Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como parar a menstruação

Existem 3 possibilidades para cessar a menstruação por um período: tomar o remédio Primosiston, emendar a pílula anticoncepcional que já está habituada a usar ou usar o DIU com hormônio, porém é importante que o ginecologista avalie a saúde da mulher e indique qual o melhor método para parar a menstruação.

Apesar de algumas mulheres tomarem água com sal, água com vinagre ou recorrer a pílula do dia seguinte, isso não é aconselhado porque pode ser prejudicial à saúde e alterar a carga hormonal no organismo, além de não ter comprovação científica. Além disso, fica mais difícil saber se a contracepção foi eficiente caso a mulher tenha relação sexual.

O remédio Ibuprofeno não tem qualquer efeito sobre a menstruação e por isso não pode ser usado para adiantar, atrasar ou interromper o fluxo menstrual, porque possui alguns efeitos colaterais e contraindicações, devendo ser usado apenas sob indicação médica.

Como parar a menstruação

Tem como parar a menstruação imediatamente?

Não existe nenhuma forma segura ou eficaz de parar a menstruação imediatamente e por isso se deseja adiar a menstruação devido a um compromisso na próxima semana ou no próximo mês, converse com seu médico pra que seja indicado o melhor método para atrasar a chegada da menstruação.

O que fazer para cessar a Menstruação

Algumas estratégias seguras para cessar a menstruação são:

  • Por 1 ou 2 dias

Se você deseja adiantar ou atrasar a menstruação em 1 ou 2 dias o mais indicado é tomar o remédio Primosiston, devendo ser indicado pelo ginecologista. Confira a bula e saiba como tomar Primosiston.

  • Por 1 mês

Se você deseja ficar 1 mês sem menstruar, o ideal é emendar as cartelas de pílula anticoncepcional que já está habituada a tomar. Dessa forma basta tomar o primeiro comprimido da nova cartela logo depois que a cartela anterior acabar.

  • Por alguns meses

Para ficar sem menstruação por alguns meses é possível usar a pílula de uso contínuo, porque ela tem uma baixa carga hormonal e pode ser usada continuamente, sem pausa e por isso não há sangramento. Outra opção é a colocação de um DIU com hormônio no consultório médico. No entanto, estes dois métodos apesar  de resultarem na ausência de menstruação, pode haver pequeno sangramento em qualquer fase do mês, o que pode ser uma desvantagem.

Quando é indicado parar a menstruação

O médico pode achar que é necessário interromper a menstruação por algum período quando a perda de sangue é desaconselhada devido a algumas situações como anemia, endometriose e alguns miomas uterinos. Nestes casos o ginecologista irá indicar o melhor método para cessar a menstruação por um determinado tempo até que a doença esteja devidamente controlada e a perda de sangue não seja um problema.

Quem não deve parar a menstruação

As meninas antes dos 15 anos de idade não devem parar a menstruação porque nos primeiros anos do ciclo menstrual é importante que ela e o seu ginecologista consigam observar qual o intervalo entre os ciclos, a quantidade de sangue perdida e se os sintomas da TPM encontram-se presentes. Esses fatores podem ser úteis para avaliar a saúde do sistema reprodutor da menina, e com o uso de mecanismos para interromper a menstruação, não poderão ser avaliados.

Como parar o incômodo causado pela menstruação

Se você não suporta ficar menstruada por causa da TPM ou das cólicas, você pode recorrer a algumas estratégias como:

  • Consumir mais alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9;
  • Tomar um suco de laranja natural todas as manhãs;
  • Comer mais banana e soja;
  • Tomar o chá de camomila ou de gengibre;
  • Tomar o suplemento de vitamina B6 ou de óleo de prímula;
  • Fazer exercícios físicos diariamente;
  • Tomar remédios como Ponstan, Atroveran ou Nisulid contra as cólicas;
  • Usar métodos contraceptivos como anel vaginal ou implante para regular a menstruação.

Normalmente a menstruação dura em média entre 3 e 10 dias e vem apenas 1 vez por mês mas quando existem alterações hormonais ou quando existe alguma doença presente a menstruação pode ser mais prolongada ou vir mais de 1 vez no mês. Veja algumas causas e o que fazer em caso de menstruação prolongada.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem