Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a Dor do lado direito da barriga

A dor do lado direito da barriga pode indicar excesso de gases, mas em certos casos pode ser uma alteração mais grave como apendicite ou pedra na vesícula, por exemplo. Assim, se apresentar esse sintoma deve observar se existe algum outro sintoma, quando eles surgiram e o que pode agravar ou melhorar a dor, para poder informar o médico do que está sentindo.

O médico poderá apenas observar a região e palpar a área dolorida, e em caso de dúvida poderá pedir exames como ultrassonografia, ressonância ou tomografia para encontrar alterações e decidir sobre o tratamento.

Sinais de alerta para ir ao hospital 

Os sinais de alerta que indicam a necessidade de ter que ir para o hospital são:

  • Dor abdominal que surge de repente e é forte, localizada ou que vai piorando aos poucos;
  • Se houver febre, ou dificuldade para respirar;
  • Se houver pressão alta, taquicardia, suor frio ou mal-estar.
O que pode ser a Dor do lado direito da barriga

10 causas comuns de Dor no lado direito da barriga 

1. Gases

A dor abdominal no lado direto pode ser gases presos, uma situação comum que pode afetar pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. Normalmente essa dor é forte, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição. Esse sintoma é muito comum durante a gravidez, especialmente no final da gestação. 

  • Outros sintomas: Dor forte em forma de pontada, sensação de barriga inchada, perda do apetite, sensação de peso no estômago. A dor pode ser persistente, pode piorar em alguns momentos, mas nunca desaparece completamente. 
  • O que fazer: Tomar meio copo de água com gás pode ser suficiente para se sentir melhor, mas em alguns casos é preciso esvaziar o intestino para se sentir melhor. Para isso deve-se comer alimentos ricos em fibras e beber bastante água, mas uma outra opção é tomar um laxante ou usar um microclister. Saiba como pode combater os gases nesse vídeo:

2. Inflamação do intestino

A dor no abdômen do lado direito do corpo que é forte, em forma de ardência, pontada ou cólica, e barulhos na barriga pode indicar alguma doença inflamatória intestinal, quando a dor irradia para as costas pode ser uma úlcera no duodeno. 

  • Outros sintomas: Além da dor abdominal, podem estar presentes diarreia, perda do apetite, enjôo, dor ao evacuar e pode haver muco nas fezes. Normalmente a dor alivia ao defecar e piora ao comer. Na síndrome do intestino irritável a dor pode desaparecer durante cerca de 3 dias e depois voltar. 
  • O que fazer: Deve-se ir ao médico para investigar o que está causando a dor e iniciar o tratamento adequado. O médico pode pedir mais detalhes de como a dor se manifesta, sua intensidade e como são as fezes. A adequação da alimentação é um dos fatores mais importantes para se livrar a dor e combater a inflamação. Saiba como deve ser a alimentação para inflamação intestinal

3. Pedra na vesícula 

A dor do lado direito da barriga também pode ser pedra na vesícula, nesse caso a dor pode ser difícil de distinguir e nem sempre é caracterizada como dor, sendo mais um desconforto abdominal ou má digestão. 

  • Outros sintomas: Em certos casos a pedra na vesícula pode causar perda do apetite, vômito, tom amarelado na pele e até mesmo febre. 
  • O que fazer: Depois de confirmada a pedra na vesícula através da ultrassonografia, a única forma de tratamento é a retirada da vesícula através de cirurgia por laparoscopia. A cirurgia é recomendada mesmo quando a pessoa não apresenta sintomas, nem há sinais de complicações. Saiba como é feita a cirurgia e como é a recuperação

4. Apendicite

A apendicite causa dor do lado direito da barriga que começa com uma leve cólica em volta do umbigo ou na região do estômago. Depois de aproximadamente 6 horas a inflamação piora e a dor fica mais forte e evidente na região mais inferior, perto da virilha. 

