Menstruação: o que é, quanto tempo dura e alterações comuns

junho 2022

A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura entre 3 a 8 dias. O sangramento da menstruação é normal e faz parte do ciclo menstrual da mulher, acontecendo devido à descamação das paredes do útero, que descamam quando não ocorreu uma gravidez.

A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos de idade, embora possa variar de menina para menina. Depois disso, deve surgir todos os meses até à menopausa, que ocorre por volta dos 50 anos de idade.

Durante a gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café. Saiba o que pode causar menstruação na gravidez.

Como saber se a menstruação está perto

Quando a menstruação está perto, a mulher pode apresentar alguns sinais e sintomas, sendo os principais:

  • Seios mais inchados e doloridos;
  • Inchaço abdominal;
  • Variações do humor;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Cólicas;
  • Aumento do apetite.

Além disso, algumas mulheres podem ter diarreia antes e durante a menstruação, já que nesse período há aumento da liberação de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pelas contrações musculares, podendo afetar o intestino, resultando no aumento do movimento intestinal e causando a diarreia. Confira outros sinais que indicam que a menstruação está perto.

Calcule a sua próxima menstruação

Para saber a data da sua próxima menstruação, insira seus dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro

Quando acontece a primeira menstruação

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, é mais comum que aconteça por volta dos 12 anos de idade. No entanto, algumas meninas podem ter a primeira menstruação entre os 13 e 15 anos ou mais cedo, entre os 9 e 10 anos. Saiba mais sobre a primeira menstruação.

Quanto tempo dura

A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias. Geralmente a menstruação seguinte surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher.

É importante considerar o 1º dia da menstruação quando surge um pequeno sangramento, mesmo que seja cor-de-rosa e em pequena quantidade. Algumas meninas tem esse tipo de fluxo durante 2 ou 3 dias, e a partir daí a menstruação fica mais intensa. Entenda melhor como funciona o ciclo menstrual.

Principais alterações da menstruação

A menstruação pode ter algumas alterações devido aos níveis hormonais femininos circulantes no organismo, aumento da quantidade de testosterona circulante, alterações na tireoide, estresse, gravidez ou alterações no ovário ou útero, por exemplo. Algumas das principais alterações relacionadas com a menstruação são:

  • Atraso na menstruação, que pode ser consequência da troca ou parada do uso de anticoncepcional de uso contínuo ou estar relacionada com alimentação muito restrita, prática de atividade física muito intensa e excessiva, por exemplo;
  • Menstruação escura, que normalmente está relacionada com alterações hormonais, podendo também sofrer influência dos níveis de estresse da mulher, infecção sexualmente transmissível ou ser sinal de endometriose;
  • Falta de menstruação, que pode estar associada à gravidez, estresse, distúrbios alimentares ou alterações na tireoide, por exemplo;
  • Menstruação irregular, que é mais comum de acontecer no início e no fim da vida reprodutiva, podendo também acontecer como consequência da troca de anticoncepcional, variações hormonais;
  • Menstruação com coágulos, que costuma ser normal, sendo normalmente indicativo de alterações hormonais, no entanto pode ser também um sinal de doenças como mioma e endometriose.

Na presença de alterações na menstruação, é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados exames que permitam identificar a causa da alteração, iniciando, em seguida, o tratamento mais adequado. Conheça outras alterações da menstruação.

Dúvidas comuns sobre a menstruação

A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre a menstruação:

1. Qual a cor da menstruação normal?

A cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, sem que isso signifique algum problema de saúde.

Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo que o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente, geralmente é mais escura.

2. É possível engravidar menstruada?

Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto se está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.

3. Menstruação atrasada é sempre sinal de gravidez?

As alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher. Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como a hipófise, hipotálamo ou ovários. Em caso de atraso menstrual superior a 10 dias, deve-se fazer o teste de gravidez ou ir ao ginecologista.

4. Mulheres que convivem de forma muito próxima menstruam na mesma época?

Como a produção hormonal depende de fatores da rotina como alimentação e estresse, mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, o que acaba fazendo com que a produção hormonal e a época da menstruação sejam semelhantes entre elas.

5. Todas as mulheres têm TPM?

A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas que surge na mulher cerca de 1 a 2 semanas antes da menstruação. Embora seja muito comum, a TPM só acontece em cerca de 80% das mulheres e, por isso, não afeta todas as mulheres que menstruam.

6. Fluxo menstrual muito forte pode causar anemia?

Em geral, o fluxo forte não é motivo para sofrer de uma anemia, pois normalmente só surge quando as perdas menstruais são realmente muito elevadas, o que acontece apenas quando existem doenças causando o problema, como miomas uterinos e gravidez ectópica. Assim, a mulher só se deve preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias, se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias, ou se ela gastar mais de 15 absorventes em cada período menstrual. Veja as causas e tratamento para menstruação prolongada.

7. A menstruação para na piscina ou no mar?

Quando a mulher entra na piscina ou no mar, a menstruação continua acontecendo, porém, a presença de água na região íntima reduz a temperatura corporal e também causa aumento da pressão, o que pode dificultar a saída do sangue. No entanto, após sair da água é possível que a menstruação desça rapidamente, apenas porque esteve acumulando no interior do canal vaginal.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em dezembro de 2020.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.