A pele amarelada pode ser um sintoma de várias doenças do fígado como hepatite ou cirrose, por exemplo, especialmente se a pessoa apresentar também a parte branca dos olhos amarela, sendo nestes casos a pele amarelada chamada de icterícia. Porém, a pele amarela também pode ser um sinal de outras doenças como anemia ou anorexia nervosa.
Além disso, a elevada ingestão de alimentos ricos em betacaroteno como cenoura ou mamão também pode causar pele amarela, no entanto, nestes casos, os olhos não ficam amarelos, somente a pele.
Caso a pessoa apresente pele e olhos amarelados é importante ir ao pronto-socorro para que sejam realizados exames com o objetivo de identificar a causa.

Principais causas
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias condições, sendo as principais:
1. Hepatite
A hepatite é a causa mais comum de icterícia e corresponde é a inflamação do fígado provocada por vírus, uso continuado de medicamentos ou doença auto-imune, levando a sintomas como pele amarelada, dor e inchaço abdominal, febre ligeira, coceira, náuseas, vômitos e perda de apetite. Veja quais são os sintomas da hepatite.
O que fazer: O tratamento da hepatite deve ser feito de acordo com a recomendação médica, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou repouso, alimentação adequada e hidratação dependendo da causa da hepatite. Saiba tudo sobre hepatite.
2. Insuficiência hepática
A insuficiência hepática acontece quando o fígado não é capaz de desempenhar as suas funções normais como a desintoxicação do organismo, por exemplo. Neste caso, além da icterícia, a pessoa geralmente apresenta inchaço do corpo, odor corporal, sangramentos e ascite que é o acúmulo de líquidos no abdômen.
O que fazer: É importante consultar o hepatologista para que seja estabelecido a melhor forma de tratamento, que normalmente é feito por meio de transplante de fígado. Veja quando é indicado o transplante de fígado e como é a recuperação.
3. Cisto no fígado
O cisto no fígado é uma cavidade cheia de líquido no fígado que normalmente não produz sintomas, no entanto, em alguns casos, pode levar à aparência amarelada da pele, além de no abdômen, perda de peso repentina, febre superior a 38ºC e cansaço.
O que fazer: O cisto no fígado normalmente não necessita de tratamento específico, porém se aumentar gradativamente de tamanho e causar sintomas, pode ser necessária a remoção cirúrgica. Saiba mais sobre o cisto no fígado.
4. Cirrose hepática
A cirrose hepática corresponde à inflamação crônica e progressiva do fígado caracterizada pela destruição das células do fígado, podendo provocar pele amarelada e olhos amarelos, unhas esbranquiçadas, mau hálito, veias proeminentes e visíveis no abdômen e inchaço abdominal. Saiba quais são os sintomas da cirrose hepática, causas e como é feito o diagnóstico.
O que fazer: O tratamento para a cirrose hepática varia de acordo com a causa, no entanto é importante manter uma dieta rica em frutas, vegetais, carnes magras e cereais integrais, pois são de fácil digestão. Entenda como é feito o tratamento para cirrose.

5. Pedras na vesícula
As pedras na vesícula são formadas devido ao acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar e causam, além da icterícia, febre acima de 38ºC, dor forte no abdômen, dor nas costas, enjoo, vômitos, diarreia e perda de apetite. Saiba quais são as 7 principais causas de pedra na vesícula.
O que fazer: O tratamento pode ser feito com o uso de remédios, cirurgia ou a partir de uma dieta adequada rica em frutas, legumes, saldas e produtos integrais. Veja o que comer na crise de vesícula.
6. Anemia falciforme
A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária em que ocorre malformação dos glóbulos vermelhos, que ficam com o seu formato alterado, causando deficiência no transporte de oxigênio para as células do corpo, podendo causar icterícia, inchaço e vermelhidão das mãos e dos pés, assim como, dor nos ossos e nas articulações. Entenda as causas e como controlar a anemia falciforme.
O que fazer: O tratamento da anemia falciforme é feito de acordo com a orientação do hematologista e normalmente envolve o uso de medicamentos e realização de transfusões sanguíneas por toda a vida.
7. Talassemia
A talassemia é uma doença genética e hereditária do sangue que causa além da pele e olhos amarelados, sintomas como cansaço, anemia, fraqueza e atraso no crescimento.
O que fazer: A talassemia não tem cura, no entanto o tratamento é feito de acordo com a gravidade dos sintomas e normalmente é feita com a realização de transfusões sanguíneas e uso de suplementos de ácido fólico. Veja como é feito o tratamento para talassemia.

8. Anorexia nervosa
A anorexia nervosa é caracterizada pela perda exagerada e repentina de peso com distorção da imagem corporal, sendo comum indivíduos anoréticos apresentarem a pele seca e amarela, assim como perda de cabelo ou cabelos finos e quebradiços.
O que fazer: O tratamento envolve terapia de grupo, familiar e comportamental, além de acompanhamento nutricional, normalmente com a ingestão de suplementos alimentares para suprimir as deficiências nutricionais. Entenda como é feito o tratamento para a anorexia.
9. Ingestão excessiva de betacaroteno
O betacaroteno é um antioxidante presente em muitos alimentos, sendo responsável principalmente por melhorar o sistema imune, além de ajudar a melhorar o bronzeado. Assim, o consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, abóbora, tomate e brócolis, por exemplo, podem levar à aparência amarelada da pele. Veja quais são os alimentos ricos em betacaroteno.
O que fazer: A melhor forma de fazer com que a pele volte à cor normal é diminuindo o consumo desses alimentos e buscando outros alimentos que possuam as mesmas propriedades. Saiba como a alimentação colorida pode melhorar a saúde.
10. Icterícia neonatal
A icterícia neonatal corresponde à presença da pele amarelada nos bebês logo nos primeiros dias de vida e acontece devido ao acúmulo de bilirrubina na corrente sanguínea, o que deve ser tratado ainda no hospital e de preferência na UTI neonatal. Veja como funciona a UTI Neonatal.
O que fazer: O tratamento da icterícia no bebê é feito ainda no hospital por meio de fototerapia, que consiste em expor o bebê a uma luz durante alguns dias com o objetivo de diminuir a concentração sanguínea de bilirrubina. Entenda o que é a icterícia do recém nascido e como é feito o tratamento.
Quando ir ao médico
É importante ir ao médico assim que for notada a pele amarelada. Além disso, é importante ficar atendo a outros sintomas que podem indicar problemas no fígado, vesícula biliar ou pâncreas, como:
- Febre;
- Fezes esbranquiçadas ou alaranjadas;
- Urina escura;
- Fraqueza;
- Cansaço excessivo.
O hepatologista, gastroenterologista e endocrinologista são os médicos mais indicados para orientar o tratamento da pele amarelada de acordo com a causa, que pode ser feita pode meio de reeducação alimentar, medicamentos ou cirurgia.