13 principais sintomas de hipotireoidismo (e o que fazer)

Os sintomas de hipotireoidismo mais frequentes incluem cansaço, pele seca, prisão de ventre, queda de cabelo, deformidades nas unhas, dor no corpo, ganho de peso, problemas de fertilidade e diminuição da libido.

O hipotireoidismo é causado por baixos níveis de hormônios da tireoide no sangue, que são importantes especialmente para regular o metabolismo do corpo. Entenda melhor o que é hipotireoidismo.

Em caso de suspeita de hipotireoidismo, é recomendado consultar um endocrinologista. O tratamento normalmente envolve a reposição hormonal e, quando feito de acordo com a orientação do médico, pode controlar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hipotireoidismo

Os principais sintomas de hipotireoidismo são:

1. Cansaço

Devido à dificuldade para manter um funcionamento muscular adequado, o hipotireoidismo pode causar cansaço, levando a pessoa a evitar atividades físicas e esforços mais intensos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pele seca

Os hormônios tireoidianos também participam no controle da temperatura corporal e, por isso, o hipotireoidismo pode afetar a produção de suor pelo corpo, causando pele seca. Saiba como cuidar da pele seca.

3. Prisão de ventre

A prisão de ventre causada pelo hipotireoidismo surge devido à falta de estímulo dos hormônios tireoidianos no sistema digestivo, que faz com que os movimentos gastrointestinais fiquem mais lentos. Confira dicas para curar a prisão de ventre.

4. Ganho de peso

O hipotireoidismo pode reduzir o gasto de energia do corpo e isso pode fazer com que a pessoa ganhe peso mais facilmente, especialmente quando tem uma vida sedentária e uma alimentação pouco saudável.

5. Sensibilidade ao frio

Quando os níveis de hormônios tireoidianos no sangue estão baixos, podem fazer com que a pessoa fique mais sensível ao frio, porque estes hormônios normalmente agem estimulando a produção de energia e calor pelo corpo. 

6. Perda de cabelo

O hipotireoidismo pode causar alterações no crescimento dos fios de cabelo, fazendo com que se tornem mais quebradiços e levando à sua perda. Conheça alguns remédios caseiros para perda de cabelo.

7. Alterações nas unhas

A deficiência de hormônios da tireoide também pode afetar o crescimento das unhas, fazendo com que cresçam mais lentamente e fiquem finas, deformadas e/ou quebradiças, por exemplo.

8. Diminuição da libido

O hipotireoidismo pode afetar a produção de hormônios relacionados com a libido, como a testosterona, causando diminuição do interesse sexual.

Além disso, pode causar também diminuição da lubrificação vaginal em mulheres, resultando em relações sexuais desconfortáveis e não satisfatórias, e disfunção erétil em homens, por exemplo, o que pode diminuir ainda mais a libido.

9. Raciocínio lento

Os hormônios da tireoide também estimulam o funcionamento do cérebro e, em caso de hipotireoidismo, sua falta no organismo pode fazer com que o raciocínio fique mais lento.

10. Dor no corpo

O hipotireoidismo pode causar dor no corpo devido a alterações nas fibras musculares como diminuição da contratilidade, dificuldade de recuperação e menor capacidade para usar a energia.

11. Batimentos cardíacos lentos

Os baixos níveis de hormônios da tireoide no sangue provocados pelo hipotireoidismo fazem com que os batimentos cardíacos se tornem mais lentos devido à falta de estímulo para o coração. Saiba como medir os batimentos cardíacos.

12. Depressão

Embora não se saiba a causa exata, o hipotireoidismo pode causar depressão em algumas pessoas, provocando sintomas como tristeza, apatia e choro fácil. 

13. Problemas de fertilidade

A falta de hormônios da tireoide pode causar desregulação do ciclo menstrual em mulheres e menor produção de espermatozoides em homens, por exemplo, levando a problemas de fertilidade. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de hipotireoidismo é feito pelo endocrinologista ou clínico geral baseado nos sintomas e resultados de exames usados para avaliar o funcionamento da tireoide, como a dosagem de T4 livre e TSH no sangue. Conheça outros exames usados para avaliar a tireoide.

Em caso de hipotireoidismo, enquanto os níveis de T4 livre estão baixos no sangue, os de TSH normalmente estão elevados.

O que fazer

Para aliviar os sintomas de hipotireoidismo é recomendado fazer a reposição hormonal com levotiroxina de acordo com as orientações do médico. Quando o tratamento é feito corretamente, os sintomas tendem a desaparecer em poucas semanas ou meses. Confira outros remédios para doenças da tireoide.

Vídeos relacionados