Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que previnem o câncer

Existem diversos alimentos que podem ser incluídos na diariamente, de forma variada, na dieta e que ajudam a prevenir o câncer, principalmente as frutas e os vegetais, assim como os alimentos ricos em ômega-3 e selênio.

A ação anticancerígena desses alimentos se deve principalmente ao fato de terem grande poder antioxidante no organismo, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres ao retardar ou inibir a sua oxidação, além de evitar as mutações no DNA das células que favorecem a formação de tumores.

Alguns dos alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer, sempre que incluídos a uma alimentação saudável e variada e associados a hábitos de vida saudáveis, são:

1. Brócolis

Alimentos que previnem o câncer

O brócolis é rico em sulforafanos e glucosinolatos, substâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no DNA na hora da sua multiplicação. Este alimento também ajuda a controlar a apoptose, que é a morte programa das células, quando estas apresentam algum defeito ou alteração no seu funcionamento.

Além do brócolis, outros vegetais também são ricos nessas substâncias, como couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, rúcula e nabo, sendo recomendado que sejam consumidos 5 ou mais porções desses vegetais por semana.

Alguns estudos científicos sugerem que o consumo desse alimento pode diminuir o risco de diversos tipos de câncer, principalmente o de câncer de estômago, pulmão, cólon e mama.

2. Molho de tomate

Alimentos que previnem o câncer

O tomate é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes para o organismo e que mais tem efeito comprovado na prevenção do câncer, principalmente no câncer de próstata.

O licopeno é encontrado em maiores quantidades no molho de tomate, apresentando 55,45 mg de licopeno por cada 100 gramas, diferentemente do tomate cru, que possui 9,27 mg, e do suco de tomate, que possui 10,77 mg de licopeno, além de que a absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozinhado.

O licopeno é um carotenoide que garante a cor vermelha aos alimentos como tomate, goiaba, melancia, caqui, mamão, abóbora e pimentão vermelho. Confira outros benefícios do tomate.

3. Beterraba e vegetais roxos

Alimentos que previnem o câncer

Os vegetais roxos, vermelhos, rosas ou azuis são ricos em antocianinas, substâncias que também atuam como antioxidantes e que protegem o DNA das células contra alterações, além de exercer ação anti-inflamatória e efeitos prebióticos no organismo.

Essas substâncias estão presentes em alimentos como repolho roxo, cebola roxa, berinjela, rabanete, beterraba, além de frutas como açaí, framboesa, amora, mirtilo, morango, cereja, uva e ameixa.

4. Castanha-do-pará

Alimentos que previnem o câncer

A castanha-do-pará é rico em selênio, nutriente que atua no organismo como anti-inflamatório e como estimulante do sistema imunológico, participando de diversos processos que melhoram o funcionamento das células e da produção de energia no corpo. Além disso, este mineral possui efeito antioxidante no organismo, prevenindo a formação de radicais livre.

Além do câncer de mama, o selênio ajuda a prevenir câncer de fígado, próstata e bexiga, e está presente também em alimentos como carnes, aves, brócolis, cebola, alho, pepino, repolho e frutos do mar.

5. Chá verde

Alimentos que previnem o câncer

O chá verde é rico em compostos fenólicos, principalmente flavonoides e catequinas, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, estimulando a apoptose celular, que é a morte programada das células que apresentam alguma alteração em seu funcionamento. 

Além disso, as catequinas também parecem reduzir a proliferação de vasos sanguíneos, reduzindo o crescimento do tumor, prevenindo vários tipos de câncer, principalmente de próstata, gastrointestinal, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga.

As catequinas também estão presentes no chá verde e no chá branco, que são derivados da mesma planta do chá verde, a Camellia sinensis. Veja outras propriedades do chá verde e como prepará-lo.

6. Soja

Alimentos que previnem o câncer

A soja e seus derivados, como o tofu e a bebida de soja, são ricos em substâncias chamadas fitoestrógenos, que se assemelham ao estrógeno, hormônio naturalmente produzido pela mulher a partir da adolescência.

Assim, os fitoestrógenos competem com o hormônio do organismo, fazendo com que haja um equilíbrio hormonal melhor, evitando o desenvolvimento de células cancerosas. Uma dica importante para obter esses benefícios é preferir o consumo da soja orgânica, que é produzida sem agrotóxicos e aditivos alimentares.

No entanto, é importante mencionar que as pessoas que possuem alto risco de câncer de mama ou de desenvolvimento de tumores dependentes de estrógeno devem evitar os alimentos ricos em fitoestrógenos, já que alguns estudos sugerem que o consumo desse tipo de alimento pode estimular o desenvolvimento desse tipo de tumor em pessoas que possuem risco.

7. Peixes do mar

Alimentos que previnem o câncer

Os peixes de água salgado, como atum, sardinha e salmão, são ricos em ômega-3, gordura saudável que atua como anti-inflamatório no organismo. Além disso, os peixes também contêm vitamina D, que está ligado à ma melhor regulação de hormônios e prevenção de câncer de mama, de cólon e de reto. Saiba mais sobre a importância da vitamina D.

Bibliografia >

  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 69-79; 179-180; 215-238.
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 261-262.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 15-17; 21-22; 44-46; 48-56; 58-59; 94-103; 131-132; 134-153.
  • Burton-Freeman B, Reimers K. Tomato Consumption and Health: Emerging Benefits. American Journal of Lifestyle Medicine. 1-10, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem