Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Onde fica e para que serve o Mesentério

O mesentério fica no abdômen ligado ao intestino. Ele sempre existiu, mas antes era classificado como um tecido que fazia parte do peritôneo e segurava o intestino no seu devido lugar transportando os nutrientes do bolo fecal de volta para o fígado.

Entretanto, o mesentério passou a ser classificado como mais um órgão do sistema digestório porque acredita-se que ele tenha mais funções, produzindo a proteína C reativa e regulando a taxa de açúcar no sangue. Além disso o mesentério tem suas próprias doenças como o surgimento de cistos, fibromatose, paniculite e trombose venosa mesentérica. 

Ele é formado por um tecido conjuntivo fibroso, células adiposas e vasos sanguíneos, que fica por trás do intestino formando um tecido semelhante a uma sanfona como mostra a imagem a seguir:

Onde fica e para que serve o Mesentério

Para que serve o Mesentério 

O mesentério serve para segurar o intestino no seu lugar, havendo um organização na cavidade abdominal mas também serve para transportar os nutrientes do intestino para o fígado e amortecer o atrito entre os órgão digestivos durante os movimentos que acontecem durante a digestão.

Além disso, o mesentério também produz a proteína C reativa que tem ação sobre a regulação da taxa de açúcar no sangue e no metabolismo das gorduras e por isso pode ter relação direta com a diabetes e a obesidade mas é preciso mais pesquisas que possam identificar mais detalhadamente todas as funções desse órgão.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem