Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo sobre Menstruação: Quanto tempo dura, Qual a cor normal, Quando surge

A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura entre 3 a 8 dias. A primeira menstruação ocorre na puberdade, à partir dos 10, 11 ou 12 anos, e a partir daí, deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade.

Na gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café. Saiba mais em: Menstruação na gravidez.

Veja em quais dias sua menstruação deve voltar inserindo seus dados:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

1. A 1ª menstruação vem aos 12 anos.

Mito. O surgimento da primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, apesar da média de idades ser de por volta dos 12 anos, existem meninas que começam a menstruar cada vez mais cedo, aos 9, 10 ou 11 anos, as também existem meninas que começam a menstruar mais tarde, aos 13, 14 ou 15 anos. 

Assim, se a menstruação surgir antes ou depois dessa idade, não significa que exista algum problema de saúde, especialmente se não existir qualquer tipo de sintoma, mas em caso de dúvida o ginecologista pode ser consultado.

2. A menina pára de crescer depois da 1ª menstruação.

Mito. O crescimento das meninas normalmente dura até por volta dos 16 anos e, por isso, continua mesmo depois da 1ª menstruação. No entanto, o período de maior crescimento acontece antes dos 13 anos, que é o mesmo período da menarca. Assim, embora possa parecer que algumas meninas deixam de crescer depois da primeira menstruação, o que acontece é que a velocidade de crescimento apenas diminui.

3. A menstruação dura 7 dias.

Mito. A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias. Geralmente a próxima menstruação surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher. É importante considerar o 1º dia da menstruação quando surge um pequeno sangramento, mesmo que seja cor-de-rosa e em pequena quantidade. Algumas meninas tem essa espécie de 'corrimento' durante 2 ou 3 dias, e a partir daí a menstruação fica mais forte. 

Entenda melhor como funciona o ciclo menstrual e aprenda a calcular o seu.

4. A menstruação normal é vermelha escura.

Verdade. Geralmente a cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, como água rosa, sem que isso signifique algum problema de saúde.

Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo com o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente geralmente é mais escura.

Veja quando a menstruação escura pode ser um sinal de alarme.

5. Não tem como medir a quantidade de sangue da menstruação.

Mito. Normalmente a mulher perde entre 50 a 70 mL de sangue durante toda a menstruação, no entanto, como é difícil de medir a quantidade de sangue perdida, é considerado um fluxo acima do normal quando dura mais de 7 dias ou quando se gasta mais de 15 absorventes por cada ciclo menstrual, por exemplo. 

Entenda o que pode causar uma hemorragia menstrual e o que fazer nesses casos.

Tudo sobre Menstruação: Quanto tempo dura, Qual a cor normal, Quando surge

6. É possível engravidar menstruada.

Talvez. Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto se está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.

7. Se a menstruação não vier, estou grávida.

Mito. Alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher. Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como hipófise, hipotálamo ou ovários, em caso de atraso menstrual superior a 10 dias, deve-se fazer o teste de gravidez ou ir ao ginecologista.

Confira uma lista mais completa das principais causas de menstruação atrasada.

8. É possível menstruar sem ter ovulação.

Mito. A menstruação apenas acontece quando existe um óvulo que foi liberado e que não foi fecundado, dessa forma a menstruação só pode acontecer se tiver existido ovulação. No entanto, o contrário não é verdade. Ou seja, a mulher pode ovular sem menstruar, o que geralmente significa que o óvulo foi fecundado por um espermatozoide e, por isso, é possível que a mulher esteja grávida.

9. Lavar o cabelo menstruada faz mal ou aumenta o fluxo.

Mito. Lavar os cabelos não influencia em nada o cilo menstrual, por isso você pode tomar banho tranquilamente e ficar no chuveiro todo o tempo que desejar (mas lembre-se de economizar água).

10. Absorvente interno ou coletor menstrual tira a virgindade.

Talvez. Em geral, o absorvente interno de tamanho menor, quando colocado da forma correta, não rompe o hímen da mulher. No entanto, o hímen pode ser rompido mais facilmente com o uso do coletor menstrual, sendo importante levar isso em consideração antes de comprá-lo. O recomendado é sempre conversar com o ginecologista para avaliar qual a melhor opção para cada mulher, e lembrar que na realidade a virgindade só é perdida quando se tem contato íntimo real. Veja mais 12 Perguntas e Respostas Sobre o Copo Menstrual.