  • Outros sintomas: Há também perda do apetite, náusea, vômito, o intestino pode ficar muito solto ou preso, e há febre baixa. O exame mais indicado para sua identificação é a ultrassonografia.  
  • O que fazer: Em caso de suspeita deve-se ir ao pronto socorro porque na maioria das vezes é necessário fazer uma cirurgia para retirar o apêndice. Saiba tudo sobre a cirurgia da apendicite.

5. Hepatite

A dor abdominal no lado direito do corpo, na parte mais superior do abdômen, que se manifesta com um pequeno inchaço dessa região pode ser hepatite. Essa doença acontecer ao consumir água contaminada, usar banheiros públicos muito sujos, ou através do contato com sangue de uma pessoa com hepatite, num corte, por exemplo.  

  • Outros sintomas: Também podem estar presentes enjôo, vômito, perda do apetite, dor de cabeça, urina escura, pele e olhos amarelados ou fezes claras. 
  • O que fazer: É preciso repouso, ingerir bastante água e evitar alimentos de difícil digestão, e medicamentos como interferon no caso da hepatite C. Veja como se alimentar se tiver uma hepatite.

6. Pancreatite 

Na pancreatite a dor abdominal direita se localiza perto do estômago e irradia para as costas e para os flancos, e surge pouco tempo depois de consumir bebidas alcoólicas ou uma refeição. 

  • Outros sintomas: Além disso pode haver enjôo, vômito, febre, pressão baixa, massa palpável na região dolorida, pele amarelada, 
  • O que fazer: Em caso de suspeita deve-se ir ao pronto socorro para realizar exames como a ultrassonografia ou tomografia. O tratamento pode incluir a toma de analgésicos e antibióticos, mas por vezes a cirurgia é a melhor opção. Saiba todos os detalhes do tratamento da pancreatite.

7. Fígado gordo

O fígado gorduroso pode causar dor ou desconforto no lado direito, na parte superior do abdômen. Ao consumir bebidas alcoólicas ou ingerir mais alimentos ricos em gordura, açúcar ou carboidrato o desconforto pode surgir devido ao aumento da inflamação do fígado.

  • Outros sintomas: A pessoa pode apresentar enjôo, inchaço na região abdominal direita e superior, além de perda do apetite, dor de cabeça e cor amarelada na pele ou nos olhos. 
  • O que fazer: Na fase inicial quando há apenas gordura no fígado a alimentação é a melhor forma de tratamento. Deve-se comer alimentos de fácil digestão e com pouca gordura e calorias. Saiba mais detalhes da dieta para gordura no fígado nesse vídeo:

9. Dor durante a ovulação

Algumas mulheres apresentam dor no lado do ovário em que está ovulando, a dor não é muito forte, mas pode estar presente durante os dias da ovulação, sendo fácil perceber porque um mês está no lado direito do corpo, e no mês seguinte está no lado oposto. Essa dor pode ser causada por situações como endometriose, cisto no ovário ou gravidez ectópica, por exemplo.

  • Outros sintomas: O principal sintoma é a dor abdominal num dos lados do corpo em forma de fisgada, pontada, cãibra ou cólica, cerca de 14 dias antes da menstruação, num ciclo de 28 dias. 
  • O que fazer: Como a dor da ovulação dura apenas 1 dia, basta tomar um analgésico ou anti-inflamatório, como paracetamol ou naproxeno para alívio desse desconforto. Saiba tudo sobre a dor na ovulação

10. Cisto no ovário

Nas mulheres a dor no lado direito do abdômen, na parte mais inferior, também pode ser causada por cistos nos ovários, que também causa alterações na menstruação e dificuldade para engravidar. 

  • Outros sintomas: A dor é localizada no ovário onde o cisto se encontra e pode surgir durante o contato íntimo, pode haver ainda perda de sangue vaginal fora do período da menstruação e atraso menstrual. 
  • O que fazer: Deve-se ir ao ginecologista em caso de suspeita, para realizar uma ultrassonografia e iniciar o tratamento que pode ser feito com o uso da pílula anticoncepcional, mas pode ser preciso a retirada do ovário em casos mais graves. Saiba os detalhes do tratamento para cisto no ovário
Mais sobre este assunto:


Carregando
...