Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para cirrose

O tratamento para cirrose hepática, que é uma doença progressiva do fígado resultante de outros problemas como o consumo excessivo de álcool ou hepatite, por exemplo, em que ocorre a destruição lenta do tecido do fígado, com consequente formação de cicatriz, pode ser feito com a eliminação da causa, medicamentos, dieta ou transplante de fígado.

Sendo que a cirrose destrói o fígado, a cirrose hepática não tem cura, exceto se o indivíduo realizar um transplante de fígado, que só deve ser feito como tratamento para cirrose hepática descompensada, ou seja, no caso em que o indivíduo já apresenta complicações da doença como ascite, hemorragia digestiva varicosa, encefalopatia hepática ou peritonite bacteriana espontânea, por exemplo.

Desta forma, o tratamento da cirrose hepática crônica deve ser realizado o mais rapidamente possível para desacelerar a progressão da doença e prevenir complicações que podem até mesmo levar a necessidade de transplante de fígado. Veja como é a recuperação deste transplante clicando aqui.

Tratamento medicamentoso da cirrose

O tratamento medicamentoso da cirrose hepática tem como objetivo controlar alguns sintomas da cirrose como a ardência e o inchaço abdominal resultante do acúmulo de líquido no corpo. Os remédios diuréticos são os utilizados para ajudar a eliminar o excesso de líquido.

Em caso de encefalopatia hepática, uma complicação da cirrose em que ocorre mau funcionamento do cérebro, alguns laxantes como a Lactulose, Neomicina ou Rifaximina podem ser prescritos para ajudar na absorção de toxinas e acelerar a sua eliminação através dos intestinos, para melhorar o funcionamento do cérebro.

O tratamento farmacológico para cirrose hepática só deve ser indicado pelo hepatologista, segundo o caso clínico do paciente.

A vacinação contra a hepatite A e B é recomendada para prevenir mais lesões no fígado.

Tratamento natural da cirrose

O tratamento natural da cirrose hepática não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, mas pode ser feito com o chá de sabugueiro ou de uxi amarelo que devido às suas propriedades desintoxicantes e depurativas são uma ajuda no alívio dos sintomas.

Dieta para cirrose

A dieta para cirrose hepática deve ser indicada pelo nutricionista e deve ser pobre em sal, substituindo-se o sal por outros alimentos como salsa ou limão, por exemplo, com alimentos ricos em fibras e com poucas proteínas, principalmente se o paciente apresentar ascite que é água na barriga ou encefalopatia hepática.

O tratamento nutricional da cirrose hepática também inclui que paciente não consuma medicamentos, drogas, chás que possam lesar o fígado e, sobretudo álcool que é uma das principais causas de cirrose hepática. Desta forma, no tratamento para cirrose hepática alcoólica a abstinência de álcool é fundamental. Veja o cardápio e os alimentos da dieta para cirrose.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...