Tudo sobre Menstruação: Quanto tempo dura, Qual a cor normal, Quando surge

11. Mulheres que convivem de forma muito próxima costumam menstruar na mesma época.

Verdade. Como a produção hormonal depende de fatores da rotina como alimentação e estresse, mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmo fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, o que acaba fazendo com que a produção hormonal e a época da menstruação sejam semelhantes entre elas.

12. Andar descalça piora a cólica.

Verdade. Mesmo que o chão seja frio, andar descalço não faz piorar a cólica. Provavelmente o que acontece é que pisar no chão frio é mais um incômodo para quem já está com dor, dando a impressão de que as cólicas pioraram.

13. A TPM não existe, é apenas uma desculpa das mulheres.

Mito. A TPM é real e ocorre devido às grandes oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, causando sintomas como irritabilidade, cansaço e inchaço abdominal, que variam de intensidade de acordo com cada mulher. Veja a lista completa dos sintomas aqui.

14. Todas as mulheres têm TPM.

Mito. A TPM é um conjunto de sintomas que surge na mulher cerca de 1 a 2 semanas antes da menstruação. Embora seja muito comum, a TPM só acontece em cerca de 80% das mulheres e, por isso, não afeta todas as mulheres que menstruam.

15. Transar menstruada aumenta o risco de contrair e passar DSTs?

Verdade. Transar menstruada aumenta o risco de transmissão de DST's porque o sangue funciona como alimento, favorecendo a proliferação de micro-organismos que causam doenças. Assim, se o homem tiver uma DST, a mulher tem mais chances de pegar a doença, e se for a mulher menstruada quem está doente, também pode passar mais facilmente porque o número de micro-organismos no sangue pode estar maior, sendo mais fácil de passar para o homem.

Tudo sobre Menstruação: Quanto tempo dura, Qual a cor normal, Quando surge

16. Tomar anticoncepcional seguido para não menstruar, faz mal à saúde.

Verdade.  Não é recomendado emendar 2 cartelas da pílula anticocepcional para não ter menstruação, porque este tipo de medicamento contém hormônios, havendo necessidade de pausa. Os remédios anticoncepcionais de uso frequente, em que a mulher não tem menstruação contém uma menor quantidade de hormônios, e por isso podem ser usados sem prejuízo para saúde. 

17. Transar menstruada traz problemas para a mulher.

Em certos casos, verdade. Se o contato íntimo for seguro e com camisinha, ele não traz nenhum problema para a mulher. Além disso, já existem absorventes especiais para usar durante esse período que facilitam na hora do sexo. Eles não têm o cordão do absorvente interno e funciona como uma esponjinha interna, absorvendo tudo sem incomodar a mulher ou o parceiro. No entanto, durante a menstruação o útero e o colo do útero fica muito sensível havendo maior risco de entrada de micro-organismos, e por isso ter relação sexual sem camisinha durante a menstruação pode causar doenças. 

18. Ter o fluxo muito forte pode causar anemia.

Verdade. Em geral, o fluxo forte não é motivo para anemia, pois ela normalmente só surge quando as perdas menstruais são realmente muito elevadas, o que acontece apenas quando existem doenças causando o problema, como miomas uterinos e gravidez ectópica. Assim, a mulher só deve se preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias ou se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias, ou quando ela gasta mais de 15 absorventes em cada período menstrual. Veja as Causas e Tratamento para Menstruação Prolongada.

19. A menstruação para na piscina ou no mar.

Mito. A menstruação continua acontecendo, mesmo quando se está no mar ou na piscina, porém, a presença de água na região íntima reduz a temperatura corporal e também causa aumento da pressão, o que pode dificultar a saída do sangue. No entanto, após sair da água é possível que a menstruação desça rapidamente, apenas porque esteve acumulando no interior do canal vaginal.

20. A menstruação pode causar diarreia.

Verdade. Durante a menstruação, o útero libera prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pelas contrações musculares. Essas substâncias podem afetar as paredes do intestino e levar a um aumento do movimento intestinal, o que acaba resultando em períodos de diarreia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar