12 sintomas de que a menstruação está próxima

setembro 2022

Alguns dias antes do início do período menstrual, a mulher pode notar alguns sinais e sintomas que indicam que a menstruação está para chegar, como ter as mamas mais sensíveis que o normal ou ficar facilmente irritada, por exemplo.

Estas alterações, conhecidas como sintomas de TPM, são normais e costumam acontecer todos os meses, se mantendo até o final da idade fértil, que ocorre próximo dos 45 a 50 anos, quando surge a menopausa.

Para aliviar esses sintomas pode ser indicado o uso de medicamentos ou a prática de atividades que promovam o relaxamento, como atividades físicas, ioga ou massagem, por exemplo. Confira como aliviar os principais sintomas de TPM.

Como saber se a menstruação vai descer

Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:

  1. Inchaço abdominal;
  2. Retenção de líquidos;
  3. Dor de cabeça ou enxaqueca;
  4. Mudança repentina de humor;
  5. Irritabilidade;
  6. Cansaço;
  7. Indisposição;
  8. Ansiedade;
  9. Distúrbios emocionais;
  10. Seios inchados e doloridos;
  11. Aparecimento de espinhas;
  12. Aumento do apetite.

Os sinais da chegada da menstruação normalmente aparecem devido às alterações hormonais e podem ser aliviados com o uso de remédios anti-inflamatórios, como Ponstan, ou antiespasmódicos e analgésicos com o Buscopan ou Atroveran, por exemplo. Além disso, praticar atividades que promovam o relaxamento também ajudam a diminuir os sintomas, podendo ser interessante praticar atividades físicas, passear no parque ou fazer meditação, por exemplo. Saiba como aliviar os sintomas da menstruação.

Sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, de forma geral, acontece por volta dos 12 anos e é marcada pelo aparecimento de alguns sinais e sintomas como consequência de algumas alterações hormonais, como aparecimento dos pêlos pubianos e nas axilas, aumento dos quadris, aparecimento de espinhas e dor abdominal, por exemplo. Veja como identificar que a primeira menstruação está próxima.

Calculadora da menstruação

Além dos sintomas, é possível saber quando a menstruação virá sabendo quantos dias a menstruação normalmente dura e quando foi a última menstruação. Caso queira saber quando a menstruação virá, coloque os seus dados a seguir:

Erro
Erro
Erro

Como aliviar os sintomas de menstruação

Para aliviar os sintomas de menstruação, pode ser recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, já que podem ajudar a aliviar as cólicas, a dor nas costas e a dor de cabeça. Além disso, praticar atividade física, comer mais fibras e beber bastante líquidos durante o dia também ajudam a aliviar os sintomas da menstruação. Veja mais dicas para aliviar os sintomas da menstruação.

O que pode ser menstruação atrasada

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína podem interferir no ciclo menstrual. Por isso, é importante que o ginecologista seja consultado quando a menstruação atrasar para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento, se houver necessidade. Confira as principais causas de menstruação atrasada.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SCHOEP, Mark E. et al.. The impact of menstrual symptoms on everyday life: a survey among 42,879 women. American Journal of Obstetrics & Gynecology. Vol.220, n. 6. 569.e1-569.e7, 2019
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA & SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Tensão Pré-Menstrual. 2011. Disponível em: <https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/tensao_pre_menstrual.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
Mostrar bibliografia completa
  • BRILHANTE, Aline V. M. et al. Síndrome pré-menstrual e síndrome disfórica pré-menstrual: aspectos atuais. FEMINA. Vol. 38, n.7. 373-378, 2010
  • SOGIMIG. Manual de Ginecologia e Obstetrícia. 5.ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2012. 25-48.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 390532 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 172690 visualizações