Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Icterícia no Recém-Nascido

O tratamento para icterícia no recém-nascido é feito com a colocação do bebê num pequeno bercinho onde fica completamente nu, usando somente fralda, ficando exposto a uma luz especial, um tratamento chamado fototerapia. Enquanto o bebê estiver exposto a esta luz fluorescente ele deve permanecer com os olhos vendados com uma máscara protetora.

Nos casos mais leves o pediatra pode recomendar que o bebê fique exposto ao sol diariamente, de manhã, quando o sol ainda está fraco, sempre antes das 10 e depois das 16 horas.

O tratamento pode durar 2 dias e o tempo de exposição à luz pode variar de 15 a 30 minutos de cada vez. Amamentar o bebe é uma ótima forma de complementar o tratamento, normalizando a cor do bebê mais rápido.

Como tratar a Icterícia no Recém-Nascido

A icterícia é caracterizada por uma coloração amarelada na pele de todo o corpo e olhos que é consequência da alta concentração de bilirrubina no sangue. Ela é comum nos primeiros dias de vida da maioria dos bebês e, em geral, desaparece após a primeira semana de vida mas em alguns casos é preciso tratamento específico

Como identificar a Icterícia

A cor amarelinha geralmente surge no segundo dia de vida do bebê mas em bebês prematuros tende a aparecer no 5º dia de vida.

A coloração amarelada da pele avança da cabeça em direção aos pés, sendo observada primeiramente no rosto, depois no tronco e posteriormente nos pés. Pressionar ligeiramente o peito do bebê é uma boa forma de identificar a icterícia fora do hospital. Se a região pressionada ficar amarelada deve-se entrar em contato com o médico para iniciar o tratamento.

Quando a icterícia intensifica ao invés de diminuir, pode ser necessário recorrer a fototerapia, porque embora na maior parte dos casos a icterícia não tenha consequências, em circunstâncias raras pode causar lesão cerebral. Esta condição chama-se kernicterus e o tratamento nestes casos envolve uma transfusão de sangue.

A icterícia discreta não exige tratamento e a alimentação frequente do recém-nascido, por acelerar a passagem do conteúdo intestinal reduzindo a reabsorção de bilirrubina no intestino, reduz a concentração sérica de bilirrubina. Em casos raros de "icterícia do leite materno" a amamentação pode ter de ser interrompida por 1 ou 2 dias, até que a concentração de bilirrubina no sangue normalize.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...