Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que podem ser os olhos amarelados

Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.

No entanto, os olhos amarelados também são muito frequentes nos recém-nascidos, conhecidos como icterícia neonatal, mas nesses casos, geralmente acontece porque o fígado ainda não está completamente desenvolvido, e é preciso fazer o tratamento com luzes especiais para eliminar o excesso de bilirrubina do organismo. Entenda melhor o que é a icterícia neonatal e como é tratada.

Assim, quando surge este sintoma, é importante consultar um clínico geral para fazer exames de diagnóstico, como análises de sangue, ultrassom ou tomografia, e identificar se existe alguma alteração no fígado, ou nos órgãos do sistema digestivo, que precise ser tratada.

O que podem ser os olhos amarelados

Porque também pode surgir urina escura

O surgimento de urina escura associada à presença de olhos amarelos é um sintoma clássico de hepatite, e por isso, é aconselhado procurar um médico para que se faça o diagnóstico da doença por meio de exames e então o tratamento seja iniciado.

A hepatite é uma doença causada por vírus que pode tornar-se crônica e, dessa forma, nem sempre tem cura, mas o tratamento pode prevenir complicações hepáticas como a cirrose e melhorar a qualidade de vida. Saiba reconhecer os sintomas da hepatite.

O que causa olhos amarelos em recém nascidos

Os olhos amarelos no recém-nascido normalmente são causados por uma situação chamadaicterícia neonatal, que é caracterizada pelo excesso de bilirrubina na corrente sanguínea do bebê.

Isto é comum nos recém nascidos e nem sempre necessita de tratamento, sendo somente indicado que o bebê seja amamentado ou tome a mamadeira a cada 2 horas para facilitar a eliminação de resíduos intestinais.

Contudo, se a icterícia se agravar ou se o bebê apresentar olhos e pele muito amarelados pode-se recorrer à fototerapia, na qual o bebê deve permanecer durante todo o tempo numa incubadora com luz direta sobre ele, sendo retirado somente para ser alimentado, para as mudas das fraldas e para o banho.

Normalmente a icterícia neonatal surge no 2º ou 3º dia de vida do bebê, sendo tratada ainda na maternidade, mas se o bebê apresentar olhos e peles amarelados, fale com o médico, principalmente se este tom amarelado estiver presente na barriga e nas pernas do bebê, sendo facilmente identificado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...