona: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/dipironaTambém conhecida como dipirona monoidratada ou dipirona sódica, esse remédio pode ser encontrado em farmácias com o nome comercial Novalgina, ou com os similares Anador, Maxalgina, Magnopyrol ou Dipimed.
Como tomar: Para adultos, a dose usual de dipirona em comprimidos é de 500 mg a 1 g a cada 6 horas, conforme necessidade e orientação médica, podendo ser tomada antes ou depois das refeições.
Efeitos colaterais: O uso da dipirona pode causar reações alérgicas leves, como coceira, vermelhidão ou erupções na pele, além de náusea, desconforto gástrico, tontura, fraqueza e dor de cabeça.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno é um remédio anti-inflamatório que ajuda a diminuir a dor e o inchaço causados pela hérnia de disco. Ele pode ser usado tanto em crises de dor intensa quanto no alívio da dor que persiste por mais tempo.
Leia também: Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais) tuasaude.com/ibuprofeno-genericoEste remédio pode ser encontrado em farmácias sob as marcas Advil, Alivium, Buscofem ou Ibuprotrat.
Como tomar: Recomenda-se, para adultos, tomar um comprimido de 400 ou 600 mg a cada 6 a 8 horas, e de preferência após uma refeição, para evitar dor de estômago, conforme orientação médica.
Efeitos colaterais: O uso de ibuprofeno pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor de estômago, tonturas, erupções cutâneas e, em casos raros, reações alérgicas.
4. Cetoprofeno
O cetoprofeno é um remédio anti-inflamatório, que atua reduzindo a inflamação, o inchaço e a dor que a hérnia de disco pode causar.
Esse remédio pode ser usado para aliviar tanto as crises de dor mais fortes quanto o desconforto que dura por mais tempo. Entenda melhor para que serve o cetoprofeno.
O cetoprofeno pode ser encontrado em farmácias com os nomes comerciais de Profenid ou Algie, e só pode ser comprado com receita médica.
Como tomar: Para adultos, a dose recomendada é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia. Não devem ser ingeridos mais do que 3 comprimidos por dia.
Efeitos colaterais: O uso do cetoprofeno pode causar dor de cabeça, tontura, sonolência, má digestão, náusea e dor abdominal e, em casos menos comuns, pode incluir parestesia, visão embaçada e zumbidos.
5. Diclofenaco
O diclofenaco é um remédio analgésico e anti-inflamatório que proporciona alívio temporário da dor e reduz a inflamação causada pela hérnia de disco, ajudando a reduzir os sintomas e a rigidez na área afetada.
Em casos de crises agudas de dor intensa, o médico pode indicar o diclofenaco injetável para um controle rápido da dor.
Leia também: Diclofenaco: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/diclofenacoEste remédio pode ser encontrado em farmácias sob as marcas Cataflam e Voltaren, ou nas suas formas genéricas, diclofenaco potássico ou diclofenaco sódico, por exemplo.
Como tomar: A dose inicial recomendada do diclofenaco para adultos é de 100 a 150 mg por dia, ou seja, 2 a 3 comprimidos de 50 mg por dia, não devendo ultrapassá-la.
Na forma injetável, a dose recomendada para adultos é de 1 ampola de 75 mg por dia, que deve ser administrado por um médico ou enfermeiro, diretamente no músculo do glúteo
Efeitos colaterais: O diclofenaco pode causar náusea, dor de cabeça, tontura, dor no estômago, excesso de gases e perda de apetite. A forma injetável desse remédio pode causar vermelhidão, dor e coceira no local da injeção.
6. Carisoprodol
O carisoprodol é uma substância presente em alguns medicamentos relaxantes musculares, como o Trilax, Mioflex, Tandrilax e Torsilax, por exemplo.
Carisoprodol é geralmente usado em combinação com outros medicamentos, como naproxeno, para reduzir a tensão muscular e a dor causadas por uma hérnia de disco. Conheça para que serve o carisoprodol.
Como tomar: A dose recomendada deste remédio é de 250 ou 350 mg, com 3 doses por dia. Recomenda-se não exceder 2 ou 3 semanas de tratamento e sempre seguir as dosagens prescritas pelo seu médico, pois este remédio pode causar dependência.
Efeitos colaterais: O uso de carisoprodol pode causar dor abdominal, pressão arterial baixa, tontura, tremores, dor de cabeça, desmaios, insônia, náuseas e vômitos. Se você estiver usando este remédio e reconhecer sintomas de dependência, consulte seu médico.
7. Ciclobenzaprina
A ciclobenzaprina é um relaxante muscular usado quando uma hérnia de disco causa aumento da tensão muscular na área afetada. Os músculos podem ficar tensos como resposta à dor causada pela hérnia.
Esse remédio só pode ser usado por no máximo 3 semanas e pode ser encontrado com o nome comercial Miosan, na forma de genérico como “cloridrato de ciclobenzaprina” ou com os nomes similares Mitrul, Mirtax ou Musculare.
