Mixedema é o inchaço da pele e tecidos moles causado pelo hipotireoidismo grave e prolongado, afetando principalmente o rosto e as pálpebras, mas também pode afetar a língua ou as pernas.
Essa condição ocorre devido a diminuição da produção dos hormônios T3 e T4 pela tireoide, que provoca alterações no metabolismo do corpo e acúmulo de líquidos e mucopolissacarídeos na pele.
Leia também: 13 principais sintomas de hipotireoidismo (e o que fazer) tuasaude.com/hipotireoidismo-sintomasO tratamento do mixedema é feito pelo endocrinologista com uso de remédios, como a levotiroxina, para regular os níveis dos hormônios da tireoide, e evitar complicações como o coma mixedematoso.
Sintomas de mixedema
Os principais sintomas de mixedema são:
- Inchaço no rosto, pálpebras, língua ou pernas;
- Bolsa sobre os olhos;
- Pele inchada com aparência de cera;
- "Covinhas" na pele quando é pressionada.
Além disso, o mixedema pode causar o espessamento da pele em qualquer parte do corpo, porém ocorre principalmente nas pernas.
É importante consultar o endocrinologista sempre que surgirem sintomas de mixedema, para que seja tratado adequadamente e evitar complicações, como o coma mixedematoso.
Sintomas de coma mixedematoso
Os principais sintomas do coma mixedematoso são:
- Confusão mental;
- Alterações da consciência;
- Pele pálida;
- Fraqueza ou falta de ar;
- Náuseas, vômitos ou dor de estômago.
Além disso, respiração lenta, pressão baixa, frequência cardíaca lenta ou irregular ou convulsões.
O coma mixedematoso é uma emergência médica, que necessita de tratamento médico imediato.
Por isso, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam esses sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do mixedema é feito pelo endocrinologista através da avaliação dos sintomas, histórico de problemas na tireoide e exames físico e laboratoriais.
Marque uma consulta com o endocrinologista na região mais próxima de você:
Assim, o médico deve solicitar exames de sangue que medem os níveis de hormônios da tireoide, como T4 total e livre, T3 e TSH.
Leia também: 9 exames que avaliam a tireoide tuasaude.com/tsh-t3-t4Possíveis causas
A principal causa do mixedema é o hipotireoidismo, que é uma doença em que a glândula tireoide não produz quantidades adequadas dos hormônios T3 e T4.
Esses hormônios exercem diversas funções no corpo, como metabolismo e funcionamento do coração, cérebro e sistema reprodutor. Veja as principais funções do T3 e T4.
Assim, quando os níveis de hormônio da tireoide estão gravemente baixos e por tempo prolongado, podem surgir os sintomas do mixedema.
Tipos de mixedema
O mixedema pode ser classificado em:
1. Mixedema generalizado
O mixedema generalizado surge devido ao aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos causados pelos baixos níveis de hormônio da tireoide.
Isso favorece a deposição de mucopolissacarídeos sob a pele, além de promover a retenção de água, resultando no inchaço.
2. Mixedema pré-tibial
O mixedema pré-tibial normalmente está relacionado à doença de Graves, que aumenta a produção de ácido hialurônico e glicosaminoglicanos que se acumulam na região pré-tibial, que fica na canela.
Nesse tipo, os sintomas do mixedema são acompanhados de exoftalmia, que são olhos mais salientes.
Leia também: Doença de Graves: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-doenca-de-graves3. Coma mixedematoso
O coma mixedematoso é uma forma grave do mixedema quando o tratamento do hipotireoidismo não é feito de forma adequada.
Esse tipo de mixedema pode colocar a vida em risco se não tratado rapidamente.
Como é feito o tratamento
O tratamento do mixedema deve ser feito com orientação do endocrinologista e varia de acordo com sua gravidade e tipo.
Os principais tratamentos para mixedema são:
1. Uso de remédios
O uso de remédios para mixedema tem como objetivo de repor os hormônios produzidos pela tireoide, como a levotiroxina, para tratar o hipotireoidismo.
No caso do mixedema pré-tibial, causado pela doença de Graves, o médico pode indicar o uso de corticoides ou terapia biológica.
Leia também: Levotiroxina sódica: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/levotiroxina-synthroidApós alguns meses do início do tratamento, o médico normalmente solicita exames de sangue para verificar se os níveis dos hormônios tireoidianos estão normais e, assim, fazer ajuste na dose caso necessário.
2. Internamento hospitalar
No caso do coma mixedematoso, o tratamento é feito com internamento hospitalar na UTI, e uso de soro e remédios na veia, como levotiroxina e corticoides, por exemplo.
Além disso, os sinais vitais e a saturação de oxigênio são monitorados constantemente, e os níveis de hormônios tireoidianos avaliados regularmente.
Também é fornecido suporte respiratório, como a ventilação mecânica.
Leia também: Ventilação mecânica: o que é, para que serve, tipos e riscos tuasaude.com/ventilacao-mecanica