T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide, sob estímulo do hormônio TSH, que é produzido pela hipófise, e que participam de diversos processos no organismo, principalmente relacionados com o metabolismo e fornecimento de energia para o bom funcionamento do corpo.
A dosagem desses hormônios é indicada pelo endocrinologista ou clínico geral com o objetivo de avaliar a saúde geral da pessoa ou investigar a possível causa de alguns sintomas que podem estar relacionados com o mau funcionamento da tireoide, como cansaço excessivo, queda de cabelo, dificuldade para perder peso e perda do apetite, por exemplo.

Para que servem
Os hormônios T3 e T4 são produzidos pela glândula tireoide e regulam diversos processos no organismo, principalmente relacionado com o metabolismo celular. Algumas das principais funções do T3 e T4 no organismo são:
- Desenvolvimento normal dos tecidos do cérebro;
- Metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas;
- Regulação dos batimentos cardíacos;
- Estímulo da respiração celular;
- Regulação do ciclo menstrual.
O T4 é produzido pela tireoide e permanece unido a proteínas para que seja transportado na corrente sanguínea para vários órgãos e, assim, possa exercer a sua função. No entanto, para ter função, o T4 é separado da proteína, tornando-se ativo e passando a ser conhecido como T4 livre. Saiba mais sobre o T4.
No fígado, o T4 produzido é metabolizado para dar origem a uma outra forma ativa, que é o T3. Apesar do T3 ser principalmente derivado do T4, a tireoide também produz esse hormônios em menores quantidades. Veja mais informações sobre o T3.

Quando o exame é indicado
A dosagem de T3 e T4 é indicada quando há sinais e sintomas indicativos de que a tireoide não está funcionando de forma correta, podendo ser indicativo de hipo ou hipertireoidismo, doença de Graves ou tireoidite de Hashimoto, por exemplo.
Além disso, a realização desse exame também pode ser indicada como rotina com o objetivo de avaliar a saúde geral da pessoa, na investigação de infertilidade feminina e na suspeita de câncer de tireoide.
Assim, alguns dos sinais e sintomas que podem ser indicativos de alteração da tireoide e que a dosagem dos dos níveis de T3 e T4 é recomendada são:
- Dificuldade para perder peso ou ganho de peso fácil e rápido;
- Perda de peso rápida;
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Aumento do apetite;
- Queda de cabelo, pele seca e unhas frágeis;
- Inchaço;
- Alteração do ciclo menstrual;
- Alteração dos batimentos cardíacos.
Além da dosagem de T3 e T4 é normalmente solicitado outros exames que ajudem a confirmar o diagnóstico, sendo principalmente solicitada a realização da dosagem do hormônio TSH e de anticorpos, além de também poder ser indicada a realização de ultrassonografia da tireoide. Saiba mais sobre os exames indicados para avaliar a tireoide.
Como entender o resultado
O resultado do exame de T3 e T4 devem ser avaliados pelo endocrinologista, clínico geral ou médico que indicou o exame, e deve ser levado em conta o resultado de outros exames que avaliam a tireoide, a idade da pessoa e o estado geral de saúde. De forma geral, os níveis de T3 e T4 considerados normais são:
- T3 total: 80 e 180 ng/dL;
- T3 livre: 2,5 - 4,0 ng/dL;
- T4 total: 4,5 - 12,6 µg/dL;
- T4 livre: 0,9 - 1,8 ng/dL.
Assim, de acordo com os valores de T3 e T4 é possível saber se a tireoide está funcionando corretamente. Normalmente, valores de T3 e T4 acima do valor de referência é indicativo de hipertireoidismo, enquanto que valores mais baixos são indicativos de hipotireoidismo, no entanto são necessários outros exames para confirmar o resultado.