Como tomar: A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 5 ou 10 mg, de 2 a 4 vezes ao dia, não podendo exceder 60 mg. Recomenda-se iniciar o tratamento à noite, antes de dormir, para promover o relaxamento muscular.
Efeitos colaterais: Este remédio pode causar sonolência, boca seca, tontura, fraqueza, fadiga, falta de ar, gosto ruim na boca e visão turva.
8. Tramadol
Tramadol é um remédio analgésico do tipo opioide, que atua no sistema nervoso central para reduzir a dor, especialmente em casos de dor moderada a intensa.
Leia também: Tramadol (tramal) para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/tramadol-tramalEste remédio é frequentemente usado em combinação com outros medicamentos, como paracetamol, para produzir um efeito analgésico mais forte. Podendo ser encontrado em farmácias na forma genérica ou sob o nome comercial Tramal.
É importante saber que esse medicamento pode causar dependência, e é por isso que ele é usado como último recurso para tratar dores causadas por hérnia de disco.
Como tomar: A dose recomendada para adultos é de 50 a 100 mg, ou 1 a 2 comprimidos a cada 4 a 8 horas, conforme a intensidade da dor e orientação médica. A dose máxima permitida por dia é de 400 mg.
Efeitos colaterais: O uso de tramadol pode causar tontura, náusea, suor excessivo, boca seca, constipação, vômito, dor de cabeça e sonolência.
9. Gabapentina
Em alguns casos de hérnia de disco, quando há compressão de nervos que causa dor com características neuropáticas, como queimação, formigamento ou choques, o médico pode indicar o uso de remédios anticonvulsivantes, como a gabapentina.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias com os nomes comerciais Neurontin, Gabaneurin ou Empak, e vendido somente com prescrição médica. Saiba mais sobre outros usos da gabapentina.
Como tomar: A dose inicial recomendada para adultos é de 300 mg, três vezes ao dia, podendo o médico aumentar a dose gradualmente, se necessário. A dose diária máxima é de 3600 mg/dia.
Efeitos colaterais: O uso de gabapentina pode causar tontura, dor de cabeça, visão turva, febre, dor de garganta, sonolência, problemas de equilíbrio, náusea ou vômito.
10. Pregabalina
Pregabalina é um remédio usado para aliviar o formigamento, a queimação e a ardência causados pela compressão dos nervos na hérnia de disco.
Leia também: Pregabalina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/pregabalinaEstá disponível em farmácias sob os nomes comerciais Lyrica, Prebictal, Insit, Dorene ou Prefiss, por exemplo.
Como tomar: A dose inicial recomendada de pregabalina para adultos é de 75 mg duas vezes ao dia, podendo o médico aumentar a dose para 150 mg, 2 vezes ao dia, até um máximo de 600 mg ao dia.
Efeitos colaterais: O uso de pregabalina pode causar aumento do apetite, insônia ou sonolência, diminuição da libido sexual, tontura, visão turva e inchaço nos pés e nas mãos.
Além disso, em caso de sintomas como confusão mental, irritabilidade, depressão e desorientação, deve comunicar imediatamente ao médico.
11. Betametasona
Quando a dor é intensa, persistente e não responde aos tratamentos convencionais, o médico pode indicar injeções de corticoides, como betametasona.
A betametasona injetável deve ser feita pelo enfermeiro no caso do uso intramuscular, ou pelo médico quando feita diretamente na articulação, como infiltração local.
Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Diprospan, Celestone e Betatrinta.
Como tomar: A dose e a frequência devem ser individualizadas de acordo com a intensidade da dor, idade, peso e resposta ao tratamento.
Além disso, dependendo da formulação e do local da aplicação, os volumes podem variar de 0,25 a 2 ml para aplicação local, e 1 a 2 ml para aplicação diretamente no músculo glúteo.
Efeitos colaterais: O uso de betametasona pode causar efeitos colaterais como dor e vermelhidão no local da aplicação, aumento da pressão arterial, retenção de líquidos, fraqueza muscular, alterações de humor, osteoporose e aumento do risco de infecções.
Outros tratamentos para hérnias de disco
Para aliviar a dor e reduzir sintomas como formigamento e queimação, também é possível recorrer à fisioterapia e exercícios. Veja alguns exercícios para hérnia de disco.
Além disso, o uso de ervas naturais com propriedades anti-inflamatórias, como cravo-da-índia, gengibre, canela e erva doce, por exemplo, e o uso de pomadas e adesivos com ação analgésica ou anti-inflamatória também podem ser usados para aliviar a dor localizada.
É importante que o tratamento seja prescrito pelo ortopedista e adaptado às necessidades de cada indivíduo.
Em alguns casos, a hérnia pode ser reabsorvida com o tempo. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, a cirurgia pode ser necessária como último recurso.