Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pregabalina: o que é, para que serve e como usar

A pregabalina é um remédio que atua no sistema nervoso, regulando as atividades das células nervosas, sendo indicado para o tratamento da epilepsia e dor neuropática, causada pelo mau funcionamento dos nervos. Além disso, também é usada no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada e no controle da dor causada pela fibromialgia em adultos.

Este remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas de 75 mg e 150 mg, com o nome comercial Lyrica, na forma de genérico com o nome pregabalina, ou com os nomes similares Prebictal, Insit ou Prefiss, e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

Pregabalina: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

A pregabalina está indicada para o tratamento da dor neuropática periférica e central, crises parciais de epilepsia, transtorno de ansiedade generalizada e controle da fibromialgia em adultos.

Como usar

A pregabalina deve ser tomada por via oral com um copo de água, antes ou após a alimentação, na dose, horário e pelo período de tempo estabelecido pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de uso da pregabalina por adultos varia de acordo com a indicação e inclui:

1. Dor neuropática

A dose inicial recomendada é de 75 mg, 2 vezes ao dia. Dependendo da resposta individual e na tolerabilidade da pessoa que está a fazer o tratamento, a dose pode ser aumentada pelo médico para 150 mg, 2 vezes ao dia após um intervalo de 3 a 7 dias e, se necessário, até uma dose máxima de 300 mg, 2 vezes ao dia, após mais uma semana. 

Saiba quais os sintomas e as causas da dor neuropática.

2. Epilepsia

A dose inicial recomendada é de 75 mg, 2 vezes ao dia. Dependendo da resposta e tolerabilidade da pessoa, a dose pode ser aumentada para 150 mg, 2 vezes ao dia após 1 semana do tratamento. Se necessário, após uma semana, a dose pode ser aumentada para até 300 mg, 2 vezes ao dia, conforme orientação médica.

Veja como identificar os sintomas da epilepsia.

3. Transtorno de ansiedade generalizada

A dose inicial eficaz recomendada é de 75 mg, 2 vezes ao dia. Dependendo da resposta e tolerabilidade da pessoa, a dose pode ser aumentada pelo médico para 300 mg ao dia, após 1 semana, podendo após mais uma semana, ser aumentada para 450 mg ao dia, até uma dose máxima de 600 mg ao dia, que pode ser atingida após mais 1 semana. 

Saiba o que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada.

4. Fibromialgia

A dose deve ser iniciada com 75 mg, 2 vezes ao dia, e pode ser aumentada para 150 mg, 2 vezes ao dia, em uma semana, dependendo da eficácia e tolerabilidade individuais. Para pessoas que não experimentaram benefícios suficientes com uma dose de 300 mg ao dia, a dose pode ser aumentada para 225 mg, duas vezes ao dia, conforme orientação médica.

Conheça os sintomas da fibromialgia.

Pregabalina: o que é, para que serve e como usar

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são nasofaringite, aumento do apetite, humor eufórico, confusão, irritabilidade, depressão, desorientação, insônia, diminuição do apetite sexual, coordenação anormal, tontura, sonolência, tremores, dificuldade para articular as palavras, perda de memória, alterações no equilíbrio, distúrbios de atenção, sedação, letargia, formigamento ou alterações na sensibilidade dos membros, alterações na visão, vertigem, vômitos, prisão de ventre, excesso de gases intestinais, boca seca, dores musculares, dificuldades na locomoção, fadiga, aumento de peso e inchaço generalizado.

A pregabalina engorda?

Um dos efeitos colaterais comuns da pregabalina é o aumento de peso, por isso é provável que algumas pessoas engordem durante o tratamento com este remédio. No entanto, nem todas as pessoas engordam com a pregabalina, estudos demonstram que apenas entre 1 a 10% das pessoas é que verificaram aumento de peso.

Quem não deve usar

A pregabalina não deve ser usada por pessoas com alergia a algum dos compostos da fórmula. Além disso, este medicamento só pode ser usado na gravidez e amamentação sob orientação de um médico.

Alguns pacientes diabéticos que estejam em tratamento com a pregabalina e que obtiverem ganho de peso, podem necessitar de ajuste da medicação para diabetes.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Pregabalin. 2019. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/pregabalin.html>. Acesso em 15 Jun 2021
  • CROSS, A. L; ET AL. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Pregabalin. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470341/>. Acesso em 15 Jun 2021
  • FINNERUP, N. B.; et al. Pharmacotherapy for neuropathic pain in adults: a systematic review and meta-analysis. Lancet Neurol. 14. 2; 162-73, 2015
  • GILRON, I.; BARON, R.; JENSEN, T. Neuropathic pain: principles of diagnosis and treatment. Mayo Clin Proc. 90. 4; 532-45, 2015
Mais sobre este assunto:

Carregando